Home Capa Capa | Em 2019, Transforme a sua vida!
Capa | Em 2019, Transforme a sua vida!
Wednesday, 23 January 2019 00:00

“E o bom da vida é viver bem, estar bem, querer bem.” (Seu Jorge)


Ano novo, vida nova”. Esta é a expectativa e a esperança de todos quando se aproxima a data do fim do ano e o início de um ano novo. Somos seres carregados de energias emocionais, mentais e físicas, e muito de nosso bemestar está intimamente ligado com o modo como lidamos com nossos sentimentos, nossos pensamentos, e nossos corpos físicos, como nos posicionamos em relação a eles e quais atitudes tomamos em determinadas circunstâncias.

Por isto, muitas vezes, aquele que não está bem pode fazer muita coisa supérflua e insensata, tentando enganar-se ou enganar aos outros. Mas quando o disfarce acaba e começa a solidão, a aflição tem início.

Mas o fato é que apesar de tanta vontade, e, às vezes, tanto interesse e por desconhecer ou não considerar a verdade acima afirmada, não conseguimos passar das primeiras semanas ou do primeiro mês e já estamos sendo e agindo como no ano anterior. Na minha percepção como profissional da área de saúde e com prática de mais de 30 anos no exercício da medicina homeopática e como criador de uma forma terapêutica chamada “Core Transformation” para libertação de padrões emocionais estabelecidos por traumas e experiências dolorosas repetidas que geram um padrão mental e comportamental desagradável ou destruidor, posso afirmar que uma grande causa da frustração de uma vida nova com mais saúde e felicidade, é o comportamento errado frente às decisões tomadas.

Permitam-me usar uma metáfora. A pessoa chega em casa e tem um pequeno utensílio doméstico pegando fogo. É verdade que se este fogo continuar poderá se tornar um grande incêndio. Agora pense comigo as duas atitudes que podem ser tomadas: A primeira é sair correndo da casa e tentar pedir ajuda, o que dependendo do tempo será algo tardio, com a perda de muitas coisas valiosas, ou tentar enfrentar este pequeno fogo e apagá-lo ou diminui-lo até que a ajuda chegue.

Na maioria das vezes, em relação à nossa busca pelo bem-estar, nós optamos pelo primeiro comportamento e agimos por conta própria, evitando coisas e fugindo de situações. Permitam-me usar um exemplo simples que vejo com frequência aqui na Art of Healing, a clínica onde trabalho. A pessoa decide que neste novo ano quer emagrecer (quem não quer?) e decide que vai parar de comer isto ou aquilo ou que vai fazer uma dieta que a afasta das coisas boas que a ela gosta de comer. Este tipo de comportamento está fadado ao fracasso porque ninguém vence do que foge. É impossível vencer qualquer coisa que o princípio do relacionamento é fuga. Não se emagrece fugindo da comida. Não se cura depressão fugindo de problemas, não se consegue bem-estar fugindo da vida comum. É preciso entender que ser radical demais ou não buscar um entendimento, também levam a sofrimento e prejuízos grandes.

Então podemos dizer, com certeza, que a postura correta é primeiro reconhecer que existe uma situação que a pessoa quer vencer, depois entender que precisa fazer algo, e, se necessário buscar ajuda.

Buscar o bem-estar é verdade que é uma disposição mental, mas pode ser também que seja necessária a reposição de algumas substâncias que estão em falta no corpo da pessoa. Por exemplo: Tenho visto muitas vezes, depressões serem debeladas com doses altas de Ômega 3, às vezes, sem ajuda de medicação química.

Como médico homeopata, tenho visto que um cuidado adequado e o uso de certos produtos homeopáticos de forma regular têm sido suficientes para o bem- -estar físico, mental e emocional.

Se a pessoa decidir encarar seus problemas de frente, principalmente os de natureza mental, emocional ou físicos de modo a tentar combater o “fogo”, ao invés de simplesmente fugir ou jogar mais combustível em cima, ela verá como muitas coisas acabam se resolvendo facilmente, que conflitos ocorrem, mas que resolvê-los ou não é uma opção não só de uma decisão, mas de um comportamento.

Com este tipo de comportamento passamos a entender que o bem-estar não vem depois da cura, mas enquanto se caminha em direção à mesma.

A doença e o mal-estar são os opostos da saúde e do bem-estar, e se manifestam em sua realidade obedecendo às suas ordens. A pessoa não pode adoecer sem, de alguma forma, provocar a doença em algum nível, e não pode ficar sadia de novo em um instante simplesmente decidindo por isso. Há que fazer o que for necessário para alcançar o bem-estar desejado.

Satisfação é bem-estar, bem-estar é satisfação. É estar em paz consigo mesmo. É não dever nada a si mesmo nem o cuidado que devia ter e não teve. Este entendimento é perceber que a vida está muito além daquilo que chamamos de conquistas e “vitórias”.

Texto por Dr. Wesley Bandeira, Fundador e criador da terapia CTERT - Core Transformation Emotional Relieve Therapy



Dr. Wesley Bandeira
Fundador e criador da terapia CTERT - Core Transformation Emotional Relieve Therapy
Terapeuta na Art Of Healing Atlanta-Clinic

Last Updated on Wednesday, 23 January 2019 18:14
 

Translate

Portuguese English Spanish