Home Gastronomia Gastronomia | Tres leches, bolo tradicional mexicano
Gastronomia | Tres leches, bolo tradicional mexicano
Tuesday, 16 October 2018 00:00


O bolo de três leites (espanhol: pastel de tres leches, torta de tres leches ou bizcocho de tres leches), também conhecido como pan tres leches (pão de três leites), é um pão de ló (em algumas receitas), um bolo mexicano incrivelmente úmido, embebido em três tipos de leite: evaporado, condensado e creme de leite fresco batido.

Quando a manteiga não é usada, o tres leches fica um bolo muito leve, com muitas bolhas de ar. Essa textura distinta é a razão pela qual não tem uma consistência encharcada, apesar de estar embebida em uma mistura de três tipos de leite.

Receitas desse bolo apareceram nos rótulos das latas de leite condensado da Nestlé na década de 1940, o que pode explicar a ampla popularidade do bolo na América Latina, já que a empresa criou, nos anos 1930, filiais na Argentina, Chile, Cuba, Colômbia, México e Venezuela.

Se você, como eu, nunca ouviu falar de leite evaporado (somente o fervido) e muito menos vendido enlatado, aqui está a explicação que encontrei na internet: “O leite evaporado é um produto lácteo, geralmente vendido em latas, que é feito removendo-se cerca de 60% da água do leite comum, através de uma fervura lenta de várias horas.”

O processo de aquecimento do leite evaporado nas latas dá um sabor levemente adocicado, e também é um pouco mais escuro do que o leite comum. Não é a mesma coisa que o condensado. Este também é reduzido em 60%, mas é muito adoçado e geralmente usado em panificação e sobremesas.

O leite evaporado pode ser usado como substituto do leite em si ou da nata, no café, no chá ou em cereais.

Caso não encontre a lata de leite evaporado no mercado, você pode fazer o seu próprio leite evaporado, diluindo quatro colheres de leite em pó em 200 ml de leite regular.


Ingredientes:

•1 xícara de farinha de trigo
•1 ½ colher de chá de fermento em pó
•Uma pitada de sal
•5 ovos
•1 xícara de açúcar
•1/3 de xícara de leite integral
•1 colher de chá de extrato de baunilha


Para embeber o bolo:

•350 ml leite evaporado
•1 lata de leite condensado
•¼ xícara de leite integral


Cobertura:

•2 xícaras de creme de leite fresco batido
•3 colheres de sobremesa de geleia de morango
•Farofa de pistache

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F). Unte levemente uma assadeira de cerca de 20 × 32 cm (8 × 12 pol) – Eu coloquei num refratário e não desinformei. Misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Deixe de lado. Separe os ovos. Bata as claras com uma batedeira até formar picos firmes. Aos poucos, adicione cerca de 50g (1,8 oz / ¼ xícara) do açúcar e continue batendo até que as claras estejam firmes e brilhantes. Deixe de lado. Bata as gemas e o açúcar restante até ficar pálido e fofo. Adicione o leite e o extrato de baunilha e incorpore. Despeje a mistura sobre a farinha e dobre suavemente. Dobre as claras também. Despeje a massa na forma preparada e certifique-se de que a camada está nivelada. Asse no forno pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos ou até que um palito inserido no meio do bolo saia limpo. Deixe o bolo esfriar completamente sem removê-lo da assadeira. Quando o bolo estiver frio, fure-o com um garfo. Misture o leite evaporado, o condensado e o integral e despeje lentamente a mistura em todo o bolo na assadeira, certificando-se de chegar a todas as bordas e cantos. Cubra a assadeira com filme plástico e leve à geladeira por várias horas ou durante a noite, para garantir que o leite seja completamente absorvido pelo bolo. Bata o creme de leite adicionando açúcar a gosto, se quiser, eu não adicionei. Espalhe o creme sobre o bolo em uma camada uniforme. Eu espalhei as colheradas de geleia de morango e com um palito de churrasco, misturei ao creme e polvilhei a farofa de pistache. Sirva e bom apetite!




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Tuesday, 16 October 2018 21:18
 

Translate

Portuguese English Spanish