Home Editorial Editorial | Qual o tamanho do seu universo?
Editorial | Qual o tamanho do seu universo?
Monday, 16 July 2018 00:00

Para nós, imigrantes, os assuntos relacionados às leis imigratórias nos Estados Unidos são sempre vistos com muita atenção. Todos nós temos interesse em saber como a atual administração está abordando o assunto imigratório. Apesar desse assunto ser uma discussão antiga e recorrente nos Estados Unidos, nos últimos meses, o desenrolar da política de “tolerância zero” de Donald Trump à imigração irregular, e a consequente separação de menores de idade dos seus familiares, ainda em processo de resolução tem se intensificado causando muitos conflitos e desaprovação popular no país, que se mostra preocupado com as consequências das ações do governo na vida das crianças que ficaram, ou que permanecem retidas em centros de detenção, enquanto os pais respondem por processo criminal por cruzarem a fronteira americana ilegalmente. Dados da Agência da ONU para refugiados afirmam que, de janeiro a outubro de 2017, mais de 57 mil pessoas de Honduras, Guatemala, El Salvador e Venezuela solicitaram asilo ou refúgio no México.

Grande parte dos americanos está descobrindo pela primeira vez sobre a desigualdade social, violência, conflitos políticos e crimes contra os direitos humanos que estão motivando milhares de pessoas a deixarem os seus países de origem para buscar asilo em países vizinhos, mesmo após os constantes ataques do presidente Donald Trump culpando os países de origem dos imigrantes e também o México, que, segundo o ele, facilitam a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

Em entrevista para a nossa coluna “Comunidade” com o oficial Raymond Granell, do Departamento de Polícia do Condado de Cobb, conversamos sobre como a comunidade de cidadãos americanos nascidos aqui nos enxerga como imigrantes. Ele mencionou que pelo fato de ele mesmo ser de Porto Rico, e somente quando adulto veio morar nos Estados Unidos, que ele também foi e ainda é alvo de discriminação por parte daqueles que não o conhecem nem conhecem a sua cultura de origem. O seu conselho foi que devemos usar todas as oportunidades que encontramos para podermos educar os outros sobre a nossa comunidade. 90% das vezes que um americano aprende sobre você e sua cultura, ele muda sua percepção sobre a comunidade de imigrantes como um todo, expandindo assim o seu universo de conhecimento. Assim também fomos nós quando chegamos neste país, carregando nossas ideias e estereótipos dos americanos, e somente depois de termos passado algum tempo juntos, trocando experiências e nos conhecendo melhor, podemos formar uma opinião mais coerente e justa sobre eles. A informação é a principal fonte de conhecimento. Quanto maior o nosso conhecimento, maior se torna o nosso universo e o das pessoas que nós compartilhamos nossa história.

Um excelente exemplo disso foi a mobilização do mundo inteiro, em plena a Copa do Mundo, de acompanhar em agonia e dedicar suas orações enquanto se desenrolavam as inúmeras tentativas das autoridades tailandesas em resgatar os doze meninos e seu treinador de futebol de uma caverna alagada onde passaram 16 dias ilhados naquele país. O mundo aprendeu a história deles, se comoveu e em um único espírito de solidariedade ofereceram ajuda para salvá-los e devolvê-los às suas famílias aflitas. Nesse momento, aqueles meninos não eram tailandeses, eles eram filhos de pais desesperados em terem a oportunidade de se reunir novamente com eles. Com esse mesmo espírito, milhares de americanos se comoveram com a separação das famílias de imigrantes na fronteira dos Estados Unidos pelo atual governo. Os americanos se informaram e protestaram contra essa injustiça.

Leia em nossa matéria de Capa sobre a crise imigratória americana. Confira ainda nesta edição as colunas Gastronomia, Pensamentos, No Topo, Cia Fashion, Superbacana, Radar, Bem Estar, Destaque, Business, Saúde, 360º e, também, a Agenda Around the Town!

Boa leitura!



Cristiane Castilho
Editora-Chefe
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Last Updated on Monday, 16 July 2018 13:33
 

Translate

Portuguese English Spanish