Home Culturalizando
Culturalizando | Guido Caravan – Luzes no Breu
Monday, 17 October 2016 00:00

Com mais de 20 anos na estrada, o cantor, compositor e instrumentista Guido Caravan lança seu 1º disco de carreira. Com repertório eclético, explorando o universo musical que vai do rock ao samba, a obra vem sendo considerada um dos melhores trabalhos fonográficos de pop rock desenvolvidos atualmente no cenário da música brasileira.

Gravado no Arsenal Estúdio, sob a direção artística de Pitt Aragão e direção musical assinada por Pitt Aragão e Davison Biola, o CD “Luzes no Breu” conta com a participação especial de grandes músicos, como o tecladista Davison Biola, Gilson Neto, Rodrigo Mendonça, André Cabeça, Rafael Mesquita, Pitt Aragão, entre outros.

O disco conta com 11 faixas, sendo que 10 canções são de autoria de Caravan e uma do cantor e compositor Wilson Aragão, que também participa cantando com Guido, na música de sua autoria intitulada “Ao nascer do sol”, quinta faixa do álbum.

O timbre marcante de Guido, somado a um time de virtuoses, eterniza um belíssimo trabalho de música popular brasileira, com influência direta do pop rock brasileiro dos anos 70 e 80. Com letras expressivas e temas variados, que vão desde o romantismo às reflexões sobre o cotidiano, junto à irreverência e maturidade poética de Caravan, resulta uma obra lítero-musical de grande excelência para os apreciadores deste gênero musical.

O CD abre com a canção “Permita eu ter você pra mim”, um dos pontos altos do disco, cuja interpretação singular e afinadíssima de Guido faz um balance perfeito com a atuação de Gilson Neto na guitarra e com os vocais precisos de Patti Vinagre e Roberta Carvalho. Na sequência, vem a balada pop “Nada à toa”, uma bela canção cuja letra se destaca, fazendo um convite a reflexão. A faixa 3, “Radar”, é outro ponto alto do álbum, um samba rock dançante, ornamentado pelo “duo de sopro” sax e trompote, executados com maestria pelos músicos Rodrigo Mendonça e Marcelo Medina. A quarta faixa, ”Luzes no breu”, batiza o nome do disco e destaca mais uma vez a maturidade vocal de Caravan. O romantismo da balada floreado por desenhos vocais em “falsete” de Guido, somado aos solos majestosos de violão e guitarra, fazem da canção, um hit de tocar no rádio por décadas.

Do repertório da obra, registram-se-se ainda “Patamar”, o rock “Sem esperar” e o reggae “Só ilusão”, sendo que esta última ganha destaque pela performance belíssima de Pitt no contrabaixo. O romantismo da música “Elixir”, nona faixa do CD, se harmoniza através do intimismo da letra e a suavidade na execução de cada instrumento, destacando o sax soprano de Rodrigo Mendonça e o violão de Pitt Aragão. O álbum finaliza com as faixas “Emma” e “Um pouco tarde”, sendo que a primeira é um pop dançante e a segunda um “rock” pautado nos estudos de Caravan do pop rock brasileiro da década de 1980.

A mistura sonora é fina e vale a pena adquirir o CD. Ressaltando que o álbum recebeu cinco indicações para o Grammy Latino em 2015 e encontra-se à venda na plataforma digital iTunes. Mais informações sobre o artista no site www.guidocaravan.com.br.



Fernanda Noronha
Cantora e compositora
fernandanoronha.com.br

Last Updated on Thursday, 04 May 2017 17:38
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 9 of 10

Translate

Portuguese English Spanish