Home Mercado & Investimento Mercado e Investimento | COMO EVITAR CYBER SCAMS E FRAUDES
Mercado e Investimento | COMO EVITAR CYBER SCAMS E FRAUDES


A pandemia COVID-19 continua a impactar o mundo inteiro. Aqui nos Estados Unidos, além das tensões das eleições, a população notou um aumento de campanhas fraudulentas de mensagens de texto e ligações automáticas espalhando medo e desinformação relacionados ao coronavírus. O cenário de incerteza, aumenta a vulnerabilidade das pessoas e facilita o trabalho de hackers e outros tipos de criminosos. São golpes financeiros, ligações indesejadas, text messages com links suspeitos e vírus, e-mails solicitando dados bancários… Os golpes estão ficando cada vez mais elaborados e pessoas super inteligentes e informadas tem caído vítimas dos golpistas.

O mundo imobiliário também tem sofrido com esses golpes. Como corretora, estou sempre alertando para desconfiarem de ligações, e-mails e mensagens de desconhecidos. Muitos de meus clientes procuram casas na região metropolitana de Atlanta, na busca por uma casa bonita, espaçosa, confortável, 3+ quartos, 2+ banheiros e jardins, lidando com as rotineiras frustações e estresse do processo. A indústria imobiliária tem advertido sobre os “contos do vigário”, mais antigos que a própria internet, mais com um super poder na indústria imobiliária durante o lockdown da pandemia, aumentando ainda mais nossa dependência nas transações digitais. As ligações automáticas começaram a evoluir para crimes cibernéticos mais agressivos, como fraudes de transferências bancárias via “wire”, entre outros golpes.

Sou corretora de imóveis há 11 anos, com experiência na área imobiliária aqui nos Estados Unidos. Já havia ouvido falar de vários casos indiretos, com clientes de outros colegas de trabalho. Gostaria de alertar sobre um caso muito próximo, em que o comprador de uma casa, depois de várias semanas aguardando uma aprovação final de um empréstimo para a compra do imóvel, recebeu uma chamada telefônica no fim da tarde, em que duas pessoas se identificaram como policiais federais americanos, e que a estavam investigando por lavagem de dinheiro e fraude. Os golpistas estavam monitorando todo o perfil “da vítima” e trajeto pelo celular. Acredita-se que os criminosos já estavam monitorando a vítima antes de aplicarem o golpe. Em meio à surpresa, desespero e confusão, essa pessoa foi vítima de um golpe cibernético com envolvimento de supostas autoridades da polícia federal e estadual durante duas horas.

“Depois de meses procurando uma casa, vencemos a guerra das ofertas e, quase chegando na etapa final, tudo desabou; estou vivendo um pesadelo, só nos restam uma esperança de descobrir e prender esses bandidos digitais”, desabafou a vítima. Segundo o relato da polícia local, na mesma semana do acontecimento do crime já havia dois boletins de ocorrências outros dois casos similares. “A polícia abrirá um inquérito seguido de uma investigação; mas devido à dificuldade de rastreamento no mundo cibernético e digital de bitcoins, será quase impossível essas vítimas recuperarem o dinheiro perdido”, disse o xerife deputado D. Rodrigues, do departamento de polícia do condado de Forsyth, Geórgia.

Os golpes online, mais conhecidos como “cyber scams” não são novidades. Todos nós temos um ou mais de um amigo, parente ou colega que já caiu em um esquema de fraude, roubo de dados pessoais, identidade, hackers de computadores e até mesmo caiu em um golpe de investimento tipo pirâmides etc.

Mais o que fazer para evitarmos esses tipos de golpes? A primeira coisa a fazer seria ficarmos todos em alerta! A Associação Nacional de Realtors recentemente alertou todos os seus membros e consumidores sobre um golpe mais comum hoje na indústria de imóveis, como a fraude por transferências bancárias antes de um fechamento de compra e venda de um imóvel.

Durante as últimas fases e estágios de um fechamento, os hackers entram e roubam informações detalhadas das transações e suas informações pessoais pelos seus e-mails. A partir daí, eles criam um e-mail parecido com seu ou de outra parte envolvida no negócio, e vão se passando por pessoas envolvidas no processo, como advogados, corretores, agentes do banco, vendedor ou comprador, dizendo que teve um mudança de último minuto e que enviariam novas instruções bancárias para transferência por wire do dinheiro da compra, por exemplo.

