Home
Fitness


Fitness | Estudo revela que açúcar causa dependência similar à da cocaína
Wednesday, 13 November 2019 00:00


Quando tentamos nos enganar com a desculpa do “eu mereço” para atacar mais uma fatia de bolo ou chocolate, isso tem uma explicação: vício em açúcar.

Pessoas viciadas em açúcar deveriam ser tratadas da mesma maneira que dependentes de drogas, revela estudo realizado por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália. Segundo a pesquisa desses estudiosos, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício em cocaína. Publicado pelo periódico “PLUS One”, o trabalho mostra que o consumo excessivo de açúcar eleva os níveis de dopamina no organismo de forma similar ao que acontece com a cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora que atua, entre outras coisas, no controle da sensação de prazer. Ou seja, quando o cérebro libera dopamina, o indivíduo se sente bem. “O consumo prolongado do açúcar causa o efeito contrário na produção de dopamina, fazendo o corpo produzir menos da substância. Isto leva a pessoa a comer mais”, diz a neurocientista Selena Bartlett, da Universidade de Queensland. Com isto, a pessoa sente necessidade de consumir ainda mais açúcar, para alcançar os níveis anteriores de dopamina e evitar estados de depressão. O mesmo ocorre com dependentes de cocaína. “Também descobrimos que, além de um risco maior de sobrepeso, animais que mantém consumo alto de açúcar e comem compulsivamente na fase adulta enfrentam consequências neurológicas e psiquiátricas, afetando o humor e a motivação”, diz a neurocientista.

Diferentes estudos já mostraram que quando ingerimos doces, o açúcar entra no sistema sanguíneo, elevando os níveis de glicose e estimulando o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que converte a glicose em energia e em estoques de gordura. Mas além de cáries e obesidade, os doces também são ligados a outras doenças sérias, como depressão do sistema imunológico, diabetes e alterações de humor.

Pesquisadores das universidades de Princeton e Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram testes com camundongos que mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência. Em humanos, imagens cerebrais mostraram que em pacientes “normais”, ao verem a imagem de um sorvete, geraram a mesma sensação prazerosa no cérebro que imagens de um cachimbo de crack para um viciado. No cérebro, há a liberação dos opioides e há estudos que mostram que a compulsão açucarada produz no órgão o mesmo efeito químico da heroína e da morfina e o corpo “aprende” a pedir mais e mais açúcar para conseguir o efeito prazeroso que ele produz no organismo. Para provar esta teoria, os cientistas deram remédios que bloqueavam os receptores de opioides no cérebro e os voluntários que participavam da pesquisa sentiram muito menos vontade e interesse em consumir doces.

Infelizmente, o açúcar está presente na maioria dos aliamos que consumimos diariamente, como ketchup, sucos, refrigerantes, pães, cereais etc. O açúcar não acrescenta nada ao nosso organismo a não ser energia momentânea, pois não tem fibras, minerais ou antioxidantes.

Ana Camargo, coach do Programa Você Fit 21 Dias, nos diz que eliminar o açúcar da dieta é quase impossível e requer muita disciplina, mas sugere algumas dicas para reduzir sua ingestão, tais como:

1 - Evitar alimentos industrializados, especialmente com farinha branca. Se você não estiver na sua casa, você não irá comer, principalmente no momento de “abstinência”;

2 - Beber mais água, porque o cérebro confunde desidratação com fome;

3 - Ingerir mais proteínas e fibras, que garantem saciedade por mais tempo e ajudam a resistir à vontade de comer um docinho;

4 - Abrir mão pelo menos da sobremesa por três semanas, para readaptar o paladar e diminuir a compulsão;

5 - Resistir ao impulso de “beliscar” e estabelecer uma rotina com horários para as refeições;

6 - Se planejar! Faça um cardápio da semana, deixe lanchinhos saudáveis já separados. Se possível, faça marmitas para os próximos dias. Com isso, a chance de “errar” será menor.



Por Ana Camargo
Fitness Coach
Programa: Você Fit 21 Dias

Last Updated on Wednesday, 13 November 2019 21:59
 
Fitness | Um dia de detox funciona?
Tuesday, 15 October 2019 00:00


Muitas pessoas têm se questionado sobre o porquê de se fazer um dia de detox e se ele realmente funciona. Quem nos dá essa resposta é Ana Camargo, uma das coachs do programa “Você fit 21 dias”.

