Home Gastronomia Gastronomia | Culinária mediterrânea
Gastronomia | Culinária mediterrânea
Tuesday, 15 August 2017 00:00


O Mar Mediterrâneo se encontra entre Europa, Ásia e África e é considerado o maior do mundo em extensão e quantidade de água. Localizados às margens do mar Mediterrâneo, países como Itália, Espanha, França, Croácia e Marrocos sempre inspiraram novidades, que posteriormente eram absorvidas pela cozinha europeia. A grande revolução no conceito dessa culinária está no tempo de preparo dos alimentos e nos seus condimentos. Antigamente, preparar uma refeição demorava dias e seus sabores eram mascarados pelo uso de uma grande quantidade de temperos. Esses recursos eram empregados para disfarçar a dificuldade de armazenar alimentos que as civilizações tinham na época.

A cultura e o estilo de vida do mediterrâneo têm sido cada vez mais divulgados por meio da gastronomia que se encontra enraizada nos países do sul da Europa. Portugal é um desses países bastante famosos pela sua gastronomia, a qual proporciona um excelente menu de pratos diversificados e saudáveis. Apesar de não ser banhado pelo mar mediterrâneo, as tradições históricas, as condições climatéricas e a proximidade geográfica de Portugal fazem com que sejamos considerados uma cultura mediterrânea.

A cozinha mediterrânea mantém um ciclo muito específico dos alimentos e ingredientes usados consoante às estações do ano. É uma gastronomia saudável pela variedade de ingredientes, sabores e texturas. Uma das principais características dessa cozinha é o uso do refogado em alguns pratos, processo este amplamente divulgado por portugueses e espanhóis.

Na base da dieta mediterrânica encontram-se o azeite, o pão, o vinho tinto e legumes. E nesta edição, daremos uma receita perfeita para uma refeição leve.


Ingredientes:

• 2 colheres de sopa de azeite de oliva
• 3 ovos
• 3 claras batidas
• 1 xícara de espinafre
• 1/2 xícara de cebola picada
• 1/4 xícara de azeitona preta sem caroço
• 1/4 xícara de tomate cereja cortado
• 2 colheres de sopa de queijo feta, ou qualquer da sua preferência
• 1 mini pimentão de cada cor (amarelo, vermelho e laranja)
• sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto


Modo de preparo: Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola com azeite de oliva por 5 a 7 minutos, acrescente o espinafre e cozinhe por 1 a 2 minutos, até ficar macio. Tempere com sal e pimenta. Em uma tigela, tempere as claras com sal e pimenta, adicione os ovos. Despeje a mistura de ovos na frigideira. Coloque no topo o queijo feta, as azeitonas e os tomates, finalize com um fio de azeite de oliva. Deixe cozinhar por mais 7 a 8 minutos em fogo alto até que o queixo comece a derreter. Espere esfriar por 5 minutos em corte em 4 pedaços e sirva com frutas como morangos e uvas.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Tuesday, 15 August 2017 20:23
 

Translate

Portuguese English Spanish