Home Pergunte ao Doutor
Pergunte ao Doutor | CIRURGIA PARA ENXAQUECAS (migrânea)
Wednesday, 15 July 2020 00:00


O termo migrânea (em inglês migraine) é derivado da palavra grega hemikrania, que significa, literalmente, metade do crânio, localização típica da dor da enxaqueca. Em alguns dicionários é possível encontrar o termo “hemicrania” como sinônimo de enxaqueca.

A migrânea é um transtorno neurológico específico. Em todo o mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de enxaqueca, o que equivale a cerca de 15% de toda a população mundial. Aproximadamente 18% da população feminina e 6% da masculina apresenta esse transtorno. Três em cada quatro pacientes com crises recorrentes de enxaqueca são mulheres. Nas crianças, no entanto, os casos de migrânea são mais comuns nos meninos. Somente na adolescência é que as mulheres passam a ser o grupo mais acometido. Os episódios de migrânea geralmente começam entre os 15 e os 24 anos de idade e tornam-se mais frequentes entre os 35 e os 45 anos. Durante a perimenopausa o quadro de enxaqueca costuma piorar, mas ele tende a desaparecer em cerca de 2/3 das mulheres após a menopausa.


O QUE SABEMOS SOBRE A CIRURGIA DE ENXAQUECA? EXISTE UMA CURA PARA ENXAQUECAS?


A cirurgia de enxaqueca foi pioneira por um cirurgião plástico em Ohio. Em um estudo publicado, ele notou que 31 dos 39 pacientes com enxaqueca crônica que foram submetidos a um lifting na testa tiveram uma melhora significativa de suas dores de cabeça. Essa observação foi a origem da cirurgia de enxaqueca. Nos últimos anos, cirurgiões plásticos e reconstrutores em todo o mundo expandiram e definiram as técnicas cirúrgicas para a da enxaqueca que praticamos hoje. Ultimamente a cirurgia para alívio dos sintomas de enxaqueca está se tornando um procedimento de rotina.

Em uma pesquisa de ensaio clínico randomizado publicada em 2008, 84% dos pacientes com enxaqueca tiveram uma melhora significativa (50% ou mais) após a cirurgia, enquanto 57% dos pacientes tiveram uma resolução completa das dores de cabeça crônicas (migraines) após a cirurgia.


QUAIS SÃO AS ÁREAS DE GATILHO PARA ENXAQUECA?


A maioria dos pacientes com enxaqueca experimenta padrões semelhantes associados a cada ataque. Por exemplo, uma pessoa pode sentir uma dor aguda atrás do olho direito, enquanto outra pessoa sente o início da dor de cabeça na têmpora esquerda no início da dor de cabeça. Embora os sintomas variem entre os indivíduos, cada pessoa geralmente tem um padrão de apresentação exclusivo.

As áreas de gatilho são locais específicos onde o paciente sente a dor de cabeça começar. A apresentação pode variar de espasmos e áreas irritáveis a fortes dores na cabeça ou no pescoço. Estudos recentes mostraram que esses pontos-gatilho correspondem a áreas de tensão muscular perto dos nervos. Esses pontos de gatilho incluem: áreas acima dos olhos (área da testa); templos; atrás do nariz e entre os olhos; e dorso da cabeça (área occipital).

Na cirurgia de enxaqueca, identificamos os locais principais e secundários de cada paciente e os abordamos individualmente, liberando os nervos envolvidos.


COMO MEU CIRURGIÃO PLÁSTICO PODE IDENTIFICAR LOCAIS DE GATILHO PARA ENXAQUECA?


A apresentação da enxaqueca é diferente dependendo dos pontos de gatilho. Portanto, a identificação dos pontos-gatilho é crucial no tratamento do portador de enxaqueca. Com base em perguntas e descrições específicas dos sintomas associados, o cirurgião plástico conclui onde estão esses pontos.

Outra técnica para identificar os pontos-gatilho da cirurgia de enxaqueca é o uso de neuromoduladores como Botox® ou Dysport®. Os músculos ao redor do ponto de gatilho são enfraquecidos, o que leva a uma melhora significativa ou resolução dos sintomas. Essa abordagem tem dois objetivos: primeiro, ajuda a confirmar a localização do ponto de gatilho e sua contribuição para a dor de cabeça; segundo, fornece alívio significativo dos sintomas por alguns meses para o paciente. O procedimento é repetido à medida que os sintomas se repetem.

Se você tiver um ataque de dor de cabeça enquanto estiver no consultório do cirurgião plástico, ele poderá injetar a área da dor com uma injeção entorpecente (como o que você recebe no consultório do dentista). Quando o nervo correto é anestesiado, você deve sentir um alívio imediato da dor de cabeça. Esta é outra maneira de confirmar os pontos de gatilho culpados na cirurgia de enxaqueca.


O TRATAMENTO DE BOTOX® PARA ENXAQUECA TAMBÉM AJUDA A RUGAS NO MEU ROSTO?


