Home No topo
No topo | Raimundinho do Acordeon 40 anos de forró


Um dos autores da famosa canção “Esperando na janela”, gravada por Gilberto Gil, completa 40 anos de carreira e tem planos de fazer sua turnê nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2019

Nascido em Juazeiro (BA), o cantor, compositor e multi-instrumentista Raimundinho do Acordeon teve seu primeiro contato com a música bem cedo. Aos 8 anos de idade, o pródigo garoto já fazia parte de um grupo de música regional, composto por familiares de Raimundinho, e com o qual o artista iniciou sua trajetória musical, tocando pandeiro e cantando.

Seu interesse pela arte só aumentou com o decorrer dos anos, levando o músico a receber de sua mãe, sua maior incentivadora, sua primeira sanfona de 80 baixos, iniciando a profissionalização de um dos maiores representantes da música nordestina no Brasil.

Em 1978, em busca de melhores oportunidades profissionais, o músico mudou-se para São Paulo, onde ganhou experiência e visibilidade no âmbito nacional, participando inclusive, em 1984, numa das cenas da telenovela Corpo a Corpo, da Rede Globo, como convidado especial, tocando sanfona, instrumento que o tornou conhecido no cenário da música brasileira e que lhe rendeu seu primeiro registro fonográfico em vinil, o “Forró pra Dona Santa”, pela gravadora Tocantins.

Ao longo de sua carreira, Raimundinho também teve a oportunidade de conhecer e estabelecer contato com seus ídolos na música, dentre eles Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Pedro Sertanejo, Osvaldinho, Trio Nordestino e César do Acordeon. Inclusive, César do Acordeon produziu seu disco em vinil “Mistura Gostosa” em 1989, pela gravadora Hermison, solidificando a trajetória do cantor, compositor e instrumentista baiano no universo artístico.

Em 1996, o artista retornou a sua terra natal. Com sua própria banda e com repertório inédito de composições autorais, gravou seu primeiro registro em CD, o álbum intitulado “Sutilmente”, lançado pela gravadora For All Music.

O ano de 2000 foi sem dúvida um ano grandioso para Raimundinho do Acordeon, com o sucesso de sua canção “Esperando na janela”, em parceria com Targino Gondim e Manuca Almeida, na voz de Gilberto Gil, que fez parte da trilha sonora do filme “Eu, Tu, Eles” e foi ganhadora do Grammy Latino 2001, na categoria de Melhor Canção Brasileira.

Vale ressaltar também a participação especial de Raimundinho, como sanfoneiro, na telenovela Marcas da Paixão, da TV Record, tocando juntamente com a atriz e cantora Tânia Alves, em 2000, e sua participação no 1º Festival Internacional da Sanfona em 2009, em Juazeiro (BA), como artista convidado.

Em 2012, em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Raimundinho gravou o CD 100 Anos de Luiz, que contou com a participação especial do seu parceiro Targino Gondim.

Raimundinho do Acordeon é considerado um dos melhores sanfoneiros do Brasil e sua discografia já reúne cinco álbuns em vinil, onze CDs, dois DVDs e a participação, como instrumentista, em vários projetos.

Celebrando 40 anos de carreira, o artista lança sua nova turnê “40 anos de forró”, com sucessos que o consagraram como compositor e cantor, como “Esperando na janela”, “Um adeus a Mariana” e “No museu do Gonzagão”, além de clássicos que consagraram Luís Gonzaga, Dominguinhos, entre outros grandes expoentes da música brasileira, em um belíssimo show, como o que há de melhor do forró, xote, baião e xaxado. O artista, inclusive, está se preparando para levar essa turnê nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2019. Aguardem as novidades!



Fernanda Noronha
Cantora e compositora

 
« StartPrev123456789NextEnd »

Page 3 of 9

Translate

Portuguese English Spanish