Home No topo
No topo | XIPA BAIANO


Nascido em Conceição do Jacuípe, na Bahia, o baterista, percussionista, pesquisador e educador musical Xipa Baiano teve seus primeiros contatos com a música ainda na infância. Vindo de uma família de músicos do meio gospel, Xipa iniciou sua carreira profissional no mercado musical bem jovem e aos 16 anos o virtuoso músico já havia se mudado para a capital do seu estado natal para iniciar sua promissora trajetória artística, se apresentando em trios elétricos, clubes, casas de show e festivais pelo Brasil.

Com grande influência dos ritmos de matiz africana, como o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Samba reggae, o “Movimento da Axé Music”, entre outros ritmos da música popular brasileira, Xipa vem realizando um trabalho de destaque no Brasil, que vem chamando a atenção de diversos públicos, sequiosos por conhecer o universo da música brasileira, sobretudo os ritmos afro-brasileiros.

No seu currículo, o artista registra sua passagem como instrumentista em diversos projetos musicais, formado por bandas e artistas com carreira solo, em todo o Brasil, tais como: Jorge Cerqueira, Nilson Cavalcante (violonista),Virgílio Forrozeiro, Zelito Mirando, Gerônimo, Carlinhos Brown (Zárabes da Timbalada), Banda Santa Rosa, Banda Oliveira, Tonho Matéria, Edybinho, dentre outros.

Com 33 anos de uma bem sucedida carreira como instrumentista, o músico igualmente se dedicou as pesquisas e ao ensino da música, em escolas como a Art’Music e a ACDC, valendo ressaltar que o multi-instrumentista desenvolveu não somente trabalhos para adultos, crianças e adolescentes, mas também desenvolveu atividades específicas para pessoas com deficiências (especiais).

Experimentando as variadas possibilidades que o universo musical oferece, Xipa também realizou palestras e seminários voltados para a área de educação musical em diversas escolas, para diversas comunidades em todo o Brasil, e tem parcerias no desenvolvimento de cursos online de percussão com Mestres, Professores e escolas do ensino fundamental.

Há 18 anos Xipa reside em Porto Alegre (RS) e vem participando ativamente como instrumentista no mercado musical e fonográfico deste estado, com artistas locais de grande destaque no meio artístico, inclusive foi um dos percussores a gravar percussão na Música Gaúcha e no movimento “Tchê Music” com nomes como: Grupo Karaguattá, João Luiz Correa, Gaúcho da Fronteira, Marcelo do Tchê Barbaridade, Bochincho, Grupo Candieiro, Tchê Sarandeio, Luiz Cláudio e a Tribo da Vanera, entre outros.

Na sua discografia, Xipa Baiano registra aproximadamente 25 discos gravados, inclusive o mesmo está atualmente produzindo seu álbum solo, pautado na “Black Music”, e que contará com participações especiais de grandes músicos.

Sobre seu workshop, temas ligados à Cultura Baiana e Gaúcha vem sendo abordados, abrangendo a diversidade e pluralidade cultural brasileira. Neste contexto, são citados os ritmos, suas origens e variações; conceitos populares e eruditos; Influências dos povos Africano e Europeu e o misticismo religioso na música de Tambor.

Em parceria com o guitarrista e produtor musical brasileiro Peu Pereira e com alguns músicos com base na América Latina, Xipa organiza sua nova “Tour”, inclusive o artista está se preparando para levar essa turnê para os EUA no ano de 2020. Aguardem as novidades!

Para obter mais informações referentes ao músico, seguem algumas informações nas principais redes sociais:

Instagram/xipabaiano;
Facebook/xipabaiano;
Twitter/xipabaiano;
YouTube/xipabaiano.



Fernanda Noronha
Cantora e compositora

 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 10

Translate

Portuguese English Spanish