Home Finanças & Planejamento Finanças e Planejamento | O QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PODE FAZER NA SUA VIDA?
Finanças e Planejamento | O QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PODE FAZER NA SUA VIDA?


O mais importante para se ter uma vida futura com mais tranquilidade é fazer um planejamento financeiro a médio e longo prazo. Primeiramente, analise a sua vida atual, veja o que você tem e o que quer conquistar. Perceba, assim, que você possui um leque de opções e um mundo de possibilidades, o que acaba nos deixando sem ação por causa do medo de estipular metas e, consequentemente, não ter sucesso financeiro. Esse medo é, muitas vezes, sem razão, baseado no que os outros colocaram na sua cabeça. Então, não caia na opinião dos outros e planeje racionalmente o seu futuro!

Você pode ter muitos sonhos de como quer viver a sua vida. Mas como conseguir realizar esses sonhos e ter o que almeja, se preocupando se “fulano” tem, e que você também poderia ter? Claro que você pode ter, com certeza; mas qual a diferença entre você e “fulano”? A diferença é a coragem e ação, duas virtudes que andam de mãos dadas. Você precisa estipular metas financeiras para os caminhos se abrirem. Tenha em mente que os resultados com um planejamento financeiro montado têm data marcada para acontecer. Isto é a sua realização pessoal!

Não é fácil você tomar a decisão e ter disciplina para colocar em prática com sucesso o seu planejamento financeiro. Inicialmente você precisa avaliar a sua vida financeira e se informar sobre o assunto. Muitas vezes são decisões que demoram a ser tomadas, devido a influências emocionais. Analise racionalmente a sua vida financeira fazendo os seguintes questionamentos a si próprio:

  • Quais as consequências da minha decisão?
  • Quais os cuidados que preciso ter?
  • Como consertar se algo der errado?
  • Quais serão as conquistas?
  • Quais serão os prejuízos se eu não tomar essa decisão.

Todos possuem as suas prioridades em relação ao dinheiro, isto não é problema. Tenha prazer em se realizar financeiramente e não seja você mesmo um obstáculo a ser vencido para o seu crescimento. Assim como a visão financeira dos seus pais se reflete hoje em você, assim será para os seus filhos. Suas atitudes podem mudar o mundo a sua volta e você pode ir além do que sempre foi fazendo simplesmente um planejamento financeiro a médio e longo prazos.

É muito importante você ter o controle da sua vida financeira, porque caso aconteça algo como uma doença que o impeça de trabalhar, uma morte na família, se faltar a renda de um dos cônjuges ou doenças que vêm com a idade avançada ou outros acontecimentos da vida, você deve estar protegido economicamente para uma vida inteira, poderá viver sem se preocupar.


Você precisa desenvolver estratégias para continua a ter ou melhorar o padrão de vida que tem ou quer ter. Tenha a felicidade de aproveitar a vida (independente da fase que esteja) com a família e amigos, sabendo que você se preparou para isso.


Isso tudo será possível porque você ousou crescer, tomou uma atitude e fez um planejamento financeiro.

Ter e ser dependem somente de você. Pese na balança o que é mais importa na sua vida, pois são as suas prioridades de hoje que determinarão o seu futuro financeiro. Não precisam ser, necessariamente, sendo as mesmas prioridades a médio e longo prazo, mas o que você precisa é ter bases financeiras sólidas para entender o que pode fazer na sua vida.

E procure a ajuda de um consultor financeiro experiente para que, ao seu lado, lhe ajude a alcançar as suas metas



Nara de Franca
Consultora Financeira

 

Translate

Portuguese English Spanish