Home Holidays Holidays | THANKSGIVING - Como poderei retribuir ao Senhor todos os seus benefícios para comigo? (Salmos 116.12)
Holidays | THANKSGIVING - Como poderei retribuir ao Senhor todos os seus benefícios para comigo? (Salmos 116.12)
Wednesday, 13 November 2019 00:00


Você se considera uma pessoa agradecida ou é daquelas que gosta de reclamar de tudo? O ser humano está se tornando cada vez mais crítico. Por isso a sua primeira reação é de uma análise crítica e de um julgamento, de tudo o que vê e/ou ouve. Se está ruim, reclama; se está bom, poderia ser melhor. Quanto maior a facilidade, maior é a chance de reclamação.

Segundo o dicionário Aurélio, gratidão é a capacidade que temos de reconhecer algum benefício recebido. É saber que alguém nos deu algo generosamente, às vezes até sem merecer, ou seja, é o reconhecimento que obtemos de algo, sem a reciprocidade do pagamento.

Qualquer pessoa educada sabe que precisa ser grata quando recebe um presente e essa gratidão é refletida quando falamos para as outras pessoas, quando cuidamos bem do presente e quando procuramos agradar a pessoa que nos presenteou. A gratidão traz uma série de outros valiosos sentimentos, como amor, ternura, fidelidade e amizade, mas nunca servilismo, demonstrada pelas atitudes de bajulação ou lisonjas.

Devemos ser gratos a Deus por tudo, por bênçãos materiais e seculares, e pelas bênçãos espirituais e eternas que Ele tem nos dado. Ser grato a Deus não significa viver conformado com a situação. Agradecemos a Deus pelo que já temos alcançado, mas nunca paramos de buscar algo mais elevado. A sua gratidão a Deus não é apenas por aquilo que acontece ou deixa de acontecer na sua vida cotidiana; a gratidão a Deus está relacionada com tudo aquilo que Ele preparou para você, e isso inclusive reflete o seu caráter transformado.

Mais um ano está se findado e se você quiser ter sucesso em 2020, aprenda a ser grato a Deus por tudo, inclusive os momentos ruins. O apóstolo Paulo nos afirma que até nos momentos tenebrosos aprendemos muito. E tem muitas pessoas que não conseguem realizar os seus sonhos pelo simples fato de não serem gratos.

Como podemos demonstrar a nossa gratidão a Deus? Neste mês de novembro comemora-se em todos os Estados Unidos um dos feriados mais importantes de sua cultura: o dia de Ação de Graças. Não quero aqui, neste pequeno artigo, enfatizar a história do feriado em si, mas como podemos, dentro desta cultura, realmente explicitar a nossa gratidão a Deus. A primeira forma é falando mesmo um “muito obrigado” em forma de oração. Antes mesmo de qualquer pedido em oração, Jesus nos ensinou a agradecer. No Evangelho de João, capítulo 11, verso 41, antes de pedir que o Pai ressuscitasse Lázaro, Ele agradeceu; o mesmo ocorre na multiplicação dos pães no capítulo 6, verso 11, do mesmo evangelho citado.

A segunda forma de expressar a nossa gratidão é quando fazemos coisas para agradar a Deus. A nossa obediência a Ele reflete a gratidão de pessoas resgatadas através do sacrifício de Cristo. O povo que segue a Cristo é um povo zeloso e de boas obras e quando estamos fazendo a Sua obra, seja do jeito que for, estamos expressando a nossa gratidão a Ele.

Para finalizar, expressamos a nossa gratidão a Deus quando cuidamos bem daquilo que Ele nos deu. O poeta Olavo Bilac foi abordado por um comerciante na rua: “– Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?” Olavo Bilac então escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda”. Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe: “- Vendeu o sítio?”. O homem respondeu: “– Nem penso mais nisso. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que eu tinha!”

Muitas vezes não percebemos as coisas boas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Então é tempo de valorizar o que temos: a vida que Deus nos deu, a pessoa que está ao nosso lado, a nossa família, os amigos de perto e de longe, mas que não deixam de ser amigos, o trabalho que conquistamos, o conhecimento que já adquirimos, a nossa saúde, o nosso sorriso etc. Como disse alguém: Não espere ter muito para compartilhar um pouco; o melhor emprego para começar a trabalhar; ser amado para amar; um sorriso para ser gentil; a mágoa do outro para pedir perdão; a separação para reconciliar; a dor para acreditar na oração; ter tempo para servir; a queda para se lembrar do conselho.

Que Deus nos conceda um feliz Dia de Ação de Graças por tudo que Ele nos proporcionou e não esqueça de uma coisa: a nossa gratidão a Deus está intimamente ligada com as pessoas com quem convivemos. Deus não se materializou para ninguém, então é no nosso próximo que vemos Deus.



Pastor Marcos Muniz
Igreja Assembléia de Deus
Restaurando Vidas

Last Updated on Wednesday, 13 November 2019 21:13
 

Translate

Portuguese English Spanish