Home Culturalizando
Culturalizando | Ana Gazzola - Urbana
Friday, 16 March 2018 00:00


Sobre o álbum “Urbana”


Com mais de 30 anos de carreira, com um brilhante currículo e com grande destaque no meio musical, a cantora Ana Gazzola apresenta ao público seu mais novo álbum autoral, “Urbana”. Vencedor do prêmio “Brazilian International Press Award 2017”, na categoria de “Melhor CD Brasileiro lançado nos Estados Unidos”, a obra é um sofisticado passeio pelo que há de melhor na música popular brasileira produzida atualmente.

Produzido, arranjado e gravado pelo músico Pablo Medina, em Los Angeles (CA), mixado por André de Sant’Anna e lançado pela “Yellowgreen Productions”, o CD conta com repertório de canções inéditas, todas compostas por Ana, sendo que algumas delas levam também a assinatura de seus principais parceiros.

O álbum abre com a canção “A cidade”, um pop elegante, muito bem elaborado, moderno e, sem dúvidas, um cartão postal para a audição de todo o disco. Leve e sofisticada, “Conexão Geral“ se destaca pela interpretação elegante de Gazzola e a execução precisa e virtuosa de Medina nos teclados. “Total” é a terceira faixa da obra, que tem a participação especial do guitarrista J. J. Brown. Um hit dançante e envolvente, é um dos pontos altos do CD.

O álbum segue com a Bossa Nova “Never Ever”. Com letra composta em inglês, a faixa nos leva a um passeio pela década de 1950, quando aconteceu o advento deste gênero, que deu grande visibilidade à música brasileira no mundo. “Nosso caso” é um agradável Pop Jazz romântico, que conta com a participação do guitarrista Grecco Buratto. “Contas do Colar” é também um dos hits do disco. Um tango que contou com a colaboração magnífica de Mariano Dugatkin no Bandoneon e se destacou pela emocionante e maravilhosa interpretação de Gazzola.

Uma obra marcante, com repertório luxuoso de fusões rítmicas, que vão da bossa nova ao pop, com interpretações carregadas de emoção e naturalidade definem o álbum “Urbana”, que se encontra disponível à venda nas principais plataformas digitais.


Sobre Ana Gazzola


Nascida em Caxias do Sul (RS), a cantora, compositora e multi-instrumentista Ana Gazzola teve os primeiros contatos com a música ainda na infância. E foi através de sua mãe, que cantava e tocava violão, com quem Ana aprendeu os primeiros acordes desse instrumento e as primeiras melodias no universo dessa arte.

Anos mais tarde, com apenas nove anos de idade, Gazzola passou a participar de eventos musicais realizados pela escola em que estudava, sempre ganhando destaque nas suas apresentações, pelas performances cheias de graciosidade, desenvoltura e talento, e se tornou figura sempre presente e muito solicitada para participar dos programas de TV locais.

Já adulta, a artista enquanto estudava Arquitetura, continuava cantando em clubes e festivais no Brasil, porém seu chamado para a música, fez com que a mesma desistisse do curso universitário, para se dedicar integralmente as artes. Foi quando em 1983, a intérprete gaúcha se mudou para o Rio de Janeiro, iniciando sua profissionalização no mercado musical.

Na sua exitosa trajetória, Ana conta com performances em diversos estados do Brasil, com o pianista Luis Carlos Vinhas, com o qual abriu shows para grandes estrelas da música, como Baden Powell, Emilio Santiago, Eduardo Conde, entre outros.

Nos anos 90, Gazzola mudou-se para New York (EUA). Porém, depois de algum tempo, foi morar em Los Angeles (CA), onde se radicou e ganhou grande reconhecimento profissional, pelo seu trabalho com o “Brasil Brazil Show”, grupo musical criado juntamente com a cantora carioca Sonia Santos.

Com o grupo, Ana vem representando a cultura e a música brasileira pelo mundo, com apresentações glamorosas em Festivais de Jazz, Teatros, Universidades e Centros de “Performing Arts”, inclusive abriu shows para Ray Charles, Diana Krall, Nancy Wilson, Al Jarreau, B.B. King, entre outros.

Com o “Brasil Brazil Show”, a cantora também tem seu registro em três CDs e dois DVDs; foi duas vezes vencedora do prêmio “Brazilian International Press Award”, na categoria “Entidades que representam o Brasil com honras no exterior” em 2004 e 2008, e foi nomeada “Comendadora do Condado de Los Angeles”, juntamente com sua parceira musical Sonia, em 2016, pelosa serviços culturais prestados para a comunidade.

Como “carreira solo”, Gazzola tem registrado em sua discografia quatro CDs, incluindo o premiado álbum “Urbana”.



Fernanda Noronha
Cantora e compositora

Last Updated on Friday, 16 March 2018 18:36
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 5 of 12

Translate

Portuguese English Spanish