Home Capa Capa | Homeopatia: Conheça esse sistema terapêutico único, seguro, suave e natural que trabalha com o corpo para aliviar sintomas e restaurar a sua saúde geral.
Capa | Homeopatia: Conheça esse sistema terapêutico único, seguro, suave e natural que trabalha com o corpo para aliviar sintomas e restaurar a sua saúde geral.
Thursday, 18 April 2019 00:00


Falar sobre a homeopatia é um prazer enorme, uma vez que ela, com os seus princípios de análise global do ser humano e não-agressão medicamentosa, seduziu-me há mais de 25 anos e através da prática desta medicina e vendo resultados muitas vezes impressionantes, acredito e afirmo que a homeopatia é um sistema de cura poderoso, seguro, suave e natural que trabalha com o corpo para aliviar sintomas de doenças, restaurar-se e melhorar sua saúde geral. No Brasil, a homeopatia é uma especialidade médica terapêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Primeiro é importante falar sobre a minha experiência pessoal com a homeopatia. Ao adoecer e não encontrar respostas ou cura no meio da medicina convencional, fui apresentado a esse sistema terapêutico único que salvou a minha vida e me deixou tão impressionado com seus resultados que fiquei imensamente motivado e resolvi estudar e me aprofundar mais sobre essa prática medicinal. Após me especializar também em Medicina Homeopática no Brasil, fui testemunha de resultados impressionantes em meus pacientes.

Em minha longa jornada como médico gastro, terapêutico e homeopata, presenciei alergias desaparecerem, doenças crônicas serem controladas e passei a ver esperança nos olhos e corações dos meus pacientes. A homeopatia muitas vezes reaviva esperanças de pessoas que não têm acesso à cura e, às vezes, estão impedidas financeiramente de arcar com os preços abusivos dos remédios alopáticos. Uma das coisas que mais me impressionou na homeopatia é o fato dela não só ser usada para tratamento físico, mas também para o emocional.


Mas o que é a homeopatia?


A homeopatia é um método terapêutico que consiste em prescrever a um doente, sob uma forma diluída e em pequeníssimas doses, uma substância que, em doses elevadas, é capaz de produzir num indivíduo sadio, sinais e sintomas semelhantes aos da doença que se pretende combater. Uma das definições que podemos dar para explicar o processo é: “Substâncias que provocam uma espécie de febre que pode curar esta febre”.

A terapia envolve uma economia de custos considerável relativamente aos custos da medicina alopática e tem uma eficácia, em regra sem nocividade, demonstrada por quase dois séculos de prática clínica e de recente investigação científica, o que torna aconselhável a sua utilização, muito especialmente junto dos mais desfavorecidos. É assim, uma Medicina, uma Arte e uma Esperança.

Na homeopatia, entende-se e trata-se o corpo humano na sua globalidade considerando que os medicamentos têm a função de auxiliar o organismo na autocura. O médico alemão, Samuel Hanneman criou o método e os alicerces da nova medicina (a homeopatia) e do seu princípio fundamental: Os semelhantes são tratados pelos semelhantes. – Daí a origem da palavra homeopatia, do Grego “homos”/semelhante e “pathos”/sofrimento.


Como funciona


A homeopatia fundamenta-se num trabalho de natureza científica e é consequência das investigações efetuadas por inúmeros experimentadores que ingeriram substâncias em dose não letal e registraram meticulosamente os sintomas produzidos, e ainda de registros toxicológicos – quadros sintomáticos obtidos pela ingestão voluntária ou involuntária de substâncias, como o arsênico – e observação de curas clínicas em outras enfermidades que tinham o mesmo quadro da intoxicação que sofreram tomando a dose de forma extremamente diluída.

Para entender melhor como funciona a aplicação da Medicina Homeopática, vamos ilustrar um quadro clínico de um determinado paciente fictício que se apresentou a uma consulta homeopática queixando-se de acessos de asma, que começam por volta da meia-noite e duram normalmente até às três horas da manhã. Após interrogatório do médico homeopata, este paciente manifestou ter um intenso medo da morte, principalmente quando está sozinho, que é mais evidente durante os acessos de asma, que por sua vez se agravam quase sempre entre a uma hora e as três horas da manhã. O paciente ainda tem medo de fantasmas, especialmente à noite, quando apaga a luz para dormir.

O médico homeopata irá levar todos esses sintomas em consideração, pois seu treinamento é o de analisar o paciente como um todo, olhando além dos sintomas isolados. O estado psíquico desse paciente sofre alterações bruscas: um dia, está excitado e agitado, enquanto em outro dia, está deprimido e melancólico. Estas modificações de humor surgem, por vezes, no mesmo dia.

O paciente toma medicamentos que lhe foram receitados pelo seu médico de família, mas está convicto de que não está obtendo resultados de cura.

Suas características físicas são de um homem magro, de face marcadamente angulosa e pálida. Este é nitidamente um tipo Arsenicum Album, de similitude perfeita.

O médico homeopata indicará a esse paciente o Arsenicum Album em uma diluição média. Dias depois, o paciente volta ao médico com resultados inacreditáveis. A crise desapareceu e com a manutenção desse remédio em uma diluição mais baixa, os sintomas da asma não voltam mais!

A homeopatia encara o ser humano de uma forma global. Seus sentimentos de medo, tristeza, ansiedade, excitação sexual, ausência de libido, astenia, fadiga, as relações laborais, familiares, sociais, os distúrbios de memória, cognitivos, o sono reparador ou não, a insônia, sonhos, sensações, ilusões, delírios, sede, apetite, febres, dores de cabeça, dores de estômago, lesões orgânicas, transtornos funcionais, transtornos e traumas recentes e/ou passados. Para nós, médicos homeopatas, todos esses elementos nos levam a perceber a pessoa em sua totalidade e podemos também associar o que ela está sentindo ou sofrendo com a sua história.

Pensar na pessoa só como uma parte ou uma doença, nos leva a ver as coisas fora da realidade deste indivíduo. Em homeopatia valoriza-se não as doenças, mas sim, os doentes.

Nesse sistema, quase poético, o que se cura é o paciente com tosse e não a doença em si. O organismo funcionando como um todo em harmonia, pela ação do “simillimum”, restabelece o seu próprio equilíbrio, caminhando pela vereda da saúde.

Ao procurar um tratamento homeopático, você deve ir entendendo que os sintomas não são só da doença, mas do doente. As doenças do homem físico, são as do homem psíquico.


Homeopatia é segura?


É extremamente seguro usar a homeopatia. Mesmo com crianças muito pequenas e animais de estimação, não há nenhum dos efeitos colaterais de muitos medicamentos tradicionais, é muito acessível, feita de substâncias naturais e é regulada pela FDA (Food and Drug Administration - órgão americano que regula alimentos e medicamentos).

Ela não é somente um recurso útil, como é apresentada muitas vezes, mas sim, um exercício de medicina super eficaz, usada para tratar doenças agudas, como resfriados, infecções de ouvido, enxaquecas e dores de garganta, bem como condições crônicas, como asma, depressão, autismo, artrites, e as infecções repetidas.

Em muitos países como a França, por exemplo, metade da população é tratada com homeopatia. Medicamentos homeopáticos - conhecidos como “remédios” - são feitos de fontes naturais (plantas e minerais) e são ecologicamente conscientes e sem crueldade. A maioria está disponível nas prateleiras em supermercados, farmácias, lojas de alimentos saudáveis, farmácias homeopáticas e on-line. Esses medicamentos também são extremamente acessíveis, uma excelente opção para os brasileiros que vivem fora e nem sempre têm acesso a seguros médicos e a medicamentos convencionais.

Remédios homeopáticos, quando usados conforme as instruções, são completamente seguros para todos - incluindo mulheres grávidas e lactantes, bebês, crianças e adultos.

Uma coisa a notar é que a palavra homeopatia não é um termo geral ou “guarda-chuva” que descreve uma variedade de diferentes terapias naturais. Embora os remédios homeopáticos sejam derivados de substâncias naturais, a homeopatia não deve ser confundida com fitoterapia, medicina chinesa ou outros tipos de medicamentos naturais, cada um com seus méritos e grande valor e excelentes resultados, principalmente quanto combinados ao sistema terapêutico único da homeopatia!



Dr. Wesley Bandeira
Fundador e criador da terapia CTERT
Core Transformation Emotional Relieve Therapy
Terapeuta na Art Of Healing Atlanta-Clinic

Last Updated on Thursday, 18 April 2019 14:59
 

Translate

Portuguese English Spanish