Home Beleza Beleza | MAIO É O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE
Beleza | MAIO É O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE
Tuesday, 18 May 2021 00:00


O câncer de pele é uma das formas da doença mais evitáveis, e este mês de maio tem como objetivo reconhecer os riscos e causas e promover a detecção precoce. É importante que estejamos cientes de alguns fatos importantes sobre câncer de pele, os quais são, segundo The Skin Cancer Foundation:

• É o principal câncer diagnosticado a cada ano nos Estados Unidos, mais do que todos os outros cânceres combinados;

• O risco de desenvolver melanoma (o tipo mais grave da doença) cai 50% usando pelo menos protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 ou superior diariamente;

• A detecção precoce é um fato que leva a uma taxa de sobrevivência de 99% de melanoma depois de cinco anos.

O filtro solar não apenas ajuda a minimizar o risco de câncer de pele, como desempenha um papel importante - indiscutivelmente, o mais importante - ajudando a retardar os sinais visíveis de envelhecimento da pele. Para aproveitar ao máximo o filtro solar, o fundamental é escolher o produto certo, usá-lo corretamente e manter uma barreira de pele saudável.


O QUE PROCURAR EM UM PROTETOR SOLAR


Três fatores são importantes para se verificar num protetor solar: a proteção de amplo espectro, o fator de proteção solar (FPS) e se é à prova d’água.

A proteção de amplo espectro significa que o filtro solar protege sua pele dos raios UVA e UVB. Os raios UVB são os principais causadores de queimaduras de sol e câncer de pele. Já os raios UVA, que penetram na pele mais profundamente, são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento (por exemplo, o aparecimento de rugas, flacidez e textura irregular).

O fator de proteção solar é importantíssimo e vem sempre acompanhado por um número, o qual indica quanto tempo os raios ultravioletas levariam para queimar sua pele (supondo que você esteja usando o protetor solar corretamente) em relação ao tempo que levaria para queimar sem nenhum protetor solar. No protetor solar FPS 50, por exemplo, se levaria 50 vezes mais tempo para queimar a sua pele em comparação a não ter nenhuma proteção.

E, não menos importante, o protetor solar à prova d’água terá menos probabilidade de ser eliminado devido à umidade e outros fatores.


COMO USAR O PROTETOR SOLAR CORRETAMENTE


Primeiramente, aplique protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol ou qualquer coisa no meio. Não importa se você está na praia, praticando snowboard, dirigindo com as janelas abertas, em um avião ou trabalhando em ambientes fechados o dia todo, sua pele está sendo exposta a esses raios ultravioleta.

Faça do protetor solar a etapa final de seu regime de cuidados com a pele. O filtro solar precisa de tempo para se ligar à camada externa da pele para obter o máximo benefício e proteção.

Aplique na pele fria e seca pela manhã, 15-30 minutos antes de sair de casa ou antes de sair por um longo período. E se lembre de reaplicar, especialmente se você ficar ao ar livre por um longo período. Se puder, reaplique a cada duas horas (mais se puder). Até utilize alarmes para isso.

E use a quantidade certa para o rosto e todas as áreas expostas do corpo.


PRINCIPAIS INGREDIENTES DO PROTETOR SOLAR


O protetor solar age sobre dois aspectos: proteção física e proteção química.

Na proteção física, os ingredientes, que refletem luz ultravioleta, infravermelho, luz azul, calor e poluição, são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.

A proteção química absorve a luz ultravioleta e neutraliza a energia da luz por meio dos ingredientes homossalato e octisalato.


VERDADEIRO OU FALSO?


Falso - O protetor solar só é necessário quando estiver fora da piscina.

Verdadeiro - A exposição à luz ultravioleta ocorre durante todo o ano, mesmo no inverno com cobertura de nuvens, ou quando você está sentado em um ambiente fechado próximo a uma janela.

Verdadeiro - O protetor solar deve ser aplicado diariamente e reaplicado a cada duas horas ou após longos períodos de suor, nadando ou se enxugando.

Falso - Tons de pele mais escuros não precisam de protetor solar.

Verdadeiro - Todos que vivem expostos ao sol correm o risco de desenvolver certos tipos de câncer de pele. Os exames anuais de pele podem ajudar a reduzir drasticamente o risco e levar a um tratamento mais rápido.


LEMBRE-SE:


• Fórmulas FPS 50
• Proteção de amplo espectro UVA e UVB
• Resistente à água
• Fórmulas não-comedogênicas



Beatriz Kelly
Skincare Specialist

Last Updated on Tuesday, 18 May 2021 19:17
 

Translate

Portuguese English Spanish