Home Gastronomia Gastronomia | O milho
Gastronomia | O milho
Friday, 17 August 2018 00:00


O milho é o produto mais cultivado em todo estado da Geórgia, disponível durante todo o verão, de maio a meados de setembro. Considerado um dos vegetais favoritos entre os americanos e apreciado de várias formas, apresenta um baixo teor de gordura e sódio, livre de colesterol e uma ótima fonte de vitamina C.

O milho era um alimento básico nas dietas das antigas civilizações inca, maia e asteca. O seu mais antigo registro escrito remonta à Guatemala do século VIII. Nos Estados Unidos, os peregrinos fizeram amizade com um nativo chamado Squanto, para ensiná-los a cultivar milho. O tipo de milho doce que os americanos desfrutam hoje foi cultivado pela primeira vez por volta de 1850. Para os americanos nativos, o milho tinha um significado religioso em suas origens, atribuído a um ou mais deuses. Eles também usavam milho como moeda e a palha para charutos.

Dicas para escolher e armazenar uma boa espiga:

  • Selecione milho com casca verde brilhante.
  • Os grãos devem ser frescos, macios, rechonchudos e firmes o bastante para oferecer uma leve resistência à pressão.
  • Para armazenar, corte a base da espiga e para manter por vários dias, embrulhe em plástico filme ou recipiente hermético no refrigerador.

A minha amiga Chef Kyka Macedo de Goiânia (GO), enviou-me uma sugestão de receita com milho, deliciosa e prática, excelente para um lanche, café da manha ou tarde.


BOLO DE MILHO COM GOIABADA


Ingredientes:

    3 ovos 1 lata de milho sem a água 1 lata (medida da lata de milho) de açúcar 1 lata de fubá 1 lata de leite 1/2 lata de óleo 1/2 lata de queijo parmesão ralado 1/2 lata de coco ralado 1 colher de sopa de fermento químico

Para a cobertura:

    200g de goiabada 300g de creme de leite fresco

Preparo: Misturar os ingredientes secos em um bowl. Bater no liquidificador os ovos, o milho, o leite e o óleo. Despejar e mistura com os ingredientes secos. Colocar numa forma com furo no meio untada e farinhada, e assar em forno a 180°C (355°F), por uma média de 45 minutos. Para a cobertura, bater os ingredientes no liquidificador e cobrir o bolo.

Nota: Testei a receita com milho na espiga e congelado, o melhor de todos foi o que a receita recomenda: o milho enlatado.




Conheça um pouco mais sobre a Chef e profissional de marketing Kyka Macedo seguindo-a no Instagram ou Facebook.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Friday, 17 August 2018 17:37
 

Translate

Portuguese English Spanish