Home Saúde Saúde | Campanha de prevenção contra o câncer de mama
Saúde | Campanha de prevenção contra o câncer de mama
Tuesday, 16 October 2018 00:00


O mês de outubro é conhecido mundialmente como Outubro Rosa e é dedicado à conscientização com o objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

A tradição começou nos Estados Unidos da América, quando durante esse mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em vários estados americanos.

Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, o congresso nacional dos EUA determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo esse o seu objetivo. A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos têm se empenhado em desenvolver estratégias para difundir informações e mobilização social relativas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama, além de facilitarem o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.

No Brasil, a iluminação de monumentos em tons de rosa, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, são mais uma ação de conscientização da campanha.

O câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo desenvolvimento de células de maneira desordenada, criando um ou mais nódulos na mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o tipo da doença que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que a consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal.


Sintomas e cuidados


Quando você pensa nos sintomas do câncer de mama, qual é a primeira coisa que vem em sua cabeça? Provavelmente, é o nódulo no seio, que pode ser identificado no autoexame, feito em casa; ou pela mamografia. Não é verdade?

Embora esse seja o sinal mais conhecido desse tipo de câncer, a verdade é o nódulo é um sintoma do estágio inicial do problema e que realmente ajuda no diagnóstico e no sucesso do tratamento, caso seja identificado logo no início.

Existem muitos outros sintomas do câncer de mama que precisam ser conhecidos e que, em muitos casos, indicam um estágio mais avançado do problema. Alterações no formato das mamas, na textura, na cor e na temperatura são bons exemplos disso.

Alguns sintomas que podem ajudar a identificar o câncer de mama são dores, vermelhidão e calor; pele com textura de casca de laranja; feridas ou crostas nos mamilos; coceira frequente; inversão do mamilo; presença de secreções ou sangue; nódulos e inchaço nas axilas.

Para diminuir a chance do desenvolvimento do câncer de mama, as mulheres devem tomar alguns cuidados, tanto na fase fértil como na menopausa. Veja os cuidados:

  • Boa alimentação: evitar gordura animal e privilegiar verduras que contenham princípios antiproliferativos, como brócolis e repolho;
  • Realizar exercícios físicos;
  • Não fumar ou consumir álcool;
  • Quando tiver filhos, amamentar por um longo período;
  • Mulheres na menopausa devem realizar a reposição hormonal, sob orientação e acompanhamento do seu médico.

Em mulheres que possuem um histórico familiar significativo de câncer de mama e/ou ovário, é possível realizar um teste para analisar se a paciente é portadora de mutações genéticas que predispõem a doença.


2ª ação de saúde em parceria com o Consulado Brasileiro em Atlanta


Neste mês, o CIES está celebrando o “Outubro Rosa” com uma ação focada na saúde da mulher.  O evento está sendo realizado em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Atlanta, que irá oferecer um valor de auxílio para que mulheres brasileiras possam ter acesso à exames com descontos. Serão feitos exames laboratoriais, Papanicolau, exame pélvico, exame de toque de mama e orientação preventiva.

Para participar, você precisa ser membro do CIES (ter seu cartão membership), enviar cópia legível do passaporte e CPF e fazer seu agendamento. A seleção será feita por ordem de agendamento para brasileiras que ligarem e mencionarem o Programa. Não será necessário comprovante de renda. Todos podem participar, mas as vagas são limitadas.

A ação ocorrerá no dia 27 de outubro das 9am às 4pm, no estacionamento da Shalom Assembly of God (1166 Franklin Gateway SE, Marietta, GA 30067). Faça sua reserva pelo telefone (678) 324-0222 ou WhatsApp (404) 820-3514.




CIES GLOBAL USA – AGORA FICOU MUITO MAIS FÁCIL TER SAÚDE!
780 Canton Road Suite 205, Marietta GA, 30060
E-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it - www.ciesglobalusa.org

Last Updated on Tuesday, 16 October 2018 21:11
 

Translate

Portuguese English Spanish