Home No topo
No topo | RUTE DOS SANTOS - Uma colherzinha de dendê


A baiana Rute Dos Santos é o destaque da coluna “No Topo” desta edição. Confira conosco um pouco sobre a Chef de cozinha e também pastora que vem ganhando destaque nos Estados Unidos, com seus pratos que representam a autêntica culinária brasileira, sobretudo a afro-brasileira.


Nascida em Salvador, na Bahia, e residindo há 27 anos nos Estados Unidos, Rute dos Santos, também conhecida como Pastora Rute, devido ao seu trabalho, como líder de uma igreja protestante no estado na Geórgia, teve seus primeiros contatos com a arte da culinária na infância, aos 10 anos, quando sua saudosa mãe a introduziu no mundo da gastronomia, ensinando diversos pratos da cozinha caseira da sua região e também pratos típicos da culinária brasileira em geral.

Segundo Rute, a arte gastronômica foi uma herança deixada pela matriarca da família Santos para todos os seus membros. Nostálgica, a Chef ainda relata que quando residia no Brasil, era sua mãe quem fazia os bolos e Buffet dos casamentos na sua família e junto aos seus irmãos, era sempre solicitada a ajudá-la.

Daí em diante, o gosto pela cozinha tornou-se uma grande paixão para a também pastora da “All Nationals Community Church”. Seu amor e dedicação pela culinária fez com que a soteropolitana se tornasse uma das melhores especialistas na culinária afro-brasileira nos Estados Unidos, com o “melhor acarajé” do estado da Geórgia, segundo relato de vários membros da comunidade baiana residentes neste estado e da comunidade brasileira em geral.

A comida baiana é a especialidade de Rute, porém a mesma é habilitada a fazer qualquer tipo de prato da culinária internacional, sempre trazendo o requinte dos seus temperos e seu toque especial, que a faz diferenciada no mercado gourmet.

Sobre sua habilidade brilhante em fazer o prato mais importante da cozinha afro-brasileira, o acarajé, sendo este uma das maiores referências para a cultura brasileira e também tendo este prato reconhecido e transformado em patrimônio nacional brasileiro, Rute conta entusiasmada como tudo aconteceu. “Foi num momento de necessidade que aprendi a fazer o “Acarajé”. Eu estava me formando e como não tinha muitos recursos financeiros para realizar minha festa de formatura, tive a ideia, juntamente com os demais formandos, de fazer comida para vender. Daí me veio a ideia de aprender a fazer o Acarajé. Aprendi e tivemos muito sucesso com a ideia. Fico feliz por ter introduzido a receita para a família, pois hoje alguns deles trabalham com a venda do acarajé como fonte de sustento.”.

Sobre sua trajetória no mercado gastronômico profissional, Rute vem tendo oportunidades de demonstrar sua arte como Chef de cozinha em importantes eventos culturais, como festivais e celebrações culturais brasileiras, atividades beneficentes, entre outros eventos privados em importantes cidades nos Estados Unidos. Inclusive, vale ressaltar a passagem de Rute na África do Sul, país no qual a mesma viveu por cinco anos, e onde também esteve apresentando as iguarias da culinária do Brasil.

Como parte de seu novo empreendimento, Rute lançou recentemente seu serviço de Buffett personalizado para eventos culturais e privados, com o melhor da culinária brasileira, inclusive a mesma fechou parceria com a empresa de Produções Musicais e Eventos Sugarloaf Entertainment Music, no qual a mesma, além do seu serviço de Buffet, também apresenta uma breve palestra sobre os principais pratos brasileiros e especiarias da culinária brasileira, com música típica e cenário ambientado de acordo com o tema do evento.

Para maiores informações sobre a Chef Rute Dos Santos e para contratação de seus serviços, entre em contato através do número +1 (770) 896 0867.


AGENDA CULTURAL AROUND THE WORLD

BANDA CASUARINA:




Original do Rio de Janeiro, a Casuarina, é um dos grupos de samba mais respeitadas do Brasil. O grupo vem se apresentado por todo o Brasil e em diversos países, levando o samba “genuinamente brasileiro “, inclusive a banda esteve na América do Norte diversas vezes, incluindo o Global FEST Creole Carnival Tour em 2016, quando a banda realizou mais de 35 concertos e workshops nos EUA e no Canadá.

Além disso, em seus 15 anos juntos, a banda Casuarina excursionou por todo o mundo, incluindo Angola, Cuba, França, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, entre outros países. Casuarina é o show ideal para a música mundial e festivais folclóricos

No próximo dia 21 de julho a Banda estará se apresentando no Rockefeller´s, em Houston, Texas. Sob a produção da Next Brazilian Productions, em parceria com Mila Claro, o show promete encantar os fãs mais calorosos do ritmo mais genuinamente brasileiro.

Para maiores informações sobre esse show e a turnê do grupo, acesse a página www.nextbrazilianproductions.com ou entre em contato através do número +1 281-966-5507.

(Nota: Algumas informações e trechos deste texto foram baseados ou retirados do release oficial do grupo Casuarina.)



Fernanda Noronha
Cantora e compositora

 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 2 of 11

Translate

Portuguese English Spanish