Home Saúde
Saúde | A primavera e as alergias
Monday, 16 April 2018 00:00


A primavera, que no Hemisfério Norte começou oficialmente no dia 20 de março, decorou as cidades com as cores das flores. Para muitos, essa estação pode se tornar sinônimo de idas mais frequentes ao médico por causa das alergias ao pólen.

A alergia é uma reação do corpo a um agente externo e é peculiar a cada individuo. Ou seja, dois indivíduos podem ser expostos ao mesmo agente externo e só um deles desenvolver uma reação alérgica.

A reação alérgica ocorre quando seu corpo secreta substâncias químicas como a histamina. Esta gera uma reação inflamatória causando todos os sintomas da alergia.

As ocorrências de alergia são mais frequentes durante a primavera por causa das grandes quantidades de pólen em suspensão no ar, depositadas pelas árvores, grama e vegetação rasteira. Ao contrário do Brasil, aqui no Hemisfério Norte as estações são mais definidas, tornando a concentração desse pólen muito maior.

Geralmente, das alergias sazonais, as da primavera são as que causam maior desconforto nas vias respiratórias, mais conhecida como rinite alérgica, que afetam todos os anos cerca de 20% da população em geral sendo que até 40% das crianças são afetadas. Pessoas com asma ou eczema ou com histórico familiar de asma tem maior possibilidade de ter rinite alérgica. Além do pólen, essa alergia também pode se originar de fungos como o mofo que desenvolve em locais úmidos, escuros e quentes.

Muitas vezes, a rinite alérgica é confundida com o resfriado. A rinite alérgica é a inflamação da mucosa nasal, com espirro e coceira no nariz e nos olhos, por contato com alérgenos sazonais ou por exposição à mudança de clima. Já o resfriado é caracterizado pela infecção da mucosa nasal por vírus, que causam sintomas mais restritos ao trato respiratório superior, e é comumente associado ao choque térmico onde acontece o resfriamento corporal. Os sintomas mais comuns da rinite alérgica são espirros, tosse, coceira na garganta, olhos e nariz, congestão nasal, sensação de pressão nos ouvidos, dor de cabeça, dor de garganta, lacrimejamento dos olhos e, em alguns casos, urticaria (placas elevadas na pele que coçam muito e aparecem e desaparecem sozinhas).

Se você está com sintomas de rinite alérgica, principalmente se elas estão interferindo em suas atividades do dia a dia, é importante tomar medidas para minimizar as crises dos sintomas e buscar ajuda médica. A prevenção das crises alérgicas e comorbidades deve ser feita com acompanhamento médico adequado e baseia-se primeiramente em um controle ambiental individualizado, medidas factíveis e compreensíveis pelo paciente. A prevenção, em muitos casos, deve ser feita com o uso de medicamentos que diminuam a sensibilidade da mucosa respiratória, o que diminui a reação inflamatória desta mucosa e, consequentemente, os sintomas.

Para os casos mais agudos talvez a prescrição de medicamentos mais fortes e até mesmo a prescrição de uma vacina com doses semanais contra essa alergia podem ser necessárias.

Quanto menor a exposição, menor a sua chance de desenvolver sintomas alérgicos durante essa estação.


Alguns cuidados e precauções para amenizar a alergia ao pólen


• Use máscaras sobre o nariz quando estiver em contato com o pólen.
• Mantenha os cômodos, principalmente os quartos, arejados e limpos.
• Não deite em camas e sofás com as roupas que usou durante o dia ou para sair.
• Limpe a casa e escritórios com pano úmido.
• Se possível elimine carpetes e tapetes, e se não puder, use aspirador de pó regularmente.
• Deixe entrar sol em casa para eliminar ácaros e fungos.
• Lave as mãos e evite vontade delas com os olhos.
• Lave os cabelos para retirar os vestígios do pólen antes de ir dormir.
• Use filtros de ar condicionado e troque-os frequentemente.
• Evite atividades ao ar livre se você tem alergia ao pólen.
• Na dúvida procure um médico e evite qualquer tipo de automedicação.




Por Rafael Kretschmer
Médico Brasileiro do Preventive
Medical Program (PMP).
CIES - Centro de Integração
de Educação e Saúde.

Last Updated on Monday, 16 April 2018 18:51
 
« StartPrev123456NextEnd »

Page 2 of 6

Translate

Portuguese English Spanish