Home Túnel do Tempo
Túnel do Tempo
Tuesday, 16 August 2011 00:00

O primeiro ataque atômico da história

Em 6 de agosto de 1945, Hiroshima entrou para a história de uma forma trágica: foi a primeira cidade do mundo a sofrer um ataque atômico contra uma população civil. A bomba lançada sobre Hiroshima recebeu o nome de Little Boy (“Garotinho”, em português). Sua medida era de 4, 25 metros de comprimento e pesava 4,5 Kg. Quando atingiu seu alvo, um furacão de fogo arrasou a cidade, que ficou destruída, com centenas de milhares de pessoas feridas, cobertas de vidro e madeira ou com seus corpos queimados. Não havia a quem recorrer, pois os hospitais foram destruídos e não tinham condições para atender à população. Faltavam médicos, enfermeiros e remédios. Mortos jaziam pelas ruas, e o cheiro da cidade era insuportável. E como se não bastasse a bomba em Hiroshima, essa mesma experiência foi repetida em Nagasaki três dias depois. Novamente, o desastre se repetiu. Provavelmente, os dias 6 e 9 de agosto jamais serão esquecidos.

A morte de Betinho

Em 9 de agosto de 1997, morre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Natural de Bocaiúva, Minas Gerais, ele herdou a hemofilia e contraiu o vírus HIV em transfusão de sangue. Foi responsável pela criação da Ação da Cidadania Contra Fome e a Miséria, liderando campanha nacional.

Primeira Guerra Mundial

Em 3 de agosto de 1914, França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra Mundial. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho. Entre 28 de julho e 3 de agosto, todas as potências entram na guerra.

O “Caso Watergate”

O republicano Richard Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos em 8 de agosto de 1974, sob ameaça de impeachment, por ter dado aval à espionagem da sede do Partido Democrata em Washington. Ele foi o primeiro dirigente norte-americano a renunciar.

Festival de Woodstock

O Festival de Woodstock tem seu início em 15 de agosto de 1969, em uma fazenda em Nova York. Cerca de 500 mil jovens conviveram por três dias, no auge da pregação em torno do sexo, drogas e rock'n'roll. Era uma forma de critica ao capitalismo e condenação à Guerra do Vietnã.

Se vai o Rei do Rock...

Em 16 de agosto de 1977, morre o ícone do rock and roll Elvis Aaron Presley. O grande astro influenciou a música para sempre com seu estilo único e gerou uma série de fãs. Elvis ainda se tornou é o artista solo que mais vendeu discos na história.

Last Updated on Tuesday, 16 August 2011 14:38
 


Translate

Portuguese English Spanish