Home Cia Fashion Cia Fashion | Dicas de maquiagem para pele negra
Cia Fashion | Dicas de maquiagem para pele negra
Monday, 16 July 2018 00:00


Nenhuma mulher resiste a uma maquiagem, não é mesmo? Porém, antes de sair pintando todo o rosto, é preciso saber que cada uma tem um tipo de pele diferente e que deve ser lembrado na hora de escolher os tons e cores da maquiagem perfeita para o dia a dia.

A pele negra é uma das que merece uma atenção especial na hora de fazer uma make. Isso porque a pele é mais oleosa e tem mais tendência ao surgimento de manchas, devido à maior concentração de melanina.

É essencial achar os tons certos para elevar as características da pele, sem deixá-los com aparência alaranjada ou acinzentada. A maquiagem perfeita para a pele negra traz um brilho todo charmoso e cores marcantes para realçar ainda mais a beleza da cor negra. Aprenda a cuidar da pele negra e fazer uma maquiagem poderosa lendo essa matéria até o final.



Como escolher a maquiagem para a pele negra?


Essa é a parte mais importante na hora de escolher a make perfeita. Investir em um bom corretivo, base e pó compacto é essencial para começar uma boa maquiagem, seja ela para uma ocasião especial ou para o dia.

Em seguida, escolher sombras com cores vivas e brilhantes, um blush, batom, entre outros produtos para realçar a beleza e iluminar a pele negra, complementam o look e deixam a mulher ainda mais bonita.

Confira a seguir as dicas para escolher os produtos certos para a pele negra.


1. Base para pele negra

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher a base ideal é saber qual o seu tipo de pele – se é oleosa ou ressecada. Se a pele for oleosa, é preciso evitar bases líquidas ou em bastão, pois podem aumentar a produção de óleo no rosto.

Em relação à cor, é preciso ir sempre de acordo com o seu tom de pele, testando no próprio rosto – especialmente na testa – ou no colo e ombros, que são os pontos que mais “conversam” entre si na hora de fazer a maquiagem. Invista em tons com micropigmentos dourados ou tons de bronze.

A textura da base (matte, líquida, pó, acetinada) vai depender do tipo de pele de cada uma, mas o importante é preparar pele antes com um hidratante e primer para evitar o aspecto acinzentado e acúmulo do produto nas linhas finas do rosto.


2. Corretivo

De uma forma geral, o corretivo mais usado para maquiagens na pele negra é o de cor laranja. No entanto, a cor ideal deve ser escolhida de acordo com o tom de pele de cada uma.

Para disfarçar as imperfeições, usa-se o critério normal de seleção de corretivos: o amarelo, para cobrir olheiras e manchas arroxeadas; o verde, para cobrir espinhas ou cicatrizes avermelhadas; o lilás, para disfarçar imperfeições amarronzadas ou amarelo-laranjadas.


3. Pó compacto

A estratégia para escolher o melhor pó compacto para a pele negra é o mesmo que para a base. Aposte no seu tom de pele para garantir uma maquiagem bonita. Teste o produto antes no próprio rosto ou no colo e ombros.


4. Blush

Por possuir um brilho todo natural, a pele negra valoriza ainda mais o blush de uma bela maquiagem. Invista em tons marrom-escuro e marrom-café, ideais para makes durante o dia, e rosa queimado e terracota, que dão um ar de saúde à pele negra. Ainda, o tom de uva fica lindo nesse tipo de pele.


5. Iluminador

O iluminador ideal para a pele negra deve variar em tons marrons ou duas vezes mais claros do que a cor da pele. Aqueles que possuem um brilho puxado do bronze para o dourado também deixam a maquiagem ainda mais bonita na pele negra.

Uma alternativa é procurar por iluminadores com fundo levemente acinzentado ou esverdeado.


6. Sombras para pele negra

As cores mais indicadas na hora de fazer uma bela make em mulheres de pele negra são as de tons mais escuros, como o cobre, marrom, dourado, preto e azul marinho. No entanto, a sombra coral, assim como a lilás e a roxa, também dão um up na maquiagem perfeita.

A dica é saber combinar a cor com o tom da sua pele. Apesar de as cores branca, cinza, vermelha e verde não serem indicadas para a pele negra, vale a pena investir em uma maquiagem ousada, se souber combinar os tons.


7. Batom

Na hora de escolher o batom ideal para complementar a make, é preciso pensar em qual cor combina com o seu tom de pele e qual o efeito que você quer dar à sua boca. Os tipos cereja e vinho, por exemplo, ficam lindos na pele negra, mas aumentam o volume dos lábios.

