Home Gastronomia Gastronomia | Chegou a estação das maçãs!
Gastronomia | Chegou a estação das maçãs!
Monday, 18 September 2017 00:00


Você já se deparou diante os estandes de maçãs no supermercado e teve dúvida de qual tipo escolher para comprar? Apesar da maioria das pessoas checarem o preço da libra antes de escolher, fica a dica nesse artigo para você olhar com outros olhos todas aquelas opções na compra dessa fruta deliciosa e ótima para a saúde.

Setembro é o pico da estação de maçãs e o mercado local oferece mais ou menos 15 variedades. Atualmente, a macieira cresce em muitas áreas ao redor do mundo. O principal requisito para o seu crescimento e um clima temperado. Os Estados Unidos, a China, a Grã-Bretanha, a Ucrânia, a África do Sul e a América do Sul são todos os principais produtores de maçã, e mais de 15.000 variedades dessa fruta podem ser encontradas em todo o mundo.

No Hemisfério Norte, as maçãs são colhidas de meados de setembro até o final de outubro. Elas devem ser firmes, sem manchas ou rugas, e variedades de pele vermelha. As maçãs podem ser armazenadas em um ambiente ventilado ou refrigerado, sendo que este último permite armazenar de três a quatro meses.

A maçã pode ser cortada em anéis finos e colocadas para secar, pode ser pressionada para fazer suco, cozida para fazer geleia, assada em tortas, destilada para fazer licor.


Alguns tipos de maçãs


Red Delicious: doce e bem conhecida. Melhor para comer fresca. Usada em saladas.


Golden Delicious: crocante, doce, ótimo para tudo. Usos: frescas, sobremesas, processamento (molho, tortas, assar), congelamento.


Gala: doce e crocante. Ótimo lanche para as crianças. Uso: fresca.


Jazz: um cruzamento entre as maçãs gala e braeburn, crocante e suculentamente doce. Excelente para comer fresco e uma boa escolha para tortas e assadas.


Granny Smith: ácida e firme. Ótima para ser usada na cozinha para fazer assada, fazer molhos e sucos.


Jonagold: doce com um pouco de acidez. Ótimo para comer fresca ou assar. Maravilhosa maçã de torta. Usos, refeições frescas, tortas.


McIntosh: crocante, suculenta e firme, são todas as descrições desta variedade popular. McIntosh é uma boa maçã, apesar de não ter forma quando cozida. Usos: frescas, saladas, molho, tortas, assar. Armazenamento em casa vai de dois a três meses.


Fuji: crocante, suculenta e doce. Ótimo para comer fresca. Usos em saladas e comê-la fresca.


Braeburn: maçã muito dura e ácida. Ótimo para cozinhar, pois permanece firme. Usos, processamento de molho, tortas e assar.


Honeycrisp: crocante, doce com um pouco de acidez. Usos, comer fresco, salada, cozinhar.


SweeTango: é um cruzamento entre o honeycrisp e o zestar. Bom para comer fresco, na salada ou cozinhar.


Pink Lady: ácida e também conhecida como cripps pink. Geralmente se usa fresca.


Mutsu: uma maçã versátil que deve muitas das suas características à filiação golden delicious, com um sabor um pouco mais nítido. Usos: frescas, sobremesas, processamento (molho, tortas, assar), congelamento.


Como fazer a seleção


Uma maçã de boa qualidade será firme com uma pele lisa e limpa e terá boa cor para a variedade. Teste a firmeza da maçã segurando-a na palma da sua mão. Deve sentir sólido e pesado, não suave e leve.


Como fazer o armazenamento correto de maçãs


Armazene as maçãs na sua geladeira quando possível. Isso garantirá que eles mantenham seu sabor e textura o maior tempo possível. Se você não tem espaço, então encontre a área mais legal da sua casa para armazená-las.

Evite armazenar maçãs com manchas escuras ou áreas suaves. Use estas o mais rápido possível para evitar o desperdício. E lembre-se, uma maçã ruim vai arruinar todo o grupo; então, em caso de dúvida, remova tudo o que você suspeite que pode ser ruim.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Monday, 18 September 2017 13:01
 

Translate

Portuguese English Spanish