Home Fique por dentro
Fique por dentro | Não é tarde demais para tomar a vacina da gripe


CDC adverte sobre as preocupações com a nova linhagem do vírus da gripe para a temporada de 2019


Não é nenhum segredo que os especialistas e organizações da área de saúde estão em constante alerta para controlar epidemias que podem rapidamente se alastrar mundo afora. O que muitas pessoas não sabem é que doenças muito conhecidas, e às vezes até ignoradas, podem ser letais, como é o caso da gripe. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe sazonal chega a matar até 650 mil pessoas por ano no mundo inteiro.

Mesmo com todos os alertas e campanhas de conscientização sobre o vírus da gripe, muitas pessoas não tratam a doença com seriedade. Sintomas como dor de cabeça, vias respiratórias congestionadas, tosse e dor muscular podem confundir as pessoas a pensarem que estão com um resfriado severo.

Chega o tempo frio e nós somos todos bombardeados com campanhas para a vacinação contra a gripe. Quando chega a contagem regressiva para a primavera, nos preocupamos cada vez menos em nos protegermos contra o vírus da gripe, e quem não se vacinou ainda acaba deixando para a próxima temporada fria. Mas as estações do ano são diferentes em cada região do planeta, e graças às maravilhas da tecnologia em conectar as pessoas globalmente, ficamos sempre expostos ao vírus da gripe (influenza). Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças), esse vírus vem sofrendo inúmeras mutações das duas estirpes de influenza A - H3N2 e H1N1, e das duas estirpes de influenza B, tornando o vírus muito mais resistente aos tratamentos e muito mais mortal. A OMS também enfatiza a importância da vacina contra a gripe, principalmente para proteger as crianças, os idosos, as mulheres grávidas e as pessoas com o sistema imunológico vulnerável.


OS TIPOS DE VÍRUS INFLUENZA SÃO:


Influenza A é o mais perigoso. Mata mais, tem alto potencial de modificação e é mais facilmente transmitido. Hoje, os encontrados em seres humanos são o H1N1 e o H3N2.

  • Subtipo H1N1 - Responsável pela gripe espanhola em 1918 e, modificado, pela gripe suína em 2009. Hoje, causa a gripe comum.
  • Subtipo H3N2 - Responsável pela gripe de Hong Kong de 1968, causou quase 50 mil internações nos Estados Unidos e já circula no Brasil.
  • Outros subtipos - H2N2, H5N1, H1N2 etc.

A Influenza B não se modifica tanto e costuma causar surtos localizados, em penitenciárias ou quartéis, por exemplo. Causa mais mortes em crianças.

Influenzas C e D são menos comuns, afetam seres humanos, cães e porcos. Podem causar infecções mais graves, mas não geram epidemias, segundo o CDC. A Influenza D afeta apenas bovinos.


PREOCUPAÇÕES SOBRE AS PREVISÕES DA GRAVIDADE DA TEMPORADA DE GRIPE PARA 2019


É muito difícil prever todas as variações do vírus da gripe que vai circular a cada ano, por ele estar em constante mutação, às vezes até mesmo dentro de uma mesma estação.

Após uma extensa pesquisa e estudo do vírus da Influenza, o CDC em Atlanta anunciou que a vacina contra a gripe deste ano, como no ano passado, consistirá de duas variações de influenza A - H3N2 e H1N1, e duas variações de influenza B. A pesquisa também adverte que a estação da gripe em 2019 será severa. Até janeiro deste ano, 6.2 a 7.3 milhões de pessoas apareceram com sintomas da gripe. Além disso, houve 2,9 a 3,5 milhões de visitas médicas e 69,300 a 83,500 visitas hospitalares relacionadas à gripe e milhares de mortes. A vacina da gripe de 2019 foi atualizada para melhor efetividade contra os vírus que estão circulando atualmente. O componente B / Victoria foi alterado e o componente influenza A (H3N2) foi atualizado. Entre as principais recomendações para a temporada 2018-2019 está o spray nasal (vacina atenuada com influenza viva ou “LAIV”).

A cada estação a vacina da gripe protege você, criando anticorpos para combater a atual variação do vírus. Com a constante mutação, a vacinação anual é a melhor ferramenta para proteger você e sua família contra a gripe influenza. Então se você ainda não recebeu a vacina, nunca é tarde demais para se proteger.

No Brasil, o lançamento da campanha nacional de vacinação contra a gripe será no dia 23 de abril. O Secretário da Saúde no Brasil, João Gabbardo dos Reis, afirmou que as vacinas já estarão atualizadas contra as variações do vírus que circulou aqui no Hemisfério Norte.



Da Redação

 
« StartPrev1234567NextEnd »

Page 3 of 7

Translate

Portuguese English Spanish