Ela nos alerta que as toxinas estão em toda parte. Todos os dias inalamos, ingerimos e as absorvemos. Felizmente, nosso corpo é inteligentemente concebido para removê-las e faz isso diariamente, mas é comum que os órgãos de eliminação fiquem sobrecarregados e não consigam exercer sua função com perfeição. O fígado, por exemplo, órgão responsável por eliminá-las naturalmente, não consegue fazer a “faxina completa”. E é nesse momento que um dia de detox se faz necessário.


O CORPO ACUMULA TOXINAS:

  • ao consumir alimentos que foram produzidos com agrotóxicos inseticidas, herbicidas, antibióticos, hormônios e outros medicamentos para tratar os animais e as plantações;
  • ingerindo bebidas alcoólicas;
  • ao fumar;
  • não praticando atividade física;
  • ao passar por situações de grande estresse;
  • ao ter problemas como diabetes ou obesidade, infecções ou passar por cirurgias;
  • quando se toma remédios com hormônios, como anticoncepcional.
  • Segundo Ana Camargo, um dia de detox equilibrado através de shots, chás e refeições proteicas não sólidas e feito de forma correta, traz os seguintes benefícios:
  • Aumento de energia e disposição;
  • Acelera o metabolismo;
  • Regula o intestino;
  • Redução do inchaço;
  • Combate a celulite;
  • Pode deixar a pele e o cabelo mais bonito;
  • Proporciona bem-estar e mais leveza;
  • Pode ser um incentivo para iniciar uma reeducação alimentar

POR QUE O DETOX AJUDA A EMAGRECER?


Porque sendo utilizado aliado a uma dieta de emagrecimento, os benefícios serão colhidos não apenas no dia do detox, mas também nos dias subsequentes. Ou seja, vai ajudar a maximizar os resultados.

Durante a perda de peso em um processo de emagrecimento, são liberadas substâncias inflamatórias e hormônios que estavam dentro do tecido gorduroso na circulação sanguínea e que precisão ser eliminadas para reduzir a inflamação no corpo e regular as alterações hormonais que ocorrem.

Assim, à medida que se faz uma dieta de emagrecimento, é importante fazer um dia de detox sempre que possível para limpar o organismo e favorecer a continuidade da perda de peso. Além disso, um dia de detox não ira “apagar” milagrosamente grandes erros de hábitos alimentares, mas pode proporcionar resultados surpreendentes, principalmente para quem não faz nenhum tipo de dieta.

Agora que você já sabe todos esses benefícios, faça também um dia de detox, um dia mais “slim”.



Por Ana Camargo
Fitness Coach
Programa: Você Fit 21 Dias

Last Updated on Tuesday, 15 October 2019 20:12
 
Fitness | Neurocientistas confirmam: Técnica dos 21 dias funciona!
Monday, 16 September 2019 00:00


O título é impactante, não é mesmo? Por que 21? São 21 dias para mudar e transformar, para ser uma pessoa mais feliz e de bem com a vida, para começar a fazer yoga, para meditar, para mudar os hábitos alimentares, para abandonar e quebrar um hábito, como parar de comer carne, parar de fumar, parar de criticar, adotar condutas altruístas etc. Tudo o que você precisa são 21 dias de determinação e disciplina, fazendo ou deixando de fazer determinada coisa.

Você sabia que tudo o que você conquistou, assim como o seu padrão de pensamento e comportamento, estão relacionados aos seus hábitos? O cérebro tem duas formas de tratar as informações e ações vividas: uma de maneira consciente e a outra inconsciente. Mas é possível fazer algo de forma inconsciente, sem nos darmos conta? Sim, é o que costumamos chamar de “modo automático”, são as ações que executamos sem a necessidade de prestar atenção em cada movimento. Muitas atividades que realizamos ao longo do nosso dia, de forma repetitiva, estão no modo automático, seja em casa, no trabalho ou até no trânsito. Dirigir, por exemplo, é um hábito tão mecanizado que acontece de você sai de um lugar e chegar ao outro sem se lembrar do percurso que fez. Seu cérebro está tão treinado com aquele caminho que você o faz com a mente repleta de mil e uma ideias, menos no ato de dirigir ou no percurso.

