Home Capa
Capa | DICAS PARA VOCÊ APRENDER INGLÊS EM 2020
Wednesday, 15 January 2020 00:00


Para nós, imigrantes que deixamos o nosso país de origem e nos aventuramos pelo mundo a fora em busca de uma vida melhor e melhores oportunidades, a palavra desânimo não parece fazer parte de nosso vocabulário. Chegamos em uma terra diferente e aos poucos nos habituamos aos costumes da nova cidade. Aprendemos a abastecer o carro sem frentistas, a usar os drive-throughs do banco, pagar contas, alugar apartamento, tirar a carteira de motorista… Quando percebemos, o novo país já não é tão estranho, e já se torna nossa casa.

Os imigrantes vivem uma constante vida de adaptação e superação de obstáculos. Rememore o quanto você já conquistou desde que chegou aos EUA. Se falar inglês fluentemente está em sua lista de conquistas alcançadas, parabéns! Mas, se você ainda não fala inglês, não se acomode com promessas de ano novo querendo melhorar a sua vida; aprender o inglês quando você reside na Terra do Tio Sam abrirá novas portas de oportunidades.

Você já parou para pensar o quanto sua vida seria mais fácil se neste ano você finalmente dominasse o idioma local? Então vamos fazer de 2020 o ano que finalmente aprendemos a nos comunicar melhor em inglês? Deixo aqui quatro dicas valiosas para que você tenha sucesso em aprender a falar melhor e mais fluente a língua norte-americana.


DEFINA SEU OBJETIVO



Faça as seguintes perguntas:


  • Por que preciso aprender inglês?
  • Qual é o meu objetivo?

Pode parecer simples, mas é necessário responder a essas perguntas para que você entenda onde quer chegar. Estamos inseridos numa comunidade brasileira nos EUA, ou seja, a maioria de nós precisa do idioma no dia a dia, seja no trabalho, na escola de nossos filhos ou no banco. Cada um de nós tem motivações diferentes que nos levam a dedicar-se a algo, mas muitas vezes não temos um objetivo claro.

Aprender uma nova língua tem seus desafios, mas essa jornada será muito mais prazerosa quando ela fizer sentido para você. Visualize-se em situações nas quais falar inglês removerá muitos empecilhos na sua vida. Imagine-se conversando com pessoas e tendo a capacidade de solucionar problemas, esclarecer mal-entendidos, ter mais oportunidades de trabalho e criar relacionamentos. Pense muito sobre isso e tenha sempre em mente o motivo pelo qual você precisa aprender o inglês.


COMECE DEVAGAR



A necessidade de falar a língua pode gerar ansiedade para aprender o mais rápido possível. Estabeleça metas realistas e dedique um determinado período para aprender o idioma. É possível aprender sozinho, porém isso requer muita dedicação e é um processo mais demorado. Estudar em uma escola é a melhor opção para aqueles que precisam do inglês “para ontem’’, que é o caso da maioria de nós que moramos nos EUA. Qualquer que seja o melhor cenário para sua situação, lembre-se: é preciso ter paciência consigo mesmo e com o processo de aprendizagem.


NÃO TENHA MEDO DE COMETER ERROS



Quando aprendemos nossa língua materna pela primeira vez, não aprendemos lendo ou escrevendo. Inicialmente captamos palavras com as pessoas e situações ao nosso redor, como nossos pais, irmãos e irmãs, desenhos animados, entre outros. Com o passar do tempo, formamos nosso vocabulário, o qual, lentamente, transforma-se em frases, e essas frases tornam-se conversas. É um processo simples, mas não é da noite para o dia. Quando uma criança aprende a falar, ela está sempre buscando entender seus arredores e se comunicar.

Não tenha vergonha de dizer algo errado, pois, como já diria o ditado popular, “é errando que se aprende.” Não tenha medo de começar uma small talk com alguém, ou seja, conversas rápidas com o atendente no supermercado ou com o vizinho no elevador. Insira-se no ambiente, esteja sempre atento às conversas que acontecem ao seu redor e quando houver a chance de participar, arrisque-se! É normal ficar acanhado ao engatar em uma conversa, mas é necessário enfrentar a insegurança a fim de alcançar resultados.

Não limite seu aprendizado colocando obstáculos na língua. Pensamentos do tipo “esta língua é muito difícil’’, “não consigo aprender’’, “inglês não é pra mim’’, são barreiras que criamos em nosso subconsciente e que dificultam o aprendizado. Acredite em seu potencial!


DEDIQUE-SE



Não basta apenas ter vontade de estudar, é preciso empenhar-se! Muitos têm pouco tempo e recurso para investir e acabam deixando de lado a oportunidade de iniciar ou dar continuidade num curso de inglês. Então, estabeleça prioridades! Ninguém melhor do que você para determinar o quão importante é aprender a língua inglesa. E quando estiver pronto, comece seus estudos!

Seja em aulas particulares ou em grupo, sempre mantenha o foco, faça perguntas, participe! Fora da sala de aula, assista séries de TV, ouça músicas, escute rádio... treine o seu ouvido para o inglês e assim, pouco a pouco, você perceberá o quão familiarizado ficará com a língua.


E o mais importante: após iniciar os estudos, não desista!



Dicas por Paola Macedo
The English Island

Nós da The English Island estamos aqui para ajudá-lo a dominar o inglês. Nossos professores são americanos, nossos grupos são pequenos e temos preços acessíveis a todos. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais informações sobre nossos cursos.

Last Updated on Wednesday, 15 January 2020 19:56
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 14

Translate

Portuguese English Spanish