Home Educação e Cultura
Educação | O poder de uma boa comunicação
Tuesday, 17 January 2017 00:00


Comunicação é fundamental em todos os aspectos da nossa vida. Desde o início dos tempos, ela é uma das mais importantes fases do processo em qualquer tipo de relacionamento. Comunicação é um processo de observação. Eu lembro que, quando criança, ao observar meus pais, bastava um olhar de minha mãe para eu entender o que ela estava querendo me comunicar em qualquer situação. O olhar mais profundo, com uma pausa demorada significava que eu estava me comportando mal e possivelmente iria ser repreendida quando chegasse em casa.

Essa linguagem corporal para a comunicação também estava presente com todos os meus membros da família, professoras, amigos... com muita sintonia. Muitas vezes pareciam desnecessárias as palavras.

Por trás de uma comunicação assertiva (a assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros) existe uma imensidão de atributos da comunicação por expressões corporais, olhares, gestos e atitudes; antes mesmo de dizermos uma única palavra, já estamos expressando algum tipo de informação.

Um exemplo muito familiar é a comunicação corporal dos imigrantes que vivem aqui nos Estados Unidos, que chegaram aqui sem falar o inglês. Além do idioma, existem outros fatores que dificultam ainda mais a comunicação, como a cultura, geografia, clima etc. É nessa hora que o instinto da comunicação corporal começa a aflorar. Qual imigrante nunca tentou se expressar com gestos, expressões faciais, sons ou desenho para se virar aqui na América? Muitas pessoas se utilizam deste modo de comunicação durante anos e conseguem viver razoavelmente sem muitos problemas relacionados à falta de falar a língua local. Conseguem ir ao supermercado, posto de gasolina, seguir corretamente as leis do trânsito, entre outras tarefas de menos contato com o idioma local.

Mas em algum ponto de nossas vidas precisamos nos relacionar com o mundo que está em nossa volta, e a linguagem e expressões corporais são somente o início do que deve ser a aprendizagem do idioma predominante no país que você vive. A comunicação é a chave mais importante para estarmos inseridos na sociedade e termos uma vida mais funcional e produtiva. Comunicar-se bem para entender e se fazer entender é altamente necessário para todos. Se este é o “país da oportunidade”, imagine o quanto mais você poderá crescer e ter mais sucesso em todas as áreas de sua vida se você puder se comunicar melhor com o mundo em sua volta.

Em um passe de mágica, aquelas tarefas corriqueiras da vida, como ir ao médico, conversar com o gerente do seu banco, comprar uma casa, fazer uma entrevista de trabalho, ou até mesmo fazer um orçamento para um serviço que você oferece serão melhor executadas se você falar inglês do que ter que pedir ajuda a amigos, familiares ou tradutores que cobrem por este serviço. Sem falar nos relacionamentos, fazendo novos amigos, na igreja, na sua vizinhança na escola dos seus filhos, poder entender melhor a cultura americana, sua história...

Quando você amplia o seu conhecimento com uma nova língua, sua vida muda em todos os sentidos. Achamos humor nas piadas, aprendemos a gostar de coisas novas. Às vezes até mudamos a maneira de nos vestir, de como vemos a nós mesmos e a nossa visão do mundo.

Comunicação é o principio fundamental de todo ser humano. Somos comunicativos por natureza. Então, acredite no poder da comunicação, no poder da troca de experiências, no poder da conversação, no poder de se relacionar e se abrir para o conhecimento. Com certeza, isso tudo faz uma grande diferença na sua vida e nas suas realizações.



Edith Franca
ICT - Interactive College of Technology

Last Updated on Thursday, 04 May 2017 17:48
 
« StartPrev1234NextEnd »

Page 2 of 4

Translate

Portuguese English Spanish