Home Beleza
Beleza | CUIDANDO DO SEU ROSTO DA MANEIRA CORRETA
Tuesday, 20 July 2021 00:00


Uma das funções mais importantes da pele é criar uma barreira de proteção contra bactérias, vírus e fungos. Por isso, para manter sua pele saudável, o hábito número um que muitos de nós não cumprimos é o mais básico: lavar o rosto corretamente.

Então, antes de culpar a sua pele por inflamação crônica, sensibilidade, excesso de produção de óleo ou ressecamento constante, certifique-se sobre possíveis maus cuidados, que seriam os principais responsáveis por essas condições de pele. .

Um erro que se pode cometer ao lavar o rosto é ser agressivo com sua pele, principalmente usando sabão em barra e esfregar usando esponjas, escovinhas rotatórias ou até mesmo as mãos. Sabões em barra não têm pH balanceado e tendem a depender de surfactantes agressivos como lauril sulfato de sódio para remover a sujeira, mas que acabam removendo também os óleos responsáveis para manter a barreira de umidade da pele, tornando-a seca e sensível. Ao secar excessivamente a pele, as glândulas sebáceas tentarão se auto hidratar e produzir mais óleo ou sebo. Isso pode levar ao entupimento dos poros e ativar acne, além de acentuar rugas e poros.

Outro erro que se comete é com a esfoliação. Não é esfregar fortemente a pele com esfoliantes (scrubs) que deixará ela ficará limpa. Esfregar com muita força pode irritar a pele e piorar sua condição, gerando acne, manchas e envelhecimento. Erra-se lavando (esfregando) o rosto concentrando a maior parte do tempo na limpeza das bochechas logo abaixo dos olhos, testa e queixo, esquecendo a área da mandíbula e ao redor do rosto perto da linha do cabelo. Com o tempo nota-se uma coloração desigual, aparentando tons mais escuros nas bordas do rosto e ao redor da boca, e muitas vezes cor roseada nas bochechas.

Vamos ver como lavar o rosto da maneira correta para assim cuidar melhor da pele com as dicas a seguir:


1 - Lave a suas mãos primeiro e depois molhe a pele com água morna. Não quente, pois quanto mais quente a água em sua pele, mais você corre o risco de remover a barreira de óleo que é necessária para o equilíbrio, a proteção e a hidratação de sua pele. 2 - Use um cleanser (sabonete líquido próprio para o rosto) apropriado para o seu tipo de pele em movimentos circulares com a ponta dos dedos, massageando-a suavemente em movimentos circulares e toda por igual, incluindo a zona T (bordas do rosto e a linha da mandíbula). Termine enxaguando completamente o cleanser com água morna e depois de lavar completamente você pode enxaguar mais uma vez com a água fria. 3 - Por último, seque o seu rosto suavemente com uma toalha limpa. Utilizar toalha pode aumentar a proliferação de bactérias e mofo. Você fez tudo correto até neste ponto e você não quer eliminar todo o seu trabalho cobrindo sua pele com uma toalha cheia de contaminação bacteriana para finalizar. O ideal é secar seu rosto com uma toalha macia apenas para o rosto. A toalha que você usa para o corpo não deveria ser usada também para o rosto. Apenas aperte a toalha no rosto, não esfregue. Esfregando agressivamente uma toalha áspera no rosto pode acelerar a quebra de elastina da pele e consequentemente causando rugas prematuras e flacidez.


Os momentos mais importantes para lavar o rosto são ao acordar e antes de ir dormir. É importante remover a sujeira e as bactérias que acumularam no rosto durante o sono, e é igualmente importante lavar antes de dormir para remover a maquiagem e a sujeira, como suor, poluição, fumaça ou sujeira, que pode ter pousado em sua pele durante o dia.

Para saber qual é o melhor home care para sua pele, entre em contato com sua esteticista especializada em tratamentos para pele. Ela poderá lhe recomendar o cleanser ideal para seu tipo e condições de pele, bem como a esfoliação adequada para você. Uma rotina de cuidados correta pode prevenir envelhecimento e outros problemas de pele.



Beatriz Kelly
Skincare Specialist

Last Updated on Tuesday, 20 July 2021 20:02
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 13

Translate

Portuguese English Spanish