Home Capa
Capa | HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE IMIGRANTES: HECTOR ESPINOSA
Monday, 17 August 2020 00:00


Em comemoração aos 50 anos de idade, homenageamos nesta matéria de capa Hector Espinosa Garcia, um mexicano que nasceu na cidade de Guanajuato e veio para os Estados Unidos aos vinte e cinco anos de idade, durante os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, para visitar sua irmã que já morava na cidade.

Hector trabalhava em um banco em seu país de origem e após sua visita se apaixonou pela Geórgia e recomeçou a sua vida. Aqui, Hector trabalhou muito, e como muitos imigrantes fez de tudo um pouco. Há dezessete anos, Hector, que na época já estava com 33 anos, trabalhava com limpeza de carpetes e a partir daí iniciou seu próprio negócio. Ele foi realizar um trabalho em uma residência onde conheceu a brasileira Rosimar Garcia, que trabalhava como housekeeper. Os dois trocaram números de telefones e acabaram namorando por sete anos, e há dez anos se casaram.

Nesse período, Hector conviveu com a cultura brasileira, aprendeu a falar português. Sua esposa Rosimar, que é de Goiânia, Goiás, veio para os Estados Unidos no ano de 2000. Ela trabalhava com Relações Públicas no Brasil e um dia o destino a trouxe para Atlanta. Algum tempo depois, a brasileira conheceu o jovem Hector. “Eu admiro muito o meu esposo, ele é um homem de garra e perseverança. Desde que nos conhecemos ele sempre buscou melhorar em todos os aspectos, sejam eles pessoais ou profissionais. Antes de nos casarmos conseguimos comprar uma casa aqui em Atlanta e continuamos crescendo juntos. Hoje, juntos há dezessete anos, nós não temos filhos, mas somos pais de três cachorrinhos (Hero, Lucky e Tiquito), que há treze anos são os xodós da casa e tratados como crianças”, conta Rosimar.

O casal relata como no início a vida de imigrante aqui foi difícil, e a crise financeira de 2008 dificultou ainda mais a situação. Com persistência e muito trabalho, Hector e Rosi (como é também chamada), começaram a trabalhar juntos e conseguiram superar o momento difícil. Mas Hector nunca deixou de buscar melhorar a sua vida e fazia planos de um dia voltar a estudar. “Eu nunca tive a oportunidade de estudar no meu país de origem. Minha família se mudou para uma cidade que ficava muito longe da escola”, ressalta ele.

Através de um cliente, Hector conheceu um advogado de imigração e por meio dele, conseguiu residir legalmente no país. E assim o sonho americano virou realidade na vida do casal. Só restava a Hector o sonho de poder estudar mais.

Rosi conta que “durante todo esse período em que estamos juntos, Hector e eu trabalhamos duro, e sempre nos preparamos para ‘um dia de chuva’ fazendo economias. Ele é um filho, irmão e esposo exemplar e sempre cuidou de sua família, principalmente sua mãe. Hector sempre teve o desejo de poder voltar a estudar e poder ser um instrumento para ajudar outros imigrantes a não precisarem passar por todas as dificuldades pelas quais nós passamos e decidiu iniciar mais uma jornada, a de estudar aqui na terra do Tio Sam”.

Hector foi aceito em uma das universidades de Atlanta. Ele conta que não foi fácil inicialmente, por nunca ter estudado aqui. Estudou Contabilidade pela Kennesaw State University. Concluiu o curso universitário com Bacharelado em Administração em Contabilidade (Bachelor of Business Administration in Accounting), com Especialização em Impostos (Tax Specialization) e fez Mestrado em Contabilidade (Master of Accountancy).

“Durante o período de faculdade, Hector foi um aluno exemplar. Graduou-se com ‘honors’ em todas as suas classes. Ele estudava até de madrugada, com uma determinação incrível e contagiante. Sempre trabalhou durante todo o período em que estudou, sempre pagou todos as contas de casa em dia, inclusive as altas mensalidades da universidade. Durante o seu curso ele conseguiu uma bolsa de estudo para fazer intercâmbio na China. Inclusive aprendeu a falar chinês o suficiente para se virar por lá”, relata Rosimar, orgulhosa do marido.

Após sua formatura, Hector já havia estabelecido um novo objetivo: o de trabalhar para uma grande firma de contabilidade chamada CPA Aprio LLP. Lá começou a trabalhar como CPA (Certified Public Accountant) e se especializou em Negócios Internacionais, Tecnologia e Imposto sobre Fabricação (International Business, Technology and Manufacturing Tax), e adquiriu muita experiência como contador e com as leis de impostos.

Em 2019, Hector decidiu abrir o seu próprio negócio, e fundou a firma “Nosa Accounting, LLC”, oferecendo serviços de consultoria fiscal, contábil e empresarial. Sua esposa Rosimar conta que: “Desde o início apoiei o meu esposo para iniciar o seu próprio business. A determinação dele realmente contagia e ele tem um coração de ouro. Apesar de ser uma pessoa tímida, tudo o que ele faz, ele faz bem feito. Com a ajuda da Cia Brasil Magazine iniciamos uma campanha de marketing e o business cresceu. Saímos do ‘home office’ e abrimos um escritório em Marietta. Os Estados Unidos é o país da oportunidade, onde todos podem ter sucesso e o seu esforço é recompensado. Os nossos próximos projetos são para oferecer todos os tipos de seguros e outros serviços fiscais relacionados às leis de imigração”.

Hector está radiante com o seu trabalho e atende as comunidades hispânicas e brasileiras, e relata que: “Desde que conheci a minha esposa, me apaixonei pela cultura brasileira. Já fui ao Brasil e me apaixonei pela segunda vez. Visitei Brasília, Goiânia e todas as pequenas cidades próximas da capital do Goiás. Visitei fazendas, saí para caçar no mato, pescar e tive um dos meus melhores natais. Adoro a comida brasileira, principalmente o famoso pequi, o pastel com caldo de cana e as deliciosas caipirinhas”. Hector aprendeu a falar português fluente e gosta muito de assistir os programas dos canais brasileiros, principalmente o programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios.”

“Hoje, aos cinquenta anos de idade, eu sou um homem realizado e feliz! Gostaria que todos os leitores da Cia Brasil Magazine se inspirassem com minha história e não desistam de seus sonhos, sejam eles quais forem. Sonhe, repita diariamente o seu sonho, acredite nele e trabalhe duro para alcançá-lo!”, conclui nosso homenageado do mês.




Da Redação
FOTOS POR ANA NOBRE

Last Updated on Monday, 17 August 2020 19:50
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 4 of 13

Translate

Portuguese English Spanish