Enquanto existem infinidades de meios na qual um criminoso pode tirar vantagens e aplicar um golpe virtual no consumidor, existem também meios de se proteger contra eles. Confira as dicas que busquei com profissionais da área imobiliária e financeira para você se proteger:


NUNCA ENVIE INFORMAÇÕES PESSOAIS SENSÍVEIS POR E-MAILS – “Não compartilhem números de conta bancárias, senhas pessoais, números de social security ou qualquer dado que possa ser utilizado contra você e comprometer sua identidade pessoal por e-mail,” diz Luciana Young, da PRMG (Paramount Residential Mortgage Group), que completa: “Se você não tiver outra alternativa, mande somente por mensagens de e-mail encrypted.”


NUNCA CLIQUEM EM E-MAILS NÃO VERIFICADOS - “Se você não conhecer o remetente do e-mail pelo nome ou pelo endereço, NĀO ABRA!”, dizem os advogados da O’kelley and Sorohan Attorneys at Law. “Fiquem em alerta por qualquer arquivo em anexo, links de downloads de arquivos suspeitos de endereços desconhecidos; esses mesmos arquivos podem conter vírus ou fornecer um caminho para um hacker entrar no seu computador”, completam.


NÃO USEM INTERNET WI-FI SEM CÓDIGOS DE ACESSO DE SEGURANÇAS - Parece simples e seguro usar a internet de wi-fi de cafeterias, padarias, aeroportos, lojas e shoppings, mas evite! Quando usamos uma conexão de network aberta, deixamos vulneráveis todas nossas informações aos hackers e scammers. Somente acessem suas informações pessoais em um computador em casa ou em uma rede de internet segura.


PROTEJA TODAS AS SUAS CONTAS - Trocando suas senhas pessoais de bancos e e-mails a cada três meses pelo menos, fazendo uma “faxina” no seu celular com frequência, deletando todos os aplicativos do seu celular que você não utiliza há mais de três meses, isso também evitará o vazamento de alguma informação pessoal que foi compartilhada no passado. Evite também compartilhar sua localização nas redes de mídias sociais.


NUNCA ENVIE TRANFERÊNCIAS BANCÁRIAS SEM ANTES VERIFICAR TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS - Nenhum corretor de imóveis da Keller Williams Realty Atlanta Partners, ou qualquer outra empresa solicitando até mesmo pagamento de comissões de corretagem em dinheiro, mortgage lenders, advogados de transações do seu contrato, inspetores, appraisals, brokers, processadores do empréstimo no banco no qual você está aplicando para um empréstimo, nenhum membro de qualquer órgão público, polícia federal, local ou estadual, xerife, investigadores do FBI, agentes do IRS , funcionário público da prefeitura, agente de imigração, social security department... nenhum desses indivíduos citados como exemplo ligarão para seu telefone solicitando transferências de dinheiro em espécie, money orders, tranfer wise, money gram, bitcoin, pagamentos em gift cards etc. Não se deixe envolver por chantagens e ameaças verbais pelo telefone, desligue o celular e se dirija até a estação mais próxima de polícia para fazer um boletim de ocorrência.


SE VOCÊ SUSPEITA DE UM CRIME DE FRAUDE, DIGA A ALGUÉM - Se você suspeitar que está sendo vítima de fraude, contate imediatamente todas as pessoas envolvidas no processo de transação da compra da sua casa. Infelizmente, muitas vezes não há nada que se possa fazer para recuperar o dinheiro perdido, mas você ainda pode fazer um boletim de ocorrência para polícia local ou até mesmo aos FBI (Federal Bureau of Investigation - www.fbi.gov), Internet Crime Complaint Center (www.ic3.gov) ou Federal Trade Commission (www.ftc.gov).


Mais detalhes sobre como proteger as suas informações e evitar scams e fraudes durante o processo da compra de seu imóvel, contate-me, Wanessa Moore, sua realtor e corretora local. Estarei à disposição para tirar qualquer dúvida.



Wanessa Moore
Corretora licenciada na
Geórgia pela Keller Williams
Atlanta Partnes

 

Translate

Portuguese English Spanish