Home Capa Capa | Sara Lea Guimarães
Capa | Sara Lea Guimarães
Tuesday, 15 October 2019 00:00


A Brasileira-Americana e Modelo Mirim se classifica para a etapa final do Concurso NAM - Nacional American Miss representando Atlanta.

A maioria das famílias de brasileiros que vive nos Estados Unidos procura aliar as duas culturas em seus lares. É importante que os pais falem de suas infâncias no Brasil e compartilhem sua rica cultura, língua e experiências com essa nova geração de brasileiros-americanos.

E neste mês em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil, vamos falar de Sara Lea Guimarães, a pequena brasileira que realizou o sonho de participar de um concurso de Miss Mirim aqui nos Estados Unidos, e ao mesmo tempo vive com duas culturas diferentes em sua casa.

Sara tem 9 anos, é filha de Nelice e Ronaldo (que atualmente mora no Brasil), e irmã de Felipe, de 12 anos. Nelice mora nos Estados Unidos desde 1999, e teve seus filhos aqui. A família até chegou a morar no Brasil por cinco anos, mas retornou para cá há três, pois para a mãe aqui é a melhor opção para seus filhos em termos de segurança e educação: “Aqui tenho condições de proporcionar aos meus filhos coisas que no Brasil, infelizmente, não conseguiria. Aqui, meus filhos estudam piano e artes marciais, Sara faz dança e curso de modelo, eles têm tutores escolares, coisas que por cinco anos que moramos no Brasil não consegui dar aos meus filhos”, conta a mãe.

Na edição de junho da Cia Brasil Magazine, Sara apareceu em nossas páginas por se destacar pelo seu sonho de modelar. Em julho, ficou em 4º lugar no Pre Jr. - America Miss – Georgia, o que a credenciou para a final Nacional, que ocorrerá de 23 a 30 de novembro, no Marriot Anaheim Califórnia. “A etapa do concurso na Geórgia foi maravilhosa, muito bem organizado, foram três dias dentro de um hotel participando em diversas provas. Eram mais de 100 garotas, muitas delas bem preparadas, vindo de várias outras competições anteriores. Sara foi uma surpresa, pois ela não tinha a mesma experiencia, mas se saiu muito bem e se classificou entre as quatro primeiras colocadas para irem para o concurso nacional”, relembra Nelice.

Sara vive uma experiência muito comum aqui na América: ser filho de brasileiros e morar nos Estados Unidos; o que dá a possibilidade de viver duas culturas diferentes, aprender dois idiomas, uma oportunidade de agregar em sua vida uma diversidade cultural ímpar. A mãe Nelice diz que dentro de casa só se fala o português, que é uma forma dos filhos manterem o seu lado brasileiro, e “quando eles introduzem alguma palavrinha do inglês, são logos corrigidos por mim”, conta.

Apesar da pouca idade, Sara apresenta uma maturidade impressionante. Nelice conta que sua filha “tem certa independência, opinião própria e determinação; é focada e muito inteligente, cheia de planos, sonhos e projetos; assiste tutoriais de beleza e de modelos o tempo todo, e disso gera suas próprias ideias e se autodisciplina”. Além disso, Sara participa de Rubis (grupo de dança da escola), é embaixadora de estudantes na escola e é patrulheira estudantil (student embassador e student patrol). E, segundo a mãe, ela mesmo se envolveu e se classificou para tudo isto. Estuda piano, faz taekwondo, aulas de modelo e ainda faz um trabalho voluntário com crianças especiais e deficientes em jogos de softball e faz leitura para suas duas amigas especiais - Tiffany e Nataly - com dificuldade em leitura, como forma de devolver para sociedade.

Mas o que Sara gosta mesmo é de modelar. Para a final nacional, a menina está animada, se preparando muito, focada e determinada a fazer uma boa apresentação. O curso de modelo ela faz na Pearl School of Modeling, que também é uma agência de modelos. Houve algumas audições de trabalhos e Sara está sendo contratada para alguns. Ela modelou no último dia 27 setembro no Queendom Event e no dia 12 de outubro para diversos designers no African Film, & Fashion Festival Atlanta 2019. “Isso tem sido de um tremendo aprendizado para ela, e nós estamos muito gratas a Ms LadynamedPearl, que tanto está nos apoiando e preparando Sara nesse concurso”, fala Nelice.

Mas nem tudo são flores! O ritmo de trabalho de Nelice pra cuidar dos dois filhos é intenso, além de custoso financeiramente. A mãe até cogitou de não irem à final nacional, mas Sara a convenceu com o seguinte argumento após o concurso de julho: “Eu cheguei até aqui, passei por provas e juízes por três dias, desfilei, dancei, modelei, atuei como atriz na frente de muita gente; não quero parar agora. Eu ganhei minha viagem para Disneylândia como VIP. O final vai ser no Nacional, não aqui.” Assim, Nelice decidiu ir: “Vale a pena, é o momento dela, vai ficar na memória dela e vamos em frente”, torce a mãe.

Para esse concurso final, Nelice e Sara sabem que vai ser muito difícil, afinal, são as finalistas de todo os Estados Unidos. Mas o principal é a participação de Sara. São muitos detalhes, muitas roupas a serem trocadas, uma introdução pessoal com um discurso, entrevista pessoal com vários juízes. A menina-modelo vai participar nas seguintes modalidades: modelo fotográfico, modelo passarela, atriz e desfile formal. Serão sete dias de competição e treinos. Além disso, também terá um dia na Disneylândia como VIP, participará de um jantar de Thanksgiving com todas as candidatas e fará turismo na calçada da fama. “Ela já está feliz; é uma vencedora por ter chegado até aqui. São momentos que estarão na cabecinha dela para sempre e tenho certeza que o saldo vai ser bem positivo”, conta Nelice.

Para finalizar, Nelice fala que “são muitas as dificuldades de criar filhos sozinha, mas eu sou grata e realizada como mãe. Me tornei mãe com certa idade, e por isso meus filhos são prioridade absoluta na minha vida. Levo uma vida correta, com princípios e valores cristãos, eles me seguirão pelo meu exemplo, sou consciente que minha obrigação é formar um bom e honrado ser humano, incentivo os sonhos deles, agradeço a Deus por viver esses sonhos com eles. Eles vão sempre contar com o meu apoio.” E fecha agradecendo: “Muita grata à revista Cia Brasil Magazine, que nos apoiou desde a primeira etapa do concurso, e à: BR Auto Sales, Expeditions Travel, Minas Grill, Beef Grill, Pearl Schooll of Modeling e Master Pius Martial Arts. Muito obrigada!”




Da Redação
Fotos por Manoel Oliveira
Globo Photo & Video Production

Last Updated on Tuesday, 15 October 2019 18:29
 

Translate

Portuguese English Spanish