Home Editorial
Editorial | COMO SOBREVIVER À PANDEMIA DO COVID-19?
Wednesday, 15 July 2020 00:00

Nada tem todos os ingredientes para a receita de colapso emocional como um pouco de pânico, uma pitada de histeria, uma medida de crise financeira e uma tonelada de coronavírus. O impacto global da pandemia está afetando as pessoas muito além das preocupações médicas. Empresários, funcionários, líderes