Home Capa Capa | ANO NOVO, VIDA NOVA!
Capa | ANO NOVO, VIDA NOVA!
Tuesday, 19 January 2021 00:00


“Whatever you think you can do or believe you can do, begin it. Action has magic, grace and power in it.” (Goethe)

“Seja o quer for que você pensa que pode fazer ou acredita que pode fazer, comece. A ação tem magia, graça e poder.” (Goethe)


Apenas palavras? Afinal, que grande e efetiva diferença há entre a mudança do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro em relação aos outros final e início de mês, ou mais, entre um dia para outro? Apenas uma tradição? um ritual? um momento de esperança, de desejos, promessas?

Nada combina mais com “ano novo” como “novos hábitos”. Todos os anos se tenta começar hábitos novos e melhores, com o objetivo de dar um reset no que se faz habitualmente e iniciar janeiro com uma perspectiva renovada.

Mas, frequentemente, em pouco tempo o ciclo anterior se mostra mais forte e as pessoas se pegam fazendo tudo da mesma forma, embora tudo que foi feito até então tenha tido valor, fizeram a vida acontecer, lhe trouxe onde se está hoje. Mas se efetivamente há o desejo, a necessidade de mudança, se realmente se quer um ano novo, diferente, com novas conquistas, com outras atitudes, outros hábitos... não tem jeito, é preciso que algo seja feito de forma diferente. Para que possamos alcançar resultados diferentes em nossas vidas, devemos fazer diferente.

Diria Clarice Lispector: “Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos ‘agoras’ é que você existe.” Sendo assim, ação é a base necessária para criar mudanças em nossas vidas e seguir em frente para atingir nossos objetivos. Para atingir um objetivo, devemos estar prontos, dispostos e capazes de agir. Sem uma ação consistente e persistente, a meta não será alcançada. Podemos passar nossas vidas inteiras sonhando, pensando, planejando e nos preparando para atingir nossos objetivos, mas sem ação, esses objetivos e sonhos nunca serão alcançados.

Não dá para esperar um momento, a segunda-feira, o final do curso, as férias, o tempo livre, o ano novo, e aí se ter o tempo esperado e as condições perfeitas, para iniciar aquele projeto, tomar aquela atitude. Enfim, se falta de tempo fosse desculpa, qualquer desocupado teria o maior sucesso. A questão não é o tempo, mas o quanto se consegue gerenciá-lo.

Disciplina é conseguir recusar a tentação de não fazer o que você sabe que é o certo. Coisas que geralmente são chatas incomodam, tiram a pessoa da zona de conforto, mas precisam ser feitas. Fundamental é ser uma pessoa que sabe que consegue fazer o que é preciso, e não o fácil, o cômodo. Algo importante acontece quando você se compromete e exerce a disciplina para fazer essas coisas, você muda a imagem que você tem de você mesmo. Se você não tiver um senso próprio de respeito, de se ver no espelho e falar honestamente “Eu admiro e respeito muito essa pessoa que vejo aqui”, você não vai conseguir fazer 2021 diferente.

Jordanna Carvalho e Luiz Henrique Rocha

Faça questão que os seus sonhos sejam maiores que todos os seus medos. As pessoas ficam presas, quando seu medo, crenças limitantes, julgamentos de si ou que vêm dos outros, são maiores do que sua motivação para seguir em frente na sua ação.

Crie uma prática de renovação diária que o energize, o conecte com seus objetivos e o motive a agir. Para alguns, isso pode assumir a forma de meditação. Outros podem optar por orar, caminhar, nadar, correr ou outra forma de exercício solitário. Algumas pessoas podem decidir escrever em um diário. Essa prática de renovação diária pode assumir qualquer forma, desde que o inspire a seguir em frente. Sabemos que a ação leva a resultados, mas apenas saber disso não é suficiente. Saber e fazer são duas coisas muito diferentes.

Movimento! Quero ver você começando o ano assim: movendo-se. E não estou me referindo apenas ao exercício físico. Eu me refiro especialmente ao movimento do espírito, da alma. Mova-se para mexer com o coração de alguém. Mova-se para encontrar a inspiração para criar, para inventar. Quando você está em movimento, não há espaço para dúvidas, porque isso o impulsiona para a frente, o faz mais forte, mais sábio. O movimento nos inspira. Faça cada dia do seu ano valer à pena!

Comemore cada etapa vencida, construída, especialmente no seu íntimo. Isso lhe dará firmeza e confiança. Ação é o processo, a meta é o resultado. Ao entrar no processo, você está em ação. É o caminho para o crescimento, o aprendizado, a autoestima e a confiança.

Sucesso é ter coragem de tentar algo diferente. E, mesmo se errar, se não der certo, aprenda com isso, tenha a capacidade e a humildade de se desenvolver, de melhorar e continuar evoluindo.

E novamente citando Clarice Lispector: “A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”


Retrospectiva


O ano de 2020 foi um ano difícil para todos nós. Acredito que para a maioria das pessoas do mundo. A pandemia do coronavírus veio mudar tudo.

Meu esposo e eu não escapamos das dificuldades, mas foi em meio a uma pandemia mundial que minha vida mudou completamente, com um presente de Deus para a minha família, a chegada da minha primeira filha: Haeley Rocha. Depois do seu nascimento, comecei a enxergar tudo diferente. Reclamei menos, dei mais valor a certas coisas e deixei pra lá as que não são tão importantes.

Em 2020 Deus também nos proporcionou realizar vários outros sonhos e, diante de tudo que tem acontecido no mundo, a maior lição que podemos tirar disso tudo é o aprendizado que obtivemos.

Devemos pensar mais no próximo e lembrar que todos nós somos iguais aos olhos de Deus. Ore e peça a Deus sabedoria e força para tentar deixar pra lá quem nos magoou e aprender a perdoar. Este 2021 é o ano para que possamos colocar em prática todo o nosso aprendizado de 2020.

Feliz ano novo à toda comunidade brasileira!

Jordanna Carvalho, Luiz Henrique Rocha e Haeley Rocha

Foto por Ana Nobre Photography



Dr. Carlos Hanzani
Médico Homeopata e Psicanalista

Fotos por
Ana Nobre Photography

Last Updated on Tuesday, 19 January 2021 20:36
 

Translate

Portuguese English Spanish