Home Teen Talk
Teen Talk | Sobrevivendo o apocalipse da volta às aulas!
Tuesday, 15 August 2017 00:00


E lá vem o alarme para acordar novamente. Dá vontade de desligá-lo e dormir mais um pouquinho... Começaram novamente as manhãs andando arrastados pela casa enquanto nos preparamos para mais um ano escolar. Os corredores da escola parecem uma cena de apocalipse de zumbis, cheio de adolescentes se arrastando de um lado para o outro, tentando se ajustar à nova rotina que se inicia cedo.

Como uma estudante de High School, entendo bem o quanto é difícil ajustar-se às as atividades escolares, trabalho e manter uma aparência social, e deixar para trás os dias de preguiça do verão.

Para os adolescentes que precisam conciliar as aulas de ESOL com o aprendizado de inglês, especialmente aqueles que acabaram de chegar nos Estados Unidos, ou mesmo aqueles que estão iniciando o primeiro ano da High School, que é um universo completamente diferente do Ensino Médio, essa tarefa de início das aulas pode ser ainda mais difícil. Mas o grau de dificuldade depende muito de nossa atitude para tornar essa tarefa gerenciável. Então, como fazemos isso?

Um conselhos para aqueles que, como eu, deixam tudo para a última hora: entre no ritmo escolar o mais breve possível. Deixar os hábitos das férias de verão para trás é difícil, principalmente quando se dormia e levantava tarde. Mas há pequenas mudanças que podem lhe ajudar a se ajustar à nova rotina escolar sem muito drama.

  • Estabeleça um horário específico para fazer seu trabalho de casa. Seja ele logo após a escola ou atividades extra-curriculares, ou assistindo NetFlix ao fundo enquanto faz seu “homework”. Estabelecer esse horário ajuda o seu cérebro a lembrar que está na hora de fazer o seu homework. Mas mantenha esse horário todos os dias, do contrário, você irá confundir o seu cérebro e demorar mais tempo para entrar na nova rotina.
  • Se você ainda está frequentando as classes de ESOL, a TV será o seu melhor aliado. Estou falando sério! Aprender inglês é difícil, mas sem praticar será ainda mais. Lembre-se que há outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você, então chega de desculpas que você não “dá conta” desta tarefa! Tente praticar sentenças mais simples e adicionar novas frases às suas conversas diárias com as pessoas que você está interagindo. Eu sempre deixava uma música em inglês favorita tocando de fundo, ou o meu programa de TV favorito quando fazia meu homework; isso ajudou a enriquecer o meu vocabulário. Se você não curte TV, assista vídeos de Youtubers americanos. Assim você pratica inglês e conhece mais da cultura dos adolescentes deste país. Quanto mais você escuta, mais você aprende! Pense assim: quanto mais rápido você aprender inglês, melhor você poderá ajudar a sua família a se adaptar também à vida na América.
  • Busque maneiras de se envolver, mesmo se você não gostar de se socializar. Talvez não pareça, mas os adolescentes americanos (os nacidos aqui ou os que já se adaptaram à cultura americana) são pessoas que adoram a vida social. As High Schools americanas oferecem uma vasta quantidade de atividades extra-curriculares. Tente encontrar um club que lhe agrade. Alguns clubs até oferecem créditos escolares para serem adicionados ao seu boletim.
  • Faça novas amizades! Só porque as férias de verão terminaram não significa que você não possa se divertir com seus amigos. Ao contrário, um novo ano escolar é uma excelente oportunidade para fazer ainda mais amizades. Isso também será muito importante para o seu desenvolvimento das aulas de ESOL, pois é uma oportunidade para praticar mais inglês. Mas mantenha as conversas com seus amigos somente em inglês.

Essas quatro dicas podem ajudá(a) durante todo o ano, não somente para quem frequenta as classes de ESOL, mas para todos. A High School é um período difícil, cheio de mudanças na vida de qualquer adolescente, mas ela pode ser gerenciável.

E lembre-se: não desligue o seu alarme para acordar de manhã; siga as nossas dicas e você sobreviverá ao apocalipse das voltas às aulas.



Por Thaynara Pope

Last Updated on Tuesday, 15 August 2017 20:09
 


Translate

Portuguese English Spanish