Esta é uma pergunta bastante comum. O objetivo do Botox® ou Dysport® para a dor de cabeça da enxaqueca é aliviar os sintomas da dor de cabeça, não as rugas suaves. No entanto, alguns dos músculos que tratamos injetando o Botox® também podem ser responsáveis por rugas específicas na testa ou no rosto. Nesse caso, uma injeção de neuromodulador ajudará a suavizar algumas rugas, além de direcionar os sintomas da dor de cabeça. Então, em resumo, a resposta é “sim”.


COMO SABER SE SOU CANDIDATO À CIRURGIA DE ENXAQUECA?


Para se qualificar para a cirurgia, é necessário verificar se você se beneficiará dela. Inicialmente, o Dr. Abolmaali se comunica com seu neurologista para confirmar seu diagnóstico de enxaqueca. Existem muitos outros tipos de dor de cabeça que podem imitar uma enxaqueca, mas não são tratados com cirurgia.

Durante sua primeira sessão de consulta, você é examinado minuciosamente e é obtido um histórico médico completo. Você é solicitado a preencher um questionário para avaliar a gravidade de seus sintomas, orientando o tratamento e levando ao seu sucesso.

Na preparação para a cirurgia, o Dr. Abolmaali trabalha com você para identificar corretamente os locais de gatilho responsáveis por sua dor de cabeça. Essa etapa de preparação inclui sessões de consulta para a injeção metódica de locais de gatilho com Botox® ou Dysport® para identificar cada ponto de gatilho. Isso contribui significativamente para o sucesso da cirurgia


O QUE É CIRURGIA DE ENXAQUECA?


A cirurgia para enxaqueca é um amplo grupo de procedimentos direcionados a pontos-gatilho específicos que causam a dor de cabeça. O objetivo da cirurgia é descomprimir os músculos tensos ao redor do nervo. Existem quatro áreas principais de gatilho, bem como algumas áreas menores. Cada ponto afetado garante uma cirurgia completamente diferente. A experiência e uma compreensão completa da anatomia dos nervos e músculos da cabeça e pescoço permitem ao cirurgião plástico descomprimir os nervos precisos associados aos seus pontos de gatilho.

As cirurgias podem ser realizadas de forma aberta ou endoscópica. A liberação endoscópica do nervo para a dor de cabeça da enxaqueca é um procedimento minimamente invasivo para descomprimir o nervo e é realizado através de pequenas incisões usando pequenas câmeras e instrumentos especiais. Se o ponto de gatilho estiver localizado dentro ou abaixo do nariz, pode ser necessária uma rinoplastia aberta ou fechada (operação do nariz) para acessar o nervo associado.


MEU SEGURO DE SAÚDE COBRE BOTOX® OU DYSPORT® PARA ENXAQUECA? COBRE A CIRURGIA?


O uso de neuromoduladores (por exemplo, Botox® ou Dysport®) foi aprovado pelo FDA para o gerenciamento de dores de cabeça de enxaqueca e a maioria das operadoras de planos de saúde cobre o custo de injeções e intervenção cirúrgica.

Sua operadora de seguros exige uma história clara de seu recebimento de diferentes tratamentos médicos para dores de cabeça da enxaqueca e uma indicação do seu neurologista.

Agende uma consulta gratuita para fazer a sua cirurgia de migraine. E se tiver alguma dúvida sobre esse tipo de cirurgia, procedimentos de cirurgia plástica ou procedimentos cosméticos, envie suas perguntas para nosso e-mail This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it e o Dr. Kamran Abolmaali responderá em suas próximas matérias do “Pergunte ao Doutor”. Os seus dados são confidenciais e não serão publicados. A NAPSG oferece consulta grátis para aconselhamento e avaliação de todos os procedimentos de cirurgia plástica e cirurgia para migraines.


CONHEÇA O DR. KAMRAN ABOLMAALI


O médico cirurgião plástico Dr. Kamran Abolmaali, fundador da Clínica North Atlanta Plastic Surgery Group LLC, é altamente qualificado, com mais de doze anos de treinamento nos principais programas de cirurgia plástica de Nova York e Londres. Ele frequentou o estimado programa de residência do Grupo de Cirurgia Plástica de Long Island, em Long Island, New York e Manhattan, após concluir a residência em cirurgia-geral na Universidade Marshall. Atualmente, é certificado em cirurgia-geral pela American Board of Surgery. Ele também é certificado pelo prestigiado Royal College of Surgeons of England.



Dr. Kamran Abolmaali
Plastic & Reconstructive Surgeon
Fundador da North Atlanta Plastic Surgery Group LLC.
Board certified in General Surgery
Trained in esteemed programs
nationally and internationally.
www.napsg.com

Last Updated on Wednesday, 15 July 2020 22:01
 
« StartPrev123456NextEnd »

Page 1 of 6

Translate

Portuguese English Spanish