Home Espaço do empreendedor Espaço do empreendedor | JULIANA CAMPOS: EMPREENDEDORA, MÃE, ESPOSA E EMPRESÁRIA
Espaço do empreendedor | JULIANA CAMPOS: EMPREENDEDORA, MÃE, ESPOSA E EMPRESÁRIA
Monday, 17 August 2020 00:00


Nossa comunidade brasileira em Atlanta está repleta de talentos. Cada vez mais temos visto pessoas empreendedoras e criativas que estão desenvolvendo seus negócios e, ao mesmo tempo, são inspiração para outros brasileiros. A coluna “Espaço do Empreendedor” foi criada com o objetivo de compartilhar essas histórias de sucesso com a nossa comunidade. Nesta edição conheceremos um pouco mais sobre a brasileira e empresária Juliana Campos, CEO e fundadora da Expert Tax Services Plus, com sede na cidade de Marietta, na Geórgia.

Juliana veio para os Estados Unidos aos seis anos de idade, junto com sua mãe, Maria Helena, e a irmã Luciana, que na época tinha 9 anos. Natural de Goiânia, no estado de Goiás, a brasileira cresceu no condado de Cobb, onde estudou. “No início, quando chegamos, não havia uma comunidade brasileira grande como temos hoje, então foi muito difícil nos adaptar. No entanto, minha mãe, como sempre foi guerreira e sempre trabalhou muito, foi o nosso maior ponto de apoio e ela sempre foi o meu maior motivo de ser a mulher que sou hoje”, conta Juliana.

Juliana é formada em Accounting pela Strayer University, e certificada como Professional Bookkeeper pela Kennessaw State University. Continua fazendo reciclagens e inúmeros cursos e webinars exigidos pelo estado da Geórgia para estar atualizada com as tecnologias e mudanças na legislação fiscal. “Confesso que o fato de ter sido alfabetizada desde pequena aqui nos Estados Unidos me ajudou muito a ter maior entendimento da cultura americana, do inglês, e toda essa bagagem me ajudou e ainda tem ajudado no meu business”, diz Juliana

A brasileira empreendedora decidiu seguir a carreira na área de contabilidade e Tax Preparer após fazer um estágio trabalhando como secretária em um escritório de contabilidade: “Trabalhei por três anos e dentro desse período me apaixonei pela profissão; então decidi estudar e me formar em contabilidade.”

Neste ano de 2020 Juliana completa 10 anos no mercado com a sua empresa EXPERT TAX SERVICES PLUS. Desde que fundou a empresa, junto a seu esposo, ela tem expandido o business, ajudando a comunidade brasileira, e há dois anos mudou seu escritório para uma nova localidade, maior, bem localizada e com espaço mais amplo para receber melhor seus clientes. Juliana conta que “no início foi desafiador. Abri o meu próprio negócio quando fui mãe pela primeira vez, com um bebê ainda recém-nascido. Mas com a ajuda de Deus, família e amigos tudo deu certo”.

Hoje, aos trinta anos de idade, Juliana é casada com o brasileiro Marcos Paulo e tem dois filhos: João Marcos de 10 anos, e João Pedro de 6 anos. “Em casa somos todos apaixonados por futebol, torcedores fanáticos do São Paulo Futebol Clube, apesar dos tempos difíceis ultimamente”. conta. Seu passatempo predileto é estar com o esposo e filhos e apreciar a culinária brasileira com sua comida predileta: galinhada.

A brasileira é hoje uma profissional especialista no preparo das declarações de imposto de renda federal e estadual, de pessoa jurídica e pessoa física. “Estou sempre fazendo reciclagens e acompanhando novas tecnologias e mudanças na legislação fiscal americana. Vencendo alguns desafios e me adaptando constantemente. Ao mesmo tempo, essas mudanças abrem novas oportunidades de negócios e possibilidades de desenvolvimento na minha carreira”.

Apesar de haver maior quantidade de profissionais masculinos na área de finanças e imposto de renda, Juliana afirma que encontrou muitas oportunidades para crescer na área: “As pessoas, não somente aqui nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro, para conseguir seus objetivos precisam de perseverança e fé. Eu acredito que todo trabalho é digno, e o nosso povo brasileiro é muito capaz e tem espírito empreendedor. Somos pessoas que agarramos as oportunidades que este país nos oferece. O segredo é muita dedicação, uma mente aberta a mudanças e desafios, e estar sempre apreendendo e evoluindo”.

Ser mãe de crianças pequenas e trabalhar é um desafio grande para as mulheres. Juliana aproveitou o programa oferecido pelas escolas públicas aqui nos Estados Unidos - ASP (After School Program) - que permitiu que suas crianças continuassem na escola fazendo outras atividades até às 6 horas da tarde. “Eu sempre me policio para nunca levar trabalho para casa e poder passar esse tempo fora do escritório com meus filhos e esposo”, relembra.

Com a estação de impostos de renda, que foi prorrogada devido a pandemia do COVID-19, Juliana tem recebido muito brasileiros com dúvidas sobre suas declarações. “Meu dever é de orientar e educar toda a comunidade sobre a importância de estar sempre com a situação regularizada diante da receita federal, mesmo que a pessoa esteja ilegal no pais, pois quando houver uma possibilidade de legalização, os documentos sobre impostos serão cobrados”. Juliana explica sobre o ITIN (mais conhecido como Tax ID), um número criado pela Receita Federal em julho de 1996 para que estrangeiros e outras pessoas que não sejam elegíveis para um número de Seguro Social possam declarar e pagar seus impostos que são legalmente devidos no país. “Outros benefícios do ITIN são: a aprovação de aquisição de cartão de crédito por alguns bancos, o financiamento de carros e até mesmo empréstimos para a compra de um imóvel. É a lei do país. Todos, como bons cidadãos, devemos pagar nossos impostos porque moramos em um país que trabalhamos e nos proporcionou oportunidades e benfeitorias como ruas, hospitais, segurança e, principalmente, escolas públicas gratuitas que oferecem transporte, lanches e um futuro melhor para nossos filhos”, conta.

Juliana aproveita esta oportunidade para deixar uma mensagem à comunidade brasileira: “Agradeço primeiramente a Deus pelo meu trabalho, à minha família, aos amigos e agradeço também a todos da nossa comunidade que, de alguma forma, colabora com a Expert Tax Services Plus. Encorajo a todos os brasileiros em nossa comunidade a sempre andarem de cabeça erguida e nunca se esquecerem do motivo pelo qual vieram para este país. O sonho americano é para todos. Você é capaz! Coloque Deus em primeiro lugar e tenha determinação. Tudo no início é difícil, mas você será vencedor. Acredite!”

Para finalizar, a empreendedora brasileira diz: “Concluo com um agradecimento em especial à Cia Brasil Magazine por estar conosco desde o início e por nos proporcionar tantas informações, nos trazendo ótimas matérias, tanto para refletir quanto para nos motivar. A nossa comunidade brasileira fica por dentro de todas as notícias, eventos e acontecimentos.”




Da Redação
FOTOS POR ANA NOBRE

Last Updated on Monday, 17 August 2020 20:04
 

Translate

Portuguese English Spanish