Home Finanças & Planejamento Finanças e Planejamento | VOCÊ JÁ FEZ O SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE 2020?
Finanças e Planejamento | VOCÊ JÁ FEZ O SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE 2020?


Após analisar a retrospectiva da sua vida financeira no ano passado, agora está na hora de começar a programar 2020. O mais importante em seu novo planejamento é aprender com os erros e corrigi-los. Analise sua vida financeira em 2019: você faria tudo o que fez novamente? Faria melhor? Quer fazer diferente?

Quando você planeja fazer uma viagem, para qualquer lugar, você precisa saber quantos dias vai ficar, se vai levar roupas de frio ou calor, onde vai ficar, qual vai ser a forma de transporte que vai usar e o quanto tudo isso vai lhe custar etc. A vida é como uma viagem, sobre a qual precisamos nos programar todos os dias, programar os próximos meses e anos. Planejando-se, fica mais fácil de realizar as suas metas e objetivos.

Vamos começar o ano com uma nova estratégia, fazendo uma meta a curto prazo. Ou seja, uma reserva que possa cobrir as suas despesas por, no mínimo, seis meses, se você tem um emprego estável, ou de até um ano, se não tem uma renda financeira estável. Vamos chamar essa meta de “reserva de segurança”. Todo mês, você vai tirar uma porcentagem do seu salário para essa reserva, será um compromisso consigo mesmo, como se fosse uma conta que você não pode deixar de pagar. Vai colocar esse dinheiro em um lugar seguro. Essa meta e para ter mais tranquilidade na sua vida financeira caso não tenha uma parte ou toda a renda mensal por um curto período, até que possa voltar a ter a sua renda normal novamente.

Você precisa ter persistência em guardar esse dinheiro e, principalmente, não usar para outros fins, salvo emergências. Analise cada gasto para não cair na tentação de tirar um pouco para coisas que não possuam real necessidade e podem esperar. A sua “reserva de segurança” é mais importante do que você imagina.

Tudo na vida precisa ter um planejamento. Se você quer ter a entrada da tão sonhada casa, se quer comprar o próximo carro à vista, se quer fazer aquela viagem para Paris... tudo isso requer planejamento financeiro. Uma coisa que você precisa fazer é dar nome ao seu dinheiro, ter metas e objetivos que o façam viver com mais tranquilidade.


Quanto mais o tempo passa, a tendência é trabalhar menos. Mas o custo de vida continua aumentando, e também para isso é necessário planejamento financeiro.


Se você ficou interessado em saber mais sobre metas a curto prazo e objetivos, procure uma consultora financeira licenciada. Juntos poderemos desenvolver estratégias financeiras para organizar a sua vida e conseguir um futuro mais tranquilo. Quem não fica feliz de ver os seus objetivos sendo materializados?



Nara de Franca
Consultora Financeira

 

Translate

Portuguese English Spanish