Home Comunidade Comunidade | O XERIFE DO CONDADO DE COBB VISITA O CONSULADO BRASILEIRO DE ATLANTA
Comunidade | O XERIFE DO CONDADO DE COBB VISITA O CONSULADO BRASILEIRO DE ATLANTA
Tuesday, 18 May 2021 00:00


No último dia 14 de abril, o xerife Craig Owens e a Chief Deputy Rhonda Anderson se reuniram com o Cônsul brasileiro Carlos Henrique de Abreu e sua equipe no Consulado-Geral do Brasil em Atlanta. Na ocasião, eles discutiram os planos do xerife para fortalecer os laços com a comunidade latina e construir um relacionamento mais forte.

Recentemente, o xerife Owens se reuniu com o Cônsul-Geral do México, Javier Díaz de León, para estabelecer caminhos de colaboração que beneficiem as comunidades mexicana e hispânica. Ele também tem se reunido com outros diplomatas e líderes da comunidade internacional em Atlanta. A série de encontros com líderes da comunidade imigrante faz parte da promessa de campanha de Owens em restaurar a verdade, a confiança e a transparência no Gabinete do Xerife do Condado de Cobb junto à comunidade, principalmente a dos imigrantes.



Sua maior promessa de campanha foi a de reformar a polícia do Condado e cancelar o polêmico Programa 287(g), que foi criado pelo The Immigration and Nationality Act e permitia ao Departamento de Segurança Interna estabelecer memorandos de entendimento com as localidades. Esses acordos delegavam às autoridades locais para que atuar como agentes de imigração, sem lhes dar o treinamento necessário, e lhes concedia certos poderes que incluíam: investigar o status de imigração das pessoas na prisão de Cobb; usar bancos de dados do ICE quando detiam imigrantes; indiciar detentos; colocação de indivíduos em procedimentos de remoção do país (deportação).



O xerife alegou que esse programa apresentava muitos gastos. Em seu discurso de posse em 19 de janeiro deste ano, Owens afirmou: “É hora de reformar o 287(g). Custa dinheiro e recursos do Condado de Cobb. Até mesmo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos admite que não está sendo usado como foi originalmente planejado. Como xerife, tirarei criminosos perigosos das ruas, não importa quem sejam ou de onde sejam, mas não permitirei discriminação racial e segmentação da comunidade latina”. O Xerife Owens prometeu também que em seus primeiros 100 dias de gestão haveria uma mudança cultural dentro da agência e anunciou iniciativas que planejou implementar. Uma delas foi a iniciativa de visitar líderes das comunidades latinas para estabelecer um melhor relacionamento e interação das comunidades imigrantes, principalmente os latinos, que são maioria imigrante no Condado, como relatamos mais acima. Para saber mais sobre as promessas dos primeiros cem dias de gestão do Xerife Owens, leia a matéria de capa da Cia Brasil Magazine de fevereiro de 2021 no nosso site www.ciabrasilatlanta.com.



Em sua visita ao Consulado brasileiro, o xerife se prontificou a ajudar a facilitar a comunicação do Consulado com brasileiros detentos, assim como ter maior transparência junto à comunidade. Ele também ressaltou sobre sua política de portas abertas com seus policiais e disse que cumprirá sua promessa de campanha de transparência: “A cultura anterior - pelo que tenho visto e pelo que sei – não foi muito transparente. Você não podia entrar nas instalações, e nem lhe davam nenhuma informação dos detentos. Tudo era segredo. Quero que todos saibam o que estamos fazendo. Não temos nada a esconder aqui.”



Esse encontro foi muito positivo, produtivo, simbólico e significativo para a comunidade brasileira. Abriu-se um canal de comunicação e muitas possibilidades de projetos e oportunidades para a nossa comunidade participar por meio de eventos comunitários, treinamentos, mais segurança e tranquilidade com relação ao Programa 287(g), mais transparências junto ao centro de detenção, entre outras mudanças positivas junto ao Gabinete do Xerife. Entre os presentes estavam os Conselheiros do Consulado, o Setor Comercial (SECOM) e o Departamento de Ajuda à Brasileiros do Consulado. Esteve presente também a Diretora da Cia Brasil Magazine, Cristiane Pope, que ajudou a facilitar o encontro com o embaixador brasileiro. Cristiane participa como voluntária junto ao Departamento Comunitário do Gabinete do Xerife do Condado de Cobb, liderado pelo Sr. Carlos Garcia, que foi apontado pelo novo xerife como o porta-voz do gabinete para interceder em favor das comunidades hispânica e latinas, e ajudar a promover um melhor relacionamento com nossa comunidade brasileira em Atlanta.

Owens também anunciou que estão abrindo oportunidades de trabalho e estão contratando novos policiais, além de outras funções: “A aplicação da lei é uma das carreiras mais gratificantes possíveis para aqueles que têm paixão por servir aos outros. Estamos buscando homens e mulheres dedicados interessados em possuir uma carreira junto ao Gabinete do Xerife do Condado de Cobb. Em nosso gabinete você encontrará um ambiente de trabalho que promove excelência e integridade, onde os colegas de trabalho se tornam uma família. Enquanto trabalhamos juntos para construir o melhor Gabinete do Xerife do estado da Geórgia, estou comprometido em investir no treinamento e educação de nossos policiais e civis para garantir o avanço na carreira e servir melhor o povo do Condado de Cobb.”

Para ser elegível para uma das vagas você precisa: ser um cidadão americano maior 21 anos de idade; ter o diploma de ensino médio ou GED; ter carteira de habilitação válida; ter um bom histórico de empregos anteriores e boas referências pessoais.



Sobre todas as vagas de trabalho disponíveis, outras restrições, benefícios, planos de carreira e fazer sua inscrição visite o website www.governmentjobs.com/careers/cobbcounty para mais detalhes.


da Redação
Fotos: Manoel Oliveira

Last Updated on Tuesday, 18 May 2021 18:17
 

Translate

Portuguese English Spanish