Por outro lado, cores menos vivas, como o rosa opaco e os tons nudes, também caem super bem e dão um aspecto todo natural à maquiagem.


8. Máscaras de cílios

Elas são super bem-vindas em uma maquiagem para a pele negra. A cor preta – que e a mais comum entre as máscaras – cai super bem em mulheres negras, já que realçam ainda mais os olhos. Abuse das máscaras nos cílios, principalmente nos cantos dos olhos para dar a sensação de ainda mais volume.


9. Delineador

O delineador é essencial para marcar o olhar, ainda mais se estiver aliado a uma sombra marcante e a uma boa máscara de cílios. Em geral, a cor preta fica bem a maquiagem, mas as cores azul e berinjela realçam bem mais a beleza da pele negra.


10 - Como preparar a pele negra para maquiagem

Antes de fazer qualquer maquiagem, é preciso lembrar que uma pele bonita e hidratada deixa a make ainda mais perfeita. Por isso, tomar os cuidados essenciais de higienização é o mais importante antes de começar o procedimento.

Para reparar sua pele para uma maquiagem, 1º) lave o rosto com sabonete ideal para o seu tipo de pele; 2º) tonifique e hidrate a pele com um protetor solar; e 3º) no caso de pele oleosa, é recomendado usar um primer no lugar de hidratantes.


Como fazer a maquiagem para a pele negra passo a passo


Depois de preparar e higienizar a pele, é hora de aprender como fazer a maquiagem perfeita para o seu tom de pele. As cores que serão usadas dependerão da ocasião e horário em que a make será feita. O mais importante é aprender a ordem dos produtos que serão aplicados na pele para fazer a make e, depois, as cores que serão usadas de acordo com o lugar que você vai. Confira o passo a passo e saiba como fazer a maquiagem a seguir.


Passo 1: Aplique a base e o corretivo

Muita gente fica na dúvida na hora de aplicar a base e o corretivo, por não saber a ordem exata que os produtos devem ser passados na pele. De acordo com especialistas em maquiagem, a base deve ser aplicada antes do corretivo. Isso porque a base abrange o rosto inteiro e pode retirar o corretivo aplicado antes, expondo as imperfeições que ele cobriu anteriormente.

Aplique a base de dentro para fora, com pincel ou com as pontas dos dedos, deixando a pele fina e com efeito natural. Já o corretivo deve ser aplicado com pincel, dando batidinhas ou com as pontas dos dedos.


Passo 2: Passe as sombras

Depois de feita a maquiagem com a base e o corretivo, é hora de aplicar as sombras, seguindo as dicas de cores que nós falamos anteriormente. Tente não deixar o pó das sombras caírem debaixo dos olhos, para não dar uma impressão de olheiras.

Se isso acontecer, retire o excesso que caiu na pálpebra inferior e aplique um pouco de corretivo para amenizar. Ah! Não se esqueça de marcar bem o côncavo.


Passo 3: Aplique o delineador e a máscara de cílios

Depois de feitas as sombras nos olhos, é hora de realçar com o delineador e a máscara de cílios. Você pode fazer o delineado bem rente à raiz dos cílios, em linha fina ou grossa, dependendo do seu gosto. Se você não tiver muita prática com o delineador, faça o desenho antes com um lápis e, depois, passe por cima.

Feito o delineado nos olhos, aplique a máscara nos cílios, dando prioridade nos pelos do meio até o canto de fora dos olhos para dar uma impressão de mais volume.


Passo 4: Use o blush e iluminador

O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto, no nariz, testa e queixo para dar um tom mais natural à pele. Use as cores que nós indicamos acima para obter um melhor efeito.

O iluminador deve ser aplicado sempre nas pontas, nas laterais, entre os olhos e a bochecha, na altura do blush aproximadamente.


Passo 5: Passe o batom

Este é o último passo para uma bela make. Depois de escolhida a cor ideal para a sua pele e ocasião para a qual está se maquiando, passe o batom. Você pode passar um lápis no tom do batom e por cima o batom da cor desejada. O batom mate tem uma fixação melhor. Você pode corrigir as imperfeições no canto da boca com corretivo em tom mais claro e passar a base por cima.



Tati Scarpini
Maquiadora profissional
Instagram: @tatiscarpini
Snapchat: tscarpini
Facebook: Tati’s Makeup

Last Updated on Monday, 16 July 2018 14:47
 

Translate

Portuguese English Spanish