Home Beleza
Beleza | EVITE A HIPERPIGMENTAÇÃO!
Tuesday, 19 October 2021 00:00


Hidratar, hidratar, hidratar! Esta é a solução mais simples para prevenção de hiperpigmentação, que é uma das principais preocupações dos tipos de pele étnicos. Embora a hiperpigmentação possa ocorrer em pessoas de todos os tons de pele, ela tende a ser mais frequente em pessoas de cor morena.

Essa condição é causada por inflamação da pele, níveis hormonais, sensibilidade, cicatrizes e fatores de estilo de vida. Portanto, se as esteticistas desejam obter resultados significativos no tratamento da hiperpigmentação para clientes latinos e negros, devem ter conhecimento sobre uma variedade de tratamentos e ingredientes que efetivamente abordam e corrigem a hiperpigmentação em tipos de pele multiculturais.

Existem muitas opções de tratamento para corrigir a hiperpigmentação, mesmo as mais teimosas, como o melasma, utilizando procedimentos não invasivos. No entanto, ao tratar “peles de cor”, prepará-las é mais eficaz quando se quer ir além e introduzir tratamentos e modalidades mais avançados para a clientela com essas tonalidades.

Quando falamos sobre “pele de cor”, referimos à melanina. Este é um termo para um grupo de pigmentos naturais encontrados na maioria dos organismos. Os pigmentos de melanina são produzidos em um grupo especializado de células conhecidas como melanócitos. A melanina protege as células da pele dos danos da radiação UVB, reduzindo o risco de depleção de folato e degradação dérmica.

Estudos têm mostrado uma incidência menor de câncer de pele em indivíduos com melanina mais concentrada, ou seja, tom de pele mais escuro. No entanto, a relação entre a pigmentação da pele e a fotoproteção ainda é incerta. Explicando melhor: a pele exposta ao sol se bronzeia rapidamente. Este tipo de pele “produz cor”, um tipo de melanina, e pode também ter hiperpigmentação por cuidados indevidos.

Se você se encaixa nesse tipo de pele é muito importante saber como cuidar dela, não fazer tratamentos agressivos sem antes fazer toda uma preparação de cuidados e saber se aquele tratamento é o melhor para o seu tipo de pele.

Você pode até pensar que quem deve usar protetor solar todos os dias são as pessoas de pele branquinha. Mas a pele morena também deve ser protegida diariamente, deve estar sempre umectada. A umectação pode ajudar a recuperar a pele e mantê-la resistente, e assim ela tem menos chances de manchar.

É muito importante você conhecer o seu tipo de pele e ter um home care específico para você. Os seus cuidados diários com a pele devem ser um hábito e não algo esporádico. Se você é daquelas que diz “não tenho paciência para passar cremes”, lembre-se que sua pele também é um órgão do seu corpo e deve ter pelo menos um mínimo de cuidados.

Se você não quer “cuidar”, você deve pele menos umectar sua pele depois do banho e não espremer espinhas nem ficar cutucando-a.

Se você não está usando produtos de cuidados para seu tipo de pele e machucá-la, você tem grande chance de ficar com a pele manchada. A pele machucada, sensível ou ressecada que não recebe hidratante (e às vezes recebe ácidos) pode ganhar manchas, pois quando você a machuca destrói a película protetora chamada de emulsão epicutânea. A hidratação diária ajuda repor essa emulsão perdida, deixando a pele protegida.

Minha dica para quem diz não ter tempo de cuidar da pele é que ela deve ser mantida resistente. Para isso, você precisa de um hidratante depois do banho e sempre que lavar o rosto, ou seja, tanto pela manhã quanto à noite. Quanto mais a pele tiver resistência, mais difícil de manchar.

Se você tem essas características de pele e diz que gosta de a sentir “sequinha”, talvez seja melhor criar o hábito de não ficar passando a mão no rosto e deixá-la umectada o tempo todo. Assim seus tratamentos clareadores serão mais eficazes e você poderá prevenir hiperpigmentação.

Consulte uma especialista em cuidados com a pele de sua confiança para conhecer o seu tipo de pele e para obter um planejamento de cuidados diários preventivos e corretivos. Não use um monte de produtos sem recomendação profissional. Se não puder procurar um profissional, pelo menos use hidratante e protetor solar sempre!



Beatriz Kelly
Skincare Specialist

Last Updated on Tuesday, 19 October 2021 19:50
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 16

Translate

Portuguese English Spanish