Toda ação é, incialmente, consciente. Ocorre que quando você repete essa ação muitas vezes, o cérebro cria um caminho neural que envolve os atos de pensar, sentir e agir. Depois que o cérebro se considera treinado o suficiente para determinada ação, sai do modo consciente e vai para o inconsciente. Sendo assim, pelo menos 95% das nossas ações são comandadas pela mente subconsciente, um supercomputador carregado com uma base de dados de comportamentos programados. Até aí estaria tudo certo, não fosse a comprovação pela neurociência de que estamos no piloto automático, sob o comando da mente inconsciente.

Para sair o automatismo, eduque seu cérebro, faça uma ginástica mental para ter sua mente trabalhando a seu favor e tenha autodisciplina. Saiba que quanto mais automático você for, maior também será sua dificuldade de concentração. Pessoas automatizadas tendem a ser menos criativas, pois costumam seguir padrões repetidos e, por isso, são inflexíveis, têm dificuldade de se adaptar a novas situações, de encontrar novos caminhos e enxergar possibilidades inovadoras. Use a técnica dos 21 dias a seu favor e não fique mais condicionado a hábitos que lhe robotizam e tiram de você algo precioso: sua consciência.

Mas observe se mais importante do que adquirir novos hábitos, não seria melhor fazer uma reprogramação para eliminar hábitos antigos e sabotadores. Desconstruir padrões mentais, esvaziar e zerar conceitos velhos é um caminho para se abrir ao novo.

Não se sabe a verdadeira origem da regra dos 21 dias. Um dos pioneiros dessa ideia foi o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Ele relatou que seus pacientes notavam as mudanças nas cirurgias apenas após 21 dias da operação, tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Em 1983, o artigo Three Weeks to a Better Me, na Reader’s Digest, relatou os esforços de uma mulher em não criticar durante três semanas. John Hargrave também descreve a importância dos 21 dias em seu livro Mind Hacking: How to Change Your Mind for Good in 21 Days. No livro best-seller O Poder do Hábito, Charles Duhhig considera que são necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito. Claro que existe a individualidade que pode levar a uma variação.

A ideia aqui é lhe conscientizar sobre você mesmo, pra que você saiba que seus hábitos guiam o seu destino. Se os seus pensamentos, atitudes e comportamentos não lhe favorecem, então está na hora de mudar e você pode fazer isso pela disciplina diária e mudança na sua rotina no que se refere ao pensar e agir.

Seu destino está traçado na sua mente. A pergunta é: você programou a sua mente a favor ou contra você? Até que você se conscientize da necessidade de criar um movimento interno para mudar os seus hábitos, seus padrões inconscientes determinarão o seu destino. Sabe o que tem de ruim nisso? Você nem vai se dar conta.



Por Ana Camargo
Fitness Coach
Programa: Você Fit 21 Dias

Last Updated on Monday, 16 September 2019 20:41
 
Fitness | Dica da coach: Água com limão em jejum
Wednesday, 14 August 2019 00:00


O limão é uma excelente fonte de antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias que protegem as células sadias do organismo contra os danos causados por radicais livres, que em excesso podem ser tóxicas ao nosso organismo.

O limão também é uma boa fonte de Potássio; Vitaminas A, B, C e D; Cálcio e Magnésio.


VANTAGENS DA ÁGUA COM LIMÃO EM JEJUM.


  • Intestino saudável
  • Efeito diurético
  • Sistema imunológico fortalecido
  • Equilibra o pH
  • Dá energia
  • Ajuda a emagrecer

COMO PREPARAR A ÁGUA COM LIMÃO


Esprema 1/2 limão em um copo com água morna ou natural. Espere um momento e beba. Não acrescente açúcar ou nenhum tipo de adoçante para não perder as propriedades da bebida.

Para sentir todos esses benefícios, é preciso tomar a mistura diariamente. Apenas depois do primeiro mês o corpo começará a refletir todos os efeitos desse hábito.


“Vale lembrar que de nada adianta tomar essa bebida pela manhã e no decorrer do dia não ter uma alimentação saudável. Para ter um resultado mais eficiente é necessário ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes diariamente.”

Last Updated on Wednesday, 14 August 2019 19:14
 
Fitness | Desafio “Você Fit 21 dias”
Thursday, 18 July 2019 00:00


A Estamos quase no finalzinho das férias escolares, mas o verão ainda não chegou ao fim. Ainda há sol e muito calor para aproveitar aqui na Geórgia antes do outono chegar. Para aqueles que conseguiram aproveitar as delícias do verão sem exagero, e conquistaram e mantiveram seu peso saudável durante a estação quente, parabéns! Mas nem todos nós conseguimos chegar ao nosso peso saudável facilmente.

Perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Você pode não exatamente perder peso, mas pode sim estar mais magro. Você pode emagrecer por reduzir gordura, mas também por ganhar massa muscular ou as duas coisas juntas. Perder peso é estar mais leve na balança e isto pode se dar por perder massa magra, o que não é bom. Estatisticamente, a maioria das pessoas que decide perder peso o faz de maneira errada e, por vezes, de forma prejudicial à própria saúde.

A crescente demanda na comunidade brasileira de Atlanta por um profissional na área de coaching para perder peso levou os fundadores do “Você Fit 21 Dias”, um programa de emagrecimento super conhecido em todo o Brasil, a trazerem esse sucesso para a cidade e arredores em 2018. Hoje, centenas de brasileiros que participaram do programa, em um curto prazo, já desfrutam a vitória de conquistar e manter um peso saudável.

A brasileira Ana Camargo participou do programa e eliminou mais de 15 quilos e 54 centímetros de medidas. Devido aos seus resultados surpreendentes, ela foi incentivada a fazer cursos e treinamentos para Coaches e posteriormente foi convidada a fazer parte da equipe de Coaches de Atlanta que trabalham em conjunto nesse programa. Toda a experiência pessoal nesse processo, participando do programa, participando dos desafios, e o intenso treinamento nos cursos para Coaches, fazem toda a diferença de Ana Camargo no seu trabalho como Coach. Seu estilo é único e suas técnicas efetivas. Seus clientes estão sempre motivados, participam dos desafios, recebem as premiações, e acima de tudo conquistam e mantém seu corpo saudável.

Ana Camargo contou à Cia Brasil Magazine como o “Você Fit 21 Dias” funciona e como o programa está ajudando a mudar a vida de muitos brasileiros, assim como mudou a sua própria vida.

O programa tem como foco ajudar o participante a conseguir resultados duradouros e de forma saudável em apenas 21 dias. Todo o processo tem início com a avaliação gratuita de bioimpedância (porcentagem de gordura, massa magra, gordura visceral etc.) e, em seguida, terá uma conversa exclusiva com seu coach, na qual serão analisados os seus hábitos alimentares, rotina diária e buscar as causas que atrapalham o processo rumo a uma vida saudável.

Ana explica que após essa conversa instrutiva, ela monta um plano de emagrecimento e rotinas para seus clientes. Ao adquirir a suplementação indicada, que custa em média US$170, o acompanhamento diário dela é gratuito, e acompanhará o participante durante 21 dias dando assistência, esclarecendo dúvidas, motivando, sugerindo ajustes ao plano, se necessário. “Esse é o meu diferencial, minha experiência pessoal junto com o meu treinamento como Coach me proporciona ajudar os outros. Meus clientes estão satisfeitos com os resultados e me recomendam para seus amigos e familiares. Isso me traz uma grande realização e felicidade em poder ajudar a mudar vidas”- diz Ana.

Além do programa, o que vem atraindo muitas pessoas é o “Desafio Você Fit 21 Dias”, no qual o ganhador de cada categoria (feminino e masculino) leva o grande prêmio de um Apple Watch, como reconhecimento de todo o seu esforço. Além desse desafio há outras categorias e premiações. Ao entrar para o desafio, o participante também terá direito a participar do grupo exclusivo no WhatsApp, moderado pelos coaches, visando interação, encorajamento e superação das dificuldades. Também estão disponíveis aos participantes Webnários (que são palestras on-line), participação de atividades físicas ao ar livre, incluindo atividades para as crianças. No final do desafio acontece a celebração e a entrega dos prêmios. “Você Fit 21 dias” é mais que um programa de emagrecimento, é a transformação de vida, em que quem começa não quer mais sair.

As vagas para cada grupo são limitadas. Para saber mais sobre o programa, a coach Ana Camargo poderá tirar dúvidas pelo website www.anacamargocoach.com, e-mail This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it e telefone (470)800-4107.



Da Redação

Last Updated on Thursday, 18 July 2019 15:12
 
« StartPrev12NextEnd »

Page 1 of 2

Translate

Portuguese English Spanish