Home Reflexão Reflexão | SABENDO AGRADECER EM MEIO ÀS ADVERSIDADES
Reflexão | SABENDO AGRADECER EM MEIO ÀS ADVERSIDADES
Tuesday, 17 November 2020 00:00


É muito fácil sermos gratos quando tudo está bem ao nosso redor: quando somos reconhecidos e ganhamos uma promoção ou um aumento de salário; quando conseguimos comprar um carro novo ou uma casa; quando temos muitos amigos com quem podemos contar; quando os nossos relacionamentos conjugais e com os filhos estão caminhando tranquilo. Mas a capacidade de sermos gratos e termos atitudes de gratidão em tempos de angústias, adversidades, em tempos nos quais os vendavais balançam a nossa vida e o céu se escurece, não somente mostra se estamos prontos para um novo nível de humanidade, segundo a vontade de Deus, mas revela do que é feito o nosso caráter.

Estamos no mês de Ação de Graças, quando culturalmente somos levados a desenvolver um sentimento de gratidão a Deus e aos outros, por tudo que foi promovido em nossas vidas. No entanto, devido a tudo o que aconteceu neste ano (crise pandêmica), nós nos perguntamos: “É possível termos um coração agradecido quando tudo está escuro ou nebuloso?” Quando bate no coração a dor da perda ou de um sonho não realizado, é possível olhar para o céu e falar “Muito obrigado, Deus, por estar no controle da minha vida”, mesmo quando enfrentamos situações de afronta e desprezo?

Por que é que diante das crises, como esta que estamos vivendo, uns conseguem erguer a voz com cânticos de gratidão e outros vão em direção a autocomiseração pelo caminho da reclamação e murmuração? Esta é a hora de se apegar ao momento de aprendizado e com gratidão ter a convicção que vai passar. Gratidão nos dá força para, com serenidade, atravessar as tribulações. Gratidão cura os nossos sentimentos de baixa estima e de pessimismo. Gratidão é um estado de espírito que só é permitido ter quem vive um relacionamento com Deus pelo que Ele é, e não somente pelo que Ele faz.

No livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 16, Versículos 24 ao 30, nos é mostrado um exemplo de gratidão verdadeira. Paulo e Silas, encerrados em uma prisão, conseguiram produzir gratidão, que nasceu no amago de suas almas e produziu frutos de adoração que sobrepôs as suas necessidades temporárias. O que podemos aprender com esses dois personagens, que depois de serem açoitados foram aprisionados? O que fazemos diante das crises? Agradecer ou reclamar, adorar ou murmurar, perder a fé ou acreditar, desanimar ou manter-se motivado? Stephen Covey, responsável pelo desenvolvimento do princípio 90/10, nos diz que não temos controle sobre 10% do que acontece em nossas vidas, mas os outros 90% são determinados pelas nossas reações. Paulo e Silas não escolheram serem presos, mas na prisão decidiram ser gratos e com isso tudo mudou. Nós não escolhemos o ano de 2020 para viver o que estamos vivendo, mas como reagimos a ele vai determinar como será o ano de 2021.

A primeira grande lição que aprendemos é que gratidão não depende da circunstância que estamos vivendo. Pela definição, gratidão significa reconhecimento pelos elementos de valor na nossa vida, ou seja, não é o momento que define o meu grau de gratidão, pois devemos conseguir visualizar valor em todas as situações. O contexto da gratidão de Paulo e Silas não é uma bela casa, uma bela igreja ou um jardim... é uma prisão. Seus companheiros não são os familiares e amigos, mas pessoas que tiveram problemas com a lei. Situação totalmente adversa, mas eles conseguiram visualizar valor em tudo aquilo que eles estavam vivendo. Você consegue enxergar valor na situação que você está atravessando neste momento? Eles não olharam para a situação física e emocional. Eles disseram não para autocomiseração e para as lamentações e cantaram um hino de gratidão.

Outra coisa que aprendemos nesse episódio é que a gratidão tem o poder de mudar situações, é uma das melhores ferramentas para produzir transformação de vida. Paulo e Silas não estavam limitados a um contexto territorial e temporal; gratidão nos leva a transpormos o espaço/tempo. Ao expressar gratidão cantando, diz a Bíblia que o lugar que eles estavam se moveu e eles foram libertos. Não existe ambiente que não mude quando expressamos o sentimento da gratidão: a noite fica clara, o silêncio fica barulhento, a morbidez se transforma em algo vivo, tudo muda. Ou seja, gratidão é a chave para fazer com que passemos por esta pandemia em vitória.

Os nossos lábios devem ter sempre uma palavra de gratidão, porque essa palavra pode mudar vidas e destinos. O exemplo de Paulo e Silas ao serem gratos mudou a vida do carcereiro. O que as pessoas têm recebido de você durante esta crise? O que os outros vão ouvir de nós neste Dia de Ação de Graças?



Pastor Marcos Muniz
Igreja Assembléia de Deus
Restaurando Vidas

Last Updated on Tuesday, 17 November 2020 19:08
 

Translate

Portuguese English Spanish