Home Educação e Cultura
Educação | A importância de manter o seu documento I-94 em dia
Thursday, 16 March 2017 00:00


Os acontecimentos recentes no que se refere à imigração nos Estados Unidos deixaram as comunidades de imigrantes apreensivas desde a posse do atual presidente, em 21 de janeiro deste ano. Com suas ordens executivas e planos de deportar milhares de pessoas que estão sem status imigratório, ele promete fazer mudanças no processo atual de imigração e nas leis do Homeland Security Department. O objetivo deste novo plano é que as pessoas entrem e permaneçam legalmente no país.

Todas as pessoas devem passar pela inspeção imigratória na fronteira americana. Para os imigrantes, visitantes ou não cidadãos americanos, após apresentarem um visto válido, o agente da fronteira emite o I-94, um documento que tem como propósito registrar a entrada e saída de imigrantes no país. É importante entender que o I-94 é diferente de um visto.

O visto é emitido por um consulado americano e não garante a entrada de seu portador no país, ele simplesmente permite que um indivíduo se apresente na fronteira americana, seja por terra, ar ou água, e solicite a entrada no país. É o agente oficial do Customs Border Protection quem decidirá se a pessoa terá permissão para entrar ou não no território americano.

A partir desse momento, enquanto você estiver dentro do território norte americano, a duração de sua estadia será a descrita no seu documento I-94. Desde abril de 2013, o I-94 passou a ser eletrônico e o agente imigratório não irá fornecê-lo impresso. É de extrema importância entrar no site i94.cbp.dhs.gov e imprimir o seu documento I-94 logo após a sua entrada no país, e guardar junto com o seu passaporte.


MANTENHA SEU STATUS IMIGRATÓRIO LEGAL


Para aqueles que gostariam de estender o prazo de estadia nos Estados Unidos além do que lhe foi permitido na entrada da fronteira e está descrito no I-94, uma das formas mais comuns é o visto ou permissão de estudante F-1.

É importante ressaltar que é preciso começar esse processo antes da data final de expiração no I-94, e procurar uma instituição de ensino cuja data inicial das aulas esteja dentro do prazo do seu I-94, para que haja tempo suficiente de organizar toda a documentação e não correr o risco do prazo expirar. Se a data de início da aula exceder à data de expiração do I-94, as chances de ter a permissão de estudante negado será muito grande. Por esse motivo, recomenda-se buscar rapidamente uma instituição que tenha data de início das aulas antes da expiração de seu I-94. A comunidade brasileira dispõe de vários profissionais como paralegals, notários públicos e advogados que fazem o processo de tradução e preenchimento dos documentos exigidos pela imigração para fazer essa mudança de status.

Qualquer pessoa com o documento I-94 válido pode solicitar um ajuste de status para estudante, desde que tenha sido aceito por uma escola autorizada a emitir o documento I-20. Você pode fazer um curso de inglês (ESL), graduação, mestrado ou doutorado em uma universidade americana, e depois que completar os estudos e se formar, você pode aproveitar a oportunidade de estudar e fazer o OPT (Optional Practical Training) e a partir daí ter o visto de trabalho; e após este, poderá obter o green card.

Estudar inglês certamente é um dos primeiros passos que um imigrante deve fazer ao chegar aos Estados Unidos, pois o idioma será necessário para comunicação e proporcionar melhores oportunidades. A maioria das escolas que oferecem o Programa de ESL (English as Second Language) reconhece essa necessidade e tem investido no programa para ajudar alunos internacionais que estão no país a estudarem legalmente na América.

Infelizmente, grande parte da população imigrante perde a oportunidade de aprender inglês, ingressar em uma universidade americana, abrir portas para novas oportunidades, simplesmente porque deixaram o tempo passar e não receberam as informações necessárias e corretas para fazer o processo de aplicação para o visto de estudante. Você que chegou recentemente e ainda está dentro do prazo de sua I-94 para fazer essa mudança de visto, ou você que conhece alguém que chegou há pouco tempo, ou até mesmo alguém que ainda esteja vindo para os Estados Unidos, fica a nossa dica para repassar. Ajude quem precisa ser ajudado. Não desista, não perca tempo, invista no seu futuro, esteja preparado!



Josiane Carolino
Beulah Heights University

Last Updated on Thursday, 04 May 2017 17:48
 
« StartPrev1234NextEnd »

Page 1 of 4

Translate

Portuguese English Spanish