Home
Radar


Radar | BR Day New York celebra as conquistas dos brasileiros nos Estados Unidos com muita música
Thursday, 13 September 2018 00:00

Ana Furtado no palco do BR Day New York. Foto: Crédito: Globo / Luiz C. Ribeiro



Há caminhos que começam antes mesmo do primeiro passo. São precipitados por um grande sonho, uma vontade de ir além. Para alguns, essa jornada os faz cruzar fronteiras, como quem se aventura em um novo país. E para esta viagem há um item que não pode faltar na bagagem: coragem. Para celebrar a determinação dos brasileiros que reconstroem suas vidas no exterior, o BR Day embalou Nova York com muita música na tarde do domingo de 2 de setembro. Sob o comando de Ana Furtado, o evento reuniu mais de um milhão de pessoas na Sexta Avenida, com apresentações de Os Paralamas do Sucesso, Matheus & Kauan, Eduarda Brasil e o show de Dennis, que contou com as participações especiais de MC Koringa e Toni Garrido.

“Sejam muito bem-vindos, brasileiros! Os de nascença e os de coração. Que alegria estar aqui hoje com vocês nesta que é a maior festa brasileira fora do Brasil”, disse Ana Furtado, saudando o público e dando início à tarde de shows. Em seguida, convocou ao palco o trompetista americano Andrew Eden, para tocar o hino nacional americano, que foi seguido da versão brasileira, interpretada por Eduarda Brasil. Visivelmente emocionada diante da multidão, a jovem cantora que conquistou o Brasil na última edição do ‘The Voice Kids’ ainda cantou “Baião”, “Feira de mangaio”, “Amiga que presta” e “Isso aqui tá bom demais”.

Dando sequência ao show, a banda Os Paralamas do Sucesso fez o público reviver o melhor do rock nacional com “Alagados”, “Meu erro” e “Lourinha Bombril”. O grupo ainda garantiu outros hits de sua trajetória de 35 anos como “Óculos”, “Lanterna dos afogados” e “Aonde quer que eu vá”. Emocionados, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone fecharam a apresentação com “Vital e sua moto”, e foram novamente acompanhados em coro pela multidão verde e amarela.


À esquerda, show de Dennis agita a galera. À direita, a dupla Matheus & Kauan espalha romantismo com suas músicas. Foto: Globo/Luiz C. Ribeiro.



Em sua primeira apresentação internacional, Matheus & Kauan chegaram com o romantismo de “Te assumi pro Brasil” e “O nosso santo bateu”, confirmando o sucesso do sertanejo, ritmo que, ano após ano, é celebrado no BR Day. Kauan agradeceu a presença de todos, enquanto Matheus falou sobre a grande emoção de poder se apresentar para os fãs que os acompanham de longe.  “Este é um momento inesquecível e muito marcante para a nossa carreira. Viemos trazer um pouco do Brasil para vocês”, comentou.  Fechando a apresentação, a dupla presenteou a multidão com o medley de “Praieiro” (Jammil e uma noites), “País tropical” (Jorge Ben) e “O amor” (Jota Quest).


Mais acima, Os Paralamas do Sucesso cantaram seus grandes sucessos. E logo acima, a vencedora da última edição do The Voice Kids, Eduarda Brasil, abriu o evento com o HIno Nacional. Foto: Globo/Luiz C. Ribeiro.



De volta ao palco, Ana Furtado convocou os apresentadores do ‘Planeta Brasil’, Erik Marmo e Fernanda Pontes, para homenagear o programa que este ano completa 15 anos no ar. Primeiro programa exclusivo do canal internacional da Globo, o ‘Planeta Brasil’ tem um olhar voltado para a trajetória dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e que, por meio de seu trabalho e de iniciativas inovadoras, superam desafios e constroem caminhos de sucesso no país.

E como se o show não pudesse ficar mais animado, Dennis estreou o funk nacional no BR Day. Um dos precursores do ritmo que nasceu nos Estados Unidos e ganhou um novo suingue na periferia do Rio de Janeiro, o músico mostrou por que está nas paradas de sucesso, lotando as pistas dos bailes Brasil afora. Para surpresa da multidão, convocou ao palco o DJ, cantor e compositor Afrika Bambaataa, um dos influenciadores do hip hop americano. Juntos tocaram um mashup de “Planet Rock” e “Taj Mahal”. Já com Toni Garrido, deu sequência ao show com “Eva”, “A estrada” e “Tô tranquilão”. Fechando a festa com chave de ouro, levou brasileiros e nova-iorquinos a dançarem até o chão com MC Koringa ao som de “Tamborzão tá rolando”, “Danada vem que vem” e “Pra me provocar”.

Ao longo do dia, Erik Marmo e Fernanda Pontes garantiram a cobertura dos bastidores da festa, mostrando ao público como a energia desse grande encontro contagia também os artistas que se apresentam no BR Day. A festa ainda ganhou destaque na internet, com o público compartilhando seus momentos preferidos nas redes sociais por meio da #brdayny2018, também ativada na cobertura do show nos perfis oficiais da Globo Internacional. O show também foi transmitido ao vivo, via streaming. Já a jornalista Mila Burns, garantiu flashes da festa no ‘Boletim Globo Notícia Américas’, do canal internacional da Globo.

Para reforçar a sintonia e diálogo com seu público, a Globo apoia o BR Day New York há 15 anos, sempre com o mesmo objetivo: celebrar as conquistas de brasileiros atuantes em suas respectivas comunidades e a determinação dos que reconstroem suas vidas fora do Brasil. Produzido pelo jornal The Brasilians, com apoio da TV Globo, o BR Day New York já levou para Nova York grandes nomes da música brasileira, entre eles, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Marcos & Belutti, Paula Fernandes e Claudia Leitte.  


Coletiva de Imprensa com as estrelas do BR Day New York 2018


Foi num clima íntimo e de muita alegria que aconteceu a conversa do time de talentos escalado para a 34a edição do BR Day com jornalistas, na coletiva de imprensa promovida pela Globo na manhã de sábado, 1o de setembro. A apresentadora Ana Furtado, os cantores Matheus & Kauan e Eduarda Brasil, o baterista dos Paralamas João Barone, e Dennis, que se apresenta com os convidados especiais Toni Garrido e MC Koringa, falaram sobre o que estavam preparando para a festa verde e amarela, que aconteceu dia 2, na Sexta Avenida.  O evento contou também com a participação do Diretor de Projetos Especiais da Globo, André Dias, e do fundador do evento, João de Matos.

André Dias abriu o encontro ressaltando a essência do BR Day, enquanto João de Matos destacou que a festa é um presente para o público, que é quem faz do BR Day um dia mais do que especial em Nova York, cidade que ano após ano recebe o evento de braços abertos.



Da Redação

Last Updated on Thursday, 13 September 2018 19:20
 
Radar | Acordo previdenciário entre Brasil e Estados Unidos confere direito à dupla aposentadoria
Monday, 16 July 2018 00:00


O crescente fluxo internacional de trabalhadores Brasil-EUA acarretou o estabelecimento de acordos internacionais, principalmente na área previdenciária, para assegurar direitos aos expatriados e também desonerar empresas da bitributação dos encargos previdenciários.

No dia 23 de maio de 2018, o Decreto Legislativo Nº 132 de 2018, aprovado pelo Congresso Nacional, entrou em vigor regulamentando o Acordo Bilateral de Previdência Social entre Brasil e Estados Unidos, assinado em Washington em 30 de Junho de 2015.

A ratificação do acordo pelo Congresso Nacional proporciona a todos os segurados brasileiros da Previdência Social, residentes nos Estados Unidos, o direito a somar os períodos de contribuição realizados nos dois países para a implantação e manutenção do direito aos benefícios previdenciários. Observe abaixo as vantagens desse acordo:


1) Para o segurado brasileiro que contribuiu para a Previdência Social e migrou para os Estados Unidos, contribuindo neste país para o sistema de seguridade social.

a) Esse trabalhador poderá utilizar os períodos de contribuição realizados no Brasil para atingir o tempo necessário para obter o benefício nos Estados Unidos que estão dispostos na legislação que rege o Programa Federal de Seguro Social, ou seja, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez e sobrevivência (pensão por morte).

b) Caso o trabalhador expatriado retorne para o Brasil, o tempo que contribuiu para o sistema previdenciário americano será contado para regime de previdência brasileiro para alcançar os mesmos benefícios mencionados.

c) É garantido aos contribuintes do INSS no Brasil e do Social Security nos EUA, cumpridas as exigência legais de cada país, a dupla aposentadoria, proporcional ao tempo de contribuição. Lembrando, no Brasil, a regra exige a idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres, mais 180 meses de contribuição.

A título de exemplo, se um brasileiro, homem, de 65 anos ou mais, residente nos Estados Unidos contribuiu para a Previdência Social brasileira por dez anos e também para a Previdência americana por cinco anos, tem direito a aposentadoria por idade no Brasil, com benefício proporcional aos dez anos de contribuição. O valor do benefício será calculado obedecendo as regras nacionais e sendo proporcional ao tempo que o segurado contribuiu em cada país.


2) Para o americano segurado pelo Social Security nos Estados Unidos que tenha contribuído para a Previdência Social brasileira, terá direito a aposentadoria observados os requisitos legais americanos.

O acordo bilateral permite o deslocamento temporário do trabalhador, desde que mantido o vínculo com o mesmo empregador, para um dos países signatários por um período de cinco anos sem a incidência de bitributação, ou seja, ele estará sujeito apenas à legislação previdenciária do país de origem nos primeiros sessenta meses de deslocamento. O Brasil já firmou acordos multilaterais e bilaterais com vários países, neste sentido. Esse acordo representa um imenso avanço na concretização dos diretos sociais, promovendo a proteção previdenciária em ambos os países, preservando as garantias individuais dos trabalhadores empregados, autônomos e profissionais liberais



A empresa Loyal Consulting estará em Atlanta no dia 28 de setembro para falar para a comunidade brasileira sobre vários pontos de muito interesse:


1. Com relação à parte fiscal da pessoa física brasileira, residente nos Estados Unidos:
- Procedimentos fiscais para a saída do Brasil;
- Obrigações fiscais de um não residente no Brasil;
- Contas bancárias e aplicações financeiras para não-residente;
- Remessas de numerário ao Brasil;
- Alternativas de regularização para quem se encontra irregular.


2. Com relação às situações do indivíduo que tem questões jurídicas pendentes ou não no Brasil:
- Propriedades no Brasil (desembaraço na documentação).
- Inventário, testamento.
- Divórcio e partilha de bens.
- Pensão alimentícia.
- Compra e venda como residentes fora do Brasil.
- Planejamento Tributário.


3. Questões previdenciárias
- Regras sobre a aposentadoria.
- Benefícios.
- Processo de aposentadora.
- Impactos do Projeto de Reforma da Previdência.


Dia: 28 de Setembro, 2018 (sexta-feira)
Horário: 8:00am às 11:00am
Local: Consulado-Geral do Brasil em Atlanta
3500 Lenox Rd NE #600, Atlanta, GA 30326
Informações:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


Por Equipe Loyal
Carlos Ura, Rony Morais, Marta Ura e
Ana Claudia Morais.

Last Updated on Monday, 16 July 2018 15:52
 


Translate

Portuguese English Spanish