Home Capa
Capa | Brasil escolhe novo presidente
Thursday, 13 September 2018 00:00

No próximo dia sete de outubro, brasileiros irão às urnas para escolher o novo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Essa promete ser uma das eleições mais disputas e não há, ainda, um favorito.

Toda eleição presidencial é cercada de expectativas e incertezas, o brasileiro torce para que o (a) vencedor (a) possa resolver problemas sérios como desemprego e crescimento econômico. A corrupção é outro ponto a ser enfrentado; a Operação Lava Jato prendeu alguns políticos, inclusive o ex-presidente Lula, que foi condenado em 2ª instância, está preso e impedido de disputar a presidência devido à chamada Lei da Ficha Limpa. Seu partido substituiu a candidatura do ex-presidente por outro candidado na corrida presidencial.

Para agravar ainda mais o cenário, o candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado, no último dia seis, enquanto fazia campanha na cidade mineira de Juiz de fora. O autor do atentado foi preso e as autoridades agora investigam se ele agiu por conta própria ou foi contratado para realizar o atentado.

Por ser um ano de eleição, investidores nacionais e internacionais olham atentos para o Brasil. O dólar disparou nas últimas semanas e a expectativa é que o mercado só volte a se tranquilizar quando a eleição for encerrada.


A importância de votar


Diante de tantas incertezas, o caminho é refletir para escolher quem comandará o País nos próximos quatro anos. Brasileiros que residem em outros países, também podem votar para presidente e ajudar a mudar a situação de nossa pátria natal.


Quem precisa e onde votar


Todos brasileiros que residem no exterior e têm mais de 18 anos, exceto idosos com mais de 70 anos e analfabetos, são obrigados a votar para presidente. Aqueles que vivem fora do Brasil, mas mantêm seu domicílio eleitoral no país, devem votar em todas as eleições ou justificar suas ausências.

Todos os brasileiros que transferiram seus títulos eleitorais para votar no exterior, e estão com seção eleitoral de Atlanta, devem comparecer às repartições do Consulado Geral do Brasil em Atlanta no dia 7 de outubro para votar nas eleições presidenciais em primeiro turno, e, se houver segundo turno, em 28 de outubro de 2018.

Informações: Consulado-Geral do Brasil em Atlanta. Endereço: 3500 Lenox Road NE, One Alliance Center, Suite 800, Atlanta, GA 0326. Phone: (404) 949-2400. Horário da votação: 7am às 5pm.


Fernando Haddad (PT):
é o candidato do partido no lugar de Lula. Haddad foi prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação e professor universitário. Suas principais propostas são de retomar e ampliar todos os projetos sociais realizados durante os governos petistas, além de uma reforma política. Tem 55 anos de idade e é um candidato de esquerda.

Jair Bolsonaro (PSL):
ex-capitão do Exército, é deputado federal pelo Rio de Janeiro, há quase três décadas. Visto como polêmico, defende leis severas aos criminosos e que o cidadão possa adquirir uma arma com mais facilidade. É de extrema-direita e tem 63 anos de idade.

Ciro Gomes (PDT):
ex-governador do Ceará, ex-prefeito de Fortaleza, ex-ministro da Integração Nacional e professor universitário, disputa a presidência pela 3ª vez. Defende endurecer as regras contra o sistema bancário e ajudar a “limpar o nome” dos brasileiros que estão endividados através de um novo financiamento. É um candidato de esquerda, apesar de já ter pertencido a partidos de centro e de direita. Tem 60 anos de idade.

Marina Silva (Rede):
ex-senadora pelo Acre e ex-ministra do Meio Ambiente, tenta pela 3ª vez chegar à presidência. Em 2014, ficou em 3º na disputa das eleições. Defende as causas ambientais e o crescimento sustentável. Tem 60 anos de idade e é considerada uma candidata de centro-esquerda.

Geraldo Alckmin (PSDB):
governou o Estado de São Paulo por quatro vezes. Em 2006, chegou ao 2º turno da eleição presidencial, mas acabou derrotado por Lula. Tem o apoio de vários partidos do chamado “centrão”. Defende uma política mais liberal e é visto como de centro-direita. Tem 65 anos de idade.

OS OUTROS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA SÃO:

• Alvaro Dias (Podemos)
• Cabo Daciolo (Patriota)
• Eymael (DC)
• Guilherme Boulos (PSOL)
• Henrique Meirelles (MDB)
• João Amoêdo (Novo)
• João Goulart Filho (PPL)
• Vera Lúcia (PSTU)



Da Redação

Last Updated on Thursday, 13 September 2018 17:32
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 3 of 20

Translate

Portuguese English Spanish