Home Culturalizando Culturalizando | Rafael Pondé CD “U.A.S • United Americas of Sound”
Culturalizando | Rafael Pondé CD “U.A.S • United Americas of Sound”
Friday, 15 December 2017 00:00

“United Americas of Sound” é o nome que batiza o quinto álbum de carreira do multi-instrumentista, cantor e compositor Rafael Pondé. Gravado nos estúdios Ilê Ayê (Bahia, Brasil), Medusa Studios (Flórida, EUA), Budisimo Studios (Filadélfia, EUA) e Rittenhouse Studios (Filadélfia, EUA), o álbum "U.A.S • United Americas of Sound” traz 11 faixas e apresenta ao público um passeio pela “World Music”, com fusões de ritmos variados, que vão do jazz ao reggae, destacando uma característica marcante no trabalho de Rafael, que é produzir músicas sem rótulos, de forma virtuosa, inovadora e consistente.

Os arranjos do disco e a produção musical da obra levam a assinatura de Pondé e dos produtores Shawn Hennessey, Papo Buda, Sebastian Notini e Jim Hamilton. Nos quase 45 minutos de duração, o trabalho resgata raízes da cultura brasileira, através de ritmos “brazucas” como o chorinho e a bossa nova, que sempre estiveram presentes na vida de Rafael, além da influência da música americana, por meio do jazz, do soul e do “pop” americano; da música africana, por meio do reggae e do ijexá; e da música hispana, por meio da salsa.

Lançado pelo seu próprio selo “Good Vibration Records”, o álbum abre com “America Unite”. Composta em inglês, a canção é um pop soul sofisticado e um cartão de visita para a odisseia musical que consiste esse esmeroso trabalho.

A segunda música do disco chama-se “Rogava a Deus” e foi interpretada divinamente por Rafael. É um “choro” belíssimo, composto por Humberto Porto, tio-avô de Pondé e autor do sucesso “A jardineira”, uma das mais conhecidas marchas carnavalescas.

O CD segue com “Take a while”. Com influência rítmica da música hispana, a canção é um dos pontos altos do álbum e se ressalta, sobretudo, pela linda interpretação e personalidade vocal de Rafael e a percussão vibrante do percussionista porto-riquenho Papa Buda. A salsa “Juanita la chismosa” de “El caribefunk” é um dos hits do CD e ganha uma releitura magnífica e charmosa, que conta com a participação de Thomas Araripe no cavaquinho e Tauamim Kuango e Neldesson na percussão.




A pérola “Trees” é talvez a canção que melhor define e eterniza o legado musical de Pondé, pela construção melódica precisa, criativa e fascinante. Com participação graciosa da cantora Angela Irwin, também coautora dessa música, e do virtuoso saxofonista Jeronne Ansari, vale ainda destacar nessa faixa o equilíbrio musical proporcionado pelos sons delicados do violão e do saxofone se emoldurando com perfeição com as vozes afinadas e suaves de ambos os intérpretes. Sem dúvidas é um hit para ser tocado por décadas nas rádios.

A composição “I wanna be with you” conta com a participação especial da norte-americana Carissa Lawrence e é também um dos mais belos registros deste álbum. Com influência do jazz, do ijexá e de elementos da música latina, a canção empolga pela levada leve e descontraída. “Misty morning”, canção composta e eternizada por Bob Marley, ganha nova releitura e é uma das faixas de destaque do CD. Com arranjos sob influência de diversas sonoridades latinas, tem a participação luxuosa de Carissa como co-intérprete.

O reggae “Je ne suis pas Charlie Hebdo” é a oitava faixa do disco e se ressalta pela letra inteligente e questionadora sobre temas comportamentais e acontecimentos mundiais. A canção “Canoeiro”, de autoria de Dorival Caymmi, também faz parte do repertório do CD e ganha nova releitura no ritmo reggae, num magnífico resultado.

O ska reggae “Leve seu amor” ganha a bela interpretação de Pondé, que divide os vocais novamente com a maravilhosa Carissa Lawrence. Vale destacar ainda nessa canção a ornamentação fabulosa de solos executados pelo do duo de metais composto por Andrew Lawniczak (trompete) e Brian Stevens (trombone) e o acompanhamento brilhante de Michelle Welchons no piano e órgão. O álbum fecha com o pop reggae “Já chega”, finalizando uma obra requintada para os apreciadores da “World Music” e seus vários encontros sonoros e encontra-se disponível à venda nas principais plataformas digitais. Mais informações sobre o artista visite o site www.rafaelponde.com.br.



Fernanda Noronha
Cantora e compositora
fernandanoronha.com.br

Last Updated on Friday, 15 December 2017 19:35
 

Translate

Portuguese English Spanish