Home Editorial
Editorial | O sonho ainda não acabou
Friday, 15 September 2017 00:00

O mês de setembro chegou cheio de situações surpreendentes para as comunidades de imigrantes, indocumentados ou não, além da tragédia deixada pelos furacões Harvey e Irma.

O Presidente Donald Trump decidiu, no meio de tudo isso, cancelar o programa do DACA, que beneficiava quase um milhão de jovens imigrantes que vieram para os Estados Unidos entre os anos de 2007 e 2015 e que se qualificaram para o programa, recebendo permissão de trabalho, número de social, direito a adquirir uma Driver’s License, e a proteção contra deportação enquanto participassem do programa.

O choque com o anuncio do fim do DACA, no dia 5 de setembro veio acompanhado de milhares e milhares de protestos em todos os Estados Unidos. A condenação e desapontamento veio de grandes nomes na política, setor público, incluindo de membros do Partido Republicano, setor empresarial e de tecnologia, instituições religiosas e comunitárias. Uma pesquisa conduzida pelo Morning Consult e publicada no site “Politico” revela que 76% da população americana é contra o fim do programa do DACA, e apoia uma proteção aos jovens filhos de imigrantes, na qual estima-se que oito mil brasileiros tenham sido beneficiados com o programa.

O futuro do DACA agora está nas mãos do congresso americano. Apesar de ser taxado como um presidente anti-imigrante, Donald Trump expressou interesse em que o Congresso resolva o problema desses milhares de jovens aprovando uma legislação permanente, e postou no Twitter que dará seis meses para que o Congresso tome alguma providência com relação ao DACA. A luta para se transformar o DACA em lei foi introduzida ao congresso em 2009 pelo grupo bipartidário conhecido como “Gangue dos 8” e foi chamada de “Dream Act”. O projeto de lei passou na Câmara dos Deputados, mas faltaram oito votos para ser aprovado pelo Senado. Desapontado com esse resultado, o ex-presidente Obama assinou uma ação executiva, com uma solução temporária para esses jovens imigrantes serem protegidos contra deportação. Muitos advogados, democratas e líderes ativistas estão com esperança de que o protesto contra o fim do DACA em todo o país irá motivar o Congresso a agir e passar uma legislação definitiva.

Sabendo de tudo isso, resta agora todas as comunidades imigrantes mostrarem a todos neste país o quanto a contribuição do imigrante é importante para os Estados Unidos, e merece o apoio nacional para proteger seus jovens. Ensine seus filhos a respeitarem as leis americanas e serem educados; a respeitarem ao próximo, trabalhar duro, tirarem boas notas na escola; a participarem da vida comunitária; e fazerem sua contribuição com a sociedade. Esse é o primeiro passo para mostrarmos quem são os imigrantes para aqueles que se opõem ou temem uma lei imigratória que regularizaria milhares de famílias de indocumentados nos Estados Unidos.

Gostaria de deixar o nosso agradecimento a todos da comunidade brasileira de Atlanta, os quais em meio a tantas preocupações, estiveram ativamente ajudando às comunidades do Texas, atingidas pelo furação Harvey, da Flórida e todas as regiões atingidas pelo furacão Irma, incluindo o Estado da Geórgia.

Tenha um excelente início de outono!



Boa leitura!



Cristiane Castilho
Editora-Chefe
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Last Updated on Friday, 15 September 2017 18:05
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 76

Translate

Portuguese English Spanish