Home Saúde Saúde | DEPRESSÃO: ENTENDA ESTE TRANSTORNO
Saúde | DEPRESSÃO: ENTENDA ESTE TRANSTORNO
Thursday, 18 February 2021 00:00


“Hoje a tristeza não é passageira, hoje fiquei com febre a tarde inteira. E quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima.
Música: A via Láctea – Legião Urbana


Uma tristeza que não cessa, uma enorme desesperança e o desejo de fazer nada; dói na alma... Assim é a depressão.

A psiquiatria a trata a depressão com medicamentos que regulam o funcionamento dos neurotransmissores, os chamados “antidepressivos”.

Atualmente existe a indicação para que o paciente faça psicoterapia juntamente com o tratamento medicamentoso, com o intuito de se entender quais processos internos podem estar contribuindo na manutenção desse transtorno.

A terapia cognitiva comportamental (TCC) entende ser o pensamento enviesado e carregado de erros, como fator determinante para a depressão. São pensamento de desvalia, de desconfiança e desesperança com relação a si, ao mundo e ao que está por vir.

Nota-se também, que a depressão está sempre acompanhada do transtorno de ansiedade, pois o pensamento catastrófico está sempre presente, ele faz com que a pessoa fique antecipando o futuro o tempo todo e pensando sempre um desfecho ruim para ele.


A origem de todos os pensamentos negativos se encontra nas crenças individuais. Crença é a forma como uma pessoa aprende a pensar sobre o mundo e sobre si mesmo, se for negativa existe grande possibilidade de se desenvolver algum transtorno mental.


A estratégia principal da TCC é a de intervir na forma como as pessoas pensam e agem, não se trata de ensinar ao paciente como ter pensamentos positivos, mas sim a desenvolver pensamentos mais realistas.

Pensamentos mais racionais possibilitam montar estratégias de resolução e enfrentamento dos problemas.

E você, tem pensamentos ruins a respeito de si, do mundo e sobre o futuro? Vamos pensar sobre isso?

Faça uma pequena lista sobre a forma como você pensa sobre esses três itens. Ao final, se notar muito negativismo na sua forma de pensar, procure por ajuda, não permita que esses pensamentos deprimam você.



Por Paulo B. Moraes
www.ctcabc.com.br
WhatsApp: (470) 307-6706


Paulo B. Moraes é psicólogo e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pelo Instituto de Terapia Cognitiva – ITC e especialista em Dependência Química pela UNIFESP.

Atua como terapeuta, professor e supervisor clínico de TCC.

Atualmente reside em Atlanta e tem o intuito de ajudar e cuidar clinicamente da comunidade brasileira, com atendimentos clínicos, palestras e Workshops.

Last Updated on Thursday, 18 February 2021 15:17
 

Translate

Portuguese English Spanish