Home Mercado & Investimento
Mercado e Investimento | GUIA DE COMPRA DE IMÓVEIS NOS ESTADOS UNIDOS


Neste ano tudo está tão diferente que até mesmo as pessoas já estão se acostumando e se adaptando a um novo jeito de se viver: encontros com poucas pessoas, sem muitas festividades e aglomerações, uso de máscaras, higienização das mãos com mais frequências, enfim tudo com mais cautela na vida cotidiana daqui pra frente. Os mesmos cuidados servem para a indústria imobiliária. Aqui na Geórgia, o profissional da indústria imobiliária é considerado como “essential worker”, provedor de serviços essenciais.

Comprar uma casa nos Estados Unidos como investidor ou para própria moradia não é difícil, mesmo não morando aqui com residência permanente. Como estamos finalizando 2020 e está chegando a hora de fazermos o balancete do final do ano, vamos esclarecer algumas questões de como comprar casas na terrinha do tio Sam.


Qual o melhor lugar para comprar um imóvel nos Estados Unidos se eu for um investidor de primeira vez?

Sempre é bom analisar a finalidade desse imóvel. Sabemos que aqui temos 50 Estados com diferentes estações climáticas anualmente, diferentes áreas de turismo, e cada um com segmentos e focos diversificados economicamente. Por exemplo, se você sonha em ter uma casa de veraneio gerando uma renda anual, você poderia olhar casa nos lagos, nas montanhas no norte da Geórgia, apartamento e casa nas praias da Flórida, e outros Estados da nossa costa leste, maravilhosa Califórnia e Estados da costa oeste são bem atrativos aos imigrantes, mais temos o custo mais alto do investimento comparado aqui na Geórgia. Há que analisar o preço de mercado, os juros, se for um imóvel financiado, quais bancos que oferecem empréstimos a investidores imigrantes ou para imóveis que serão usados como propriedades de aluguel/segunda residências.


Eu preciso de ter um corretor local para me dar assistência na compra de um imóvel?

Na verdade, ter um corretor de imóveis ao seu lado assistindo-lhe não é nada mais que um benefício. Você, como comprador, não paga exatamente nada ao corretor, o “listing broker” que representa o vendedor do imóvel é a parte responsável pelo pagamento da comissão daquela venda. Sempre haverá um corretor envolvido, salvo você encontre um imóvel particular (FSBO - For Sale by Owner) e compre direto do dono. Essa opção só recomendo para um investidor mais experiente e que já esteja no business há muito tempo. Lembre-se que ainda existem muitos golpes na indústria imobiliária, então usem e abusem de seus corretores porque você não paga nada quando você é o famoso “buyer”. Lembre-se de que experiência é um fator principal em qualquer transação. Existem alguns brokers que cobram uma taxa de “retainer fee”. Converse com seu corretor local e sempre questione todo o processo de compra antes de assinarem qualquer contrato de brokerage com corretor. Se você não estiver satisfeito com seu corretor, você pode trocar a qualquer momento antes de entrar em contrato de compra ou venda, mas claro que seguindo as regras de contrato, no qual 99% das vezes não tem penalidade nenhuma de quebra de contrato com corretor.


Quais são os documentos necessários para adquirir um imóvel de investimento nos Estados Unidos?

Se você for um investidor estrangeiro comprando à vista, só é necessário um passaporte válido que será utilizado como forma de identificação pelo advogado para escriturar à propriedade. Se for adquirir um imóvel financiado, existem vários bancos que oferecem programas para investidores estrangeiros, a declaração de impostos de renda do Brasil, emprego fixo e contínuo na mesma empresa pelo menos dois anos, visto válido dos Estados Unidos e residência estabelecida no Brasil são essenciais para a aprovação de um empréstimo para o “Foreign National Program”.


Posso comprar um terreno para investir e construir no futuro?

Esta opção é bem comum em algumas cidades de praias na Flórida. Na maioria das vezes os terrenos vagos estão localizados em área rural ou fora de condomínios. Ainda existem oportunidades de se investir em terrenos e futuramente construir ou até mesmo revendê-lo.


Depois de comprar o imóvel, eu posso alugar para outros?

Sim, pode-se alugar por meio de uma imobiliária gestora para o imóvel ou particular por Airbnb, Vrbo etc. Lembrando sempre que em algumas propriedades existem restrições de aluguéis e não são permitidos alugar por Airbnb nem Vrbo. Empresas especializadas em aluguéis são encarregadas a encontrar inquilinos, receber os aluguéis e muitas vezes até dar manutenção no imóvel de temporada. Elas cobram um custo mensal entre 10-30% sobre o valor do aluguel. É importante procurar empresas locais e com experiência nessa área para se ter sucesso no retorno do seu investimento.


Se eu comprar casa em Orlando ou Miami, posso morar nos Estados Unidos?

Não. Você continua tendo a permanência definida pelo seu tipo de visto ou no seu país de origem. Em geral, brasileiros recebem permanência de seis meses no I-94. Para residir nos Estados Unidos você deve aplicar para uma das modalidades de imigração. Converse com seu advogado de imigração local sobre como adquirir uma residência fixa como investidor nos Estados Unidos.


Devo ir aos Estados Unidos para comprar uma casa?

Em caso de compras à vista não é necessária a presença do comprador. Os documentos podem ser assinados via um procurador nominado pelo comprador a assinar os documentos no dia do fechamento na Embaixada ou Consulados Americanos e enviados por Correios. Nas compras financiadas, a maioria dos bancos, exige a presença do comprador e seu cônjuge, caso esteja no financiamento também.


Como faço para comprar dólares e enviar para os Estados Unidos?

No caso de compra de propriedades, o Banco Central do Brasil permite que você compre dólares pelo câmbio oficial mais IOF variável de 0.38 a 1,1%. Para esta finalidade não há limite para compra ou remessa de dólares, desde que seja apresentados contratos de compra e venda. Recomendamos enviar o dinheiro direto para a conta de “escrow” do advogado que irá executar a transação. Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, Citibank e outros bancos fazem isso com frequência.


Como é o processo comprar casa nos Estados Unidos?

É bem diferente do Brasil. Por exemplo, cada corretor tem acesso a todas às propriedades no Estado em que é licenciado. Isso faz com que o investidor possa trabalhar com apenas um corretor com contrato de exclusividade. Sempre pesquise bem e peça referências do corretor antes de qualquer coisa; nunca transfira dinheiro diretamente ao corretor ou pague nada em “cash” por fora de contrato a ninguém.

Adquirir um imóvel aqui na América é mais fácil do que se imagina. Venha conhecer nosso trabalho e tenha acesso melhores ofertas no mercado imobiliário e faça ótimos investimentos! Visite nossa página no Facebook (facebook.com/LinkRealty). Lá você encontrará mais informações em nossos posts ou você pode solicitar mais informações diretamente para melhor orientá-los. Boas compras!



Wanessa Moore
Corretora licenciada na
Geórgia pela Keller Williams
Atlanta Partnes

 
« StartPrev12345NextEnd »

Page 2 of 5

Translate

Portuguese English Spanish