Home Fique por dentro
Fique por dentro | Osteoporose


Osteoporose é uma doença metabólica e sistêmica que causa a perda acelerada de massa óssea. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio, enfraquecendo os ossos, tornando-os frágil e mais propenso a quebrar-se. Uma pessoa com osteoporose pode quebrar ossos somente com uma queda.

3/4 dos pacientes com osteoporose são do sexo feminino, afetando, principalmente, mulheres que estão na fase da menopausa. Se não for prevenida precocemente e tratada, a osteoporose pode causar a perda de massa óssea progressivamente, de forma assintomática, sem manifestações, até a ocorrência de uma fratura.

Fratura de ossos pode se tornar um problema sério. Um exemplo é quando acontece no osso do quadril; a pessoa pode ficar com dificuldade de caminhar, necessitando de cuidados médicos especiais.


Como saber se você tem osteoporose?


Como a osteoporose não causa sintomas, nem sempre é tão fácil para uma pessoa saber se tem ou não a doença. As mulheres acima de 65 anos são as que possuem maior risco de a doença se manifestar, por causa da menopausa. Os locais mais afetados são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.

Recomenda-se fazer um teste com seu médico para detectar a doença. O melhor teste é o que checa a Densidade Óssea do paciente. Aqui nos Estados Unidos, o teste se chama “DXA bone test”. É um tipo especial de raio-X que não causa dor ou desconforto na hora da realização.

Algumas pessoas descobrem que tem osteoporose devido a constante fragilidade dos ossos, que se quebram facilmente. Ossos sadios não se quebram por qualquer pancada ou queda.


O que você pode fazer para ter ossos sadios e prevenir a osteoporose?


  • Aumentar o consumo cálcio, como os encontrados no leite, iogurtes, vegetais, verduras verdes e folhagens;
  • Tomar vitamina D, como o leite, que tem acréscimo de vitamina D;
  • Tomar suplementos e vitaminas D em cápsulas (se você não está consumindo direto dos alimentos o suficiente);
  • Ter uma vida mais ativa, exercitando-se 30 minutos pelo menos três vezes por semana;
  • Evitar fumar;
  • Limitar o consumo de álcool para no máximo 1 ou 2 doses por dia;
  • Tome cuidados com sua segurança ao seu redor e evitar quedas. Evite andar em piso molhado, cuidado com tapetes, não caminhe sem o auxílio de iluminação, use sapatos confortáveis, faça consultas de vista regulares;
  • Peça ao seu médico para checar todos os seus medicamentos, se os mesmos causam efeitos colaterais, tais como tontura.

A osteoporose é tratada com remédios exclusivos para esse fim, os quais seu médico receitará e assim acompanhará o seu caso de perto. Lembre-se que cada pessoa é diferente da outra, cada caso é um caso diferente. Procure seu médico para um tratamento específico para você!



Por Dra. Lynne Cunningham
Cunningham & Associates,LLC
Tradução por Marcia Schmitt

 


Translate

Portuguese English Spanish