Home Destaque Destaque | CONSELHO DE CIDADÃOS BRASILEIROS DE ATLANTA
Destaque | CONSELHO DE CIDADÃOS BRASILEIROS DE ATLANTA
Tuesday, 18 May 2021 00:00


No dia 27 de abril, os membros do Conselho de Cidadãos de Atlanta, junto a seus familiares, realizaram um jantar para oficializar a nova gestão de 2021 e a posse da nova Presidente, Elizabeth DeSouza, na Churrascaria Fogo de Chão em Atlanta. Na ocasião participaram também o Embaixador Carlos Henrique de Abreu e sua esposa Morgana.


O Conselho de Cidadãos foi criado por iniciativa do Ministério das Relações Exteriores junto aos Consulados-Gerais brasileiros com o objetivo primordial de estabelecer uma ponte entre o governo e as comunidades brasileiras no mundo. Constitui foro informal e apolítico de aconselhamento dos consulados do Brasil no exterior, e tem composição rotativa. Sua finalidade é a de permitir troca de ideias e coleta de informações sobre as necessidades, problemas e interesses da comunidade brasileira residente e domiciliada em cada jurisdição.

A partir de 2008 surgiram os primeiros Conselhos de Cidadãos, com membros eleitos pela própria comunidade. Foram criados mais de 50 espalhados pelo mundo. O primeiro de Atlanta formalizou-se no dia 25 de agosto de 2008 com a primeira reunião presidida pelo Embaixador Oto Maia, que na época era Subsecretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, responsável pelas comunidades brasileiras no exterior e pelos consulados-gerais. A reunião foi realizada no recém-inaugurado Consulado de Atlanta e teve como presidente o nosso primeiro Cônsul, o Embaixador Adalnio Senna Ganem, que estabeleceu o primeiro Estatuto e Código de Ética do Conselho de Atlanta.

A partir de 2010, nosso Conselho de Cidadãos Brasileiros de Atlanta escolheu seus próprios representantes do Conselho local para nos representar nas conferências mundiais junto ao CRBE (Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior). Os primeiros representantes foram os membros do Conselho Lucia Jennings e Cristiane Pope. A Conferência Mundial foi realizada no Palácio do Itamarati no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.

Hoje somos compostos de dez representantes da comunidade local e nosso principal objetivo é canalizar o diálogo entre a comunidade brasileira e o Consulado-Geral do Brasil em Atlanta, e promover a cultura brasileira em Atlanta. Os atuais membros do Conselho de Cidadãos de Atlanta são:

Desde 2011, o Conselho realiza, anualmente, o evento Dia da Saúde Brasileira, em parceria com o Northside Hospital Atlanta, para oferecer um dia de exames, palestras e serviços de saúde gratuitos para a comunidade brasileira de Atlanta. Participam todos os anos uma equipe médica do Northside Hospital Atlanta, profissionais de saúde local, empresas apoiadoras do projeto e muitos voluntários, além do apoio do Consulado Brasileiro de Atlanta. No ano passado, devido à pandemia do COVID19, o nosso Dia da Saúde Brasileira foi realizado em versão virtual, com o tema “A sua saúde nesta época de Covid”. Em 2021, evento voltará a ser presencial e será realizado em setembro. Fique atento para os detalhes e informações sobre como participar que serão publicados em breve.

Convidamos toda a comunidade para conhecer mais sobre o trabalho que o Conselho realiza, enviar suas sugestões para novos projetos e para participar dos nossos eventos junto à comunidade.

Mais informações na página do Conselho no Facebook @Conselho de Cidadãos Brasileiros de Atlanta.




Da Redação

Last Updated on Tuesday, 18 May 2021 19:04
 

Translate

Portuguese English Spanish