Home Espaço Rotary Espaço Rotary | Organizando-se para estudar!
Espaço Rotary | Organizando-se para estudar!
Monday, 16 September 2019 00:00


Vira e mexe, recebo perguntas de como aprender inglês. Confesso que não é uma tarefa fácil, especialmente morando em uma cidade como Atlanta, onde temos acesso à língua Portuguesa para quase todos os serviços que procuramos, seja compras no mercado, comer em restaurantes ou assistir TV.

Fato é: aprender inglês é uma opção! Uma vez que você opta por aprender a língua inglesa, deve haver comprometimento e dedicação, não tem uma fórmula mágica. Não acontece da noite para o dia. Mas, não desanime! Isso nunca! Jamais! Todo e qualquer esforço que você fizer para aprender, aprimorar ou simplesmente praticar o que você já domina, é sempre válido!

Então vamos falar um pouco sobre a língua inglesa, o processo de aprendizagem e dicas para você poder ter algumas ferramentas para auxiliá-lo nessa verdadeira jornada de se tornar, finalmente, bilíngue!


Aqui vão as primeiras 4 dicas importantes para aprender inglês:

1) Vá com calma! Não queira aprender tudo de uma só vez! Lembre-se que você não nasceu falando Português e passou por todo um processo de aprendizagem para ter fluência, então tenha paciência com você mesmo e se permita aprender aos poucos.

2) Organize-se para estudar. Manter-se organizado é o primeiro passo para que você perceba que aprender inglês é divertido! Separe, no mínimo, três horas semanais para se dedicar aos estudos. Seja com aulas particulares, em escolas, cursos online ou até mesmo, sozinho! A organização ajuda a manter o foco e você saberá exatamente o que está aprendendo e poderá acompanhar seu progresso melhor.

3) Não seja um acumulador de materiais de inglês! Tem tantas opções excelentes de livros, materiais didáticos e matérias/lições online hoje em dia que fica difícil não cair na tentação de ter tudo em mãos. Mas, às vezes, acumulamos tantas coisas que depois não sabemos nem para o que serve. Não é a quantidade de material que fará a diferença no seu aprendizado, mas sim a qualidade como você utiliza o material adequado no agora.

4) Envolva-se com a língua inglesa o máximo que puder. Que maravilhoso podermos nos dedicar a aprender inglês morando em um país onde a principal língua é o INGLÊS! Nunca deixe de tentar se envolver com a língua! Ir a lugares, eventos e se comunicar com as pessoas que só falam em inglês… Mas daí você deve estar pensando: “O que fazer se eu não entendo tudo?”. Minha resposta seria: você também não entendia Português quando nasceu e hoje entende quase tudo! (risos). Pense assim: fluência em uma língua não é um ponto que se atinge em um determinado momento, é algo que se desenvolve por meio de estudos e conforme nos envolvemos mais com a língua. Então, neste caso, quanto mais, melhor!



O tempo não vai parar para que você aprenda inglês. Portanto, seja sempre criativo e aproveite cada oportunidade que tiver para se acostumar, estudar e aprimorar seus conhecimentos. A língua inglesa também não vai esperar você arrumar tempo para aprendê-la, ela vai continuar seu fluxo… então mãos à obra. Entre nessa jornada estimulante e gratificante que é ser bilíngue!

Até a próxima! See ya!




Ticianne Christofolli
(Bilíngue, apaixonada pela língua inglesa, professora, formada em Letras pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, PR e voluntária do Rotary Clube Atlanta Brasil).

Last Updated on Monday, 16 September 2019 18:54
 

Translate

Portuguese English Spanish