Home Bate-Papo Bate-Papo | REJANE GUERREIRO MSC. Diretora de Desenvolvimento Humano do BeINgNeuroCreative de NovaYork e Georgia
Bate-Papo | REJANE GUERREIRO MSC. Diretora de Desenvolvimento Humano do BeINgNeuroCreative de NovaYork e Georgia
Wednesday, 15 July 2020 00:00


O nosso bate-papo de Julho é com a brasileira Rejane Guerreiro, que é graduada em Psicologia, NeuroCoachCognitivo - Comportamental e Mestre em Neurociência da Liderança- NeuroLeadership, ambos pela conceituadíssima Middlesex University de Londres. Ela também tem especialização em Psicoterapia Corporal Reichiana e outras formações na área de desenvolvimento humano e liderança, como o Search Inside Yourself, programa criado dentro do Google e aplicado em empresas de diversos países.

Rejane é a única profissional brasileira nos Estados Unidos certificada Train the Trainer – ou seja, treinar treinadores pela Association for Talent Development (ATD), e licenciada e autorizada nos Estados Unidos, Brasil e vários países da América Central e Europa a certificar outros profissionais para a utilização do NBI® (Neetlhing Brain Instruments) por meio do BeINgNeuroCreative Center de NY. Também é criadora e professora do curso de extensão virtual em Neuro Coaching pela UNOESC-SC.

Como atuante na comunidade brasileira de NJ e NY, foi conselheira por oito anos na ONG Mantena Global Care de New Jersey, uma das maiores e mais renomadas nos Estados Unidos, nomeada pelo Consulado Brasileiro de NY para representar estes dois estados nas Conferências “Brasileiros no Mundo” no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro 2008 e 2009. Entre várias atividades com o Consulado Brasileiro de NY, criou e apresentou workshops para os estudantes do Programa “Ciências sem Fronteiras” que estavam sob a jurisdição desse Consulado. Rejane é frequentemente entrevistada pela TV Globo International em NY e outras TVs locais nos Estados Unidos e Brasil. Tem atuado ao lado de renomados autores e palestrantes como Eliana Barbosa e Lair Ribeiro. A brasileira foi eleita Profissional do Ano em 2014 quando recebeu o premio na ONU e 2015 na Casa do Brasil em NY. Ganhou o Prêmio Networking Empresarial Internacional em 2019 em Portugal. Há 10 anos, coordena em NY o grupo em português do Movimento Internacional pela Paz Mundial através da Fé - International World Peace by Faith Movement.

Com 56 anos de idade e para ficar mais próxima de sua filhaTabatah, genro Jeremy e os netos Olívia de 5 anos e Wyatt de 2 anos decidiu expandir seu business `a Atlanta. Vamos conhecer um pouco mais sobre Rejane no nosso Bate-Papo!

Cia Brasil: Rejane, conte-nos um pouco sobre você e sua família. De onde você é do Brasil e quando veio para os Estados Unidos?

Rejane: Eu sou de Joaçaba, uma cidade que do centro-oeste de Santa Catarina, onde morei boa parte da minha infância e juventude. Viemos, eu e minha filha de 15 anos, para os Estados Unidos em 1999 para estudar por um ano. Muitas foram as surpresas e experiências, algumas extremamente dolorosas. Ainda no Brasil, meu filho de 13 anos chamado Agnus, havia passado para o mundo espiritual e esta também foi uma das razões pela qual resolvemos vir para os Estados Unidos, para mudar de ambiente, pois tudo lembrava ele.

Cia Brasil: Como foi a sua adaptação no início aqui nos Estados Unidos?

Rejane: Foi muito difícil. Com seis meses aqui, a casa que eu havia alugado e mobiliado pegou fogo e perdemos tudo. Poderíamos ter voltado para o Brasil mas nossa decisão foi ficar pelo menos até concluir o ano de estudos como havíamos planejado. Tivemos que faltar aulas e ao retornar uma pessoa me falou que eu poderia perder meu visto de estudante. Quando expliquei a ela o que havia acontecido descobri que ela era brasileira. Então, já me senti um pouco mais em casa com sua amizade a qual foi culminante para algumas decisões posteriores.

Cia Brasil: Como você iniciou o seu próprio business? Fale um pouco sobre a sua empresa, quando começou, os serviços oferecidos, e como você tem ajudado os seus clientes.

Rejane: Todas essas perdas citadas, culminaram em agravamento emocional ainda mais elevado para nós duas. Minha filha entrou em depressão, e ao buscar ajuda nesse aspecto foi então que percebi o quanto a comunidade imigrante sofre com situações que muitos não conseguem imaginar e sem ter aonde e a quem recorrer.

Então percebi o tamanho da demanda que havia aqui pelo tipo de trabalho que em breve eu pretendia oferecer no Brasil. Foi então que essa brasileira me ajudou a organizar o primeiro one-day workshop o qual foi um sucesso. Ao final todos perguntaram quando seria o próximo. Comecei a dar palestras, escrever para um jornal e oferecer grupos de apoio aos imigrantes nas comunidades brasileiras de NJ e NY, e assim em 2002 iniciei meu business. Embora eu houvesse estudado sobre a psique humana e como as emoções refletem no corpo através da especialização, vi que estava faltando uma das partes mais importantes, que era o cérebro. Compelida pela experiência dolorosa da minha filha e para compreender ainda mais profundamente como se processa questões emocionais a nível cerebral, decidi vender minha casa no Brasil e investirem meu Mestrado em Neuro Leadership na Middlesex University de Londres. Esse Mestrado impulsionou ainda mais meu business também na área corporativa, com o desenvolvimento de líderes, treinamento pessoal e profissional e de equipes. Todo meu trabalho é fundamentado em incansáveis estudos na Psicologia e a Neurociência. Hoje o BeINgNeuroCreative já é conhecido não somente aqui nos US mas na Europa e no Brasil também com profissionais certificados para utilizarem a bateria de avaliações -Assessment de Perfil Cerebral NBI® em vários Estados. Vale lembrar que a mesma já é utilizada em 30 países e aqui pela Columbia University, e o BeINg é o único Centro norte-americano que certifica em Português. Somos um centro especializado no desenvolvimento dos talentos humanos que estimula, de forma criativa e diferenciada, a utilização das potencialidades cerebrais, emocionais e comportamentais para que crianças, jovens e adultos tenham o sucesso desejado na sua vida pessoal, acadêmica, profissional e social.

Nosso propósito é desenvolver e maximizar as potencialidades humanas para que tanto indivíduos, grupos e organizações atinjam a excelência nos resultados de seus objetivos e metas utilizando os mais poderosos recursos que o ser humano é possuidor: autoconsciência, plasticidade cerebral e a inteligência do coração, trazendo sempre os últimos achados de pesquisas nessas áreas

Cia Brasil: Como tem sido a sua vida profissional nos Estados Unidos e como está sendo o processo de expansão para Atlanta?

Rejane: Considero a conquista de uma reputação pessoal e profissional alicerçada na integridade, na ética e no amor algo extremamente importante para a felicidade do ser humano. E por isso me sinto uma pessoa e profissional completa e feliz por ter e estar realizando o que sempre busquei nesse país com a decisão de ficar aqui, que é “cuidar da comunidade brasileira”, investindo em estudos e dando sempre o meu melhor e, como consequência, também ver a felicidade dessas pessoas. Esse respeito e reconhecimento da comunidade são resultados de mais de 20 anos de dedicação de amor a ela.

Quanto a expansão do business para a Georgia, vejo como uma grande oportunidade de servir a comunidade aqui em minha área de expertise. Nesse momento de grandes incertezas quando se tem que tomar decisões quanto uma mudança de carreira, conflitos nos relacionamentos, violência doméstica, questões com filhos, enfim, tudo são decisões que podem impactar positiva ou negativamente a vida de uma pessoa, de uma família e/ou de uma empresa e de forma muito significativa. Entender toda dinâmica psico/emocional e cerebral nesse momento faz toda a diferença, e vejo o quanto o meu trabalho, especificamente com a Neurociência e as avaliações de Perfil Cerebral tem sido crucial e decisivo para muitos em suas decisões

Cia Brasil: Rejane, o que tem te deixado feliz na sua jornada na terra do Tio Sam?

Eu sempre acreditei na Lei do Retorno e para falar de felicidade, preciso falar de Justiça, e esta não seria possível sem falar da Lei Divina: Dá e Receberás. Então, uma delas é ver que minha decisão de ter ficado nos US e me dedicar `a felicidade dos demais ao longo de todos esses anos tem valido a pena, pois essa felicidade tem retornado a mim ao ver minha filha, genro e netos como a família linda, saudável e feliz que é, e ver feliz quem se ama não tem preço.

Cia Brasil: Fale também sobre os seus projetos atuais e para o seu futuro pessoal e profissional.

Rejane: A nível pessoal, quero aproveitar o máximo possível em estar com minha família e em especial ver meus netos crescerem. Nos divertimos muito quando estamos juntos e isso não tem preço. Aproveitar essa Natureza magnifica e os lagos encantadores de Peachtree City.

A nível profissional, embora NY seja meu berço americano e continuo na ponte-aérea NY-Atlanta, tenho atendido tanto clientes e empresas de vários lugares virtualmente e a aceitação está sendo cada vez maior, não somente pela redução de custos mas também pela flexibilidade de horários. E acredito que isso também reduzirá minhas viagens ao Brasil, pois várias empresas clientes também já estão se ajustando com essa nova forma de trabalhar.

Uma novidade é que em breve estarei lançando um programa onde as pessoas terão a oportunidade de aprender a se auto treinar na utilização de suas potencialidades cerebrais e emocionais para encontrar em soluções para situações adversas de forma mais rápida e efetiva, minimizando assim, o nível de stress e viverem mais confortáveis e felizes com suas decisões. Nesse programa vou ensinar muitas coisas que tenho aprendido, inclusive com uma das treinadoras da NASA.

Cia Brasil: Para finalizar, deixe uma mensagem para a comunidade brasileira na Georgia.

Rejane: Nesses 21 anos de US, tenho acompanhado incontáveis casos de pessoas e empresas que por se encontrarem em situações desesperadoras estavam prestes a abandonar tudo o que já tinham plantado em muitos anos de suor e esforços.Talvez, você que está lendo isso agora pode estar passando por alguma situação semelhante, e eu sei o quanto isso é doloroso. Recebo muitas recomendações, como forma de gratidão por ter contribuído com essas pessoas e empresas para que elas nunca desistissem e alavancassem ainda mais suas vidas, famílias e trabalho. Porém, na realidade, sou eu quem agradeço a todos os amigos e clientes, por me darem a oportunidade de servi-los e contribuir na retomada da jornada de suas vidas de forma mais efetiva e feliz. Isso me permite realizar aquilo que sinto que vim aqui para fazer como pessoa e profissional. Servir também de forma voluntária as comunidades de NY e NJ sempre foi um grande prazer e eu desejo ter essa mesma oportunidade aqui com a comunidade da GA.

Na próxima edição vamos falar sobre “Como maximizar o uso das potencialidades cerebrais e emocionais na redução da ansiedade.”


Conheça mais sobre a Psicóloga Rejane Guerreira no website da BeINg NeuroCreative: beingneurocreative.com



Da Redação

Last Updated on Friday, 17 July 2020 17:53
 

Translate

Portuguese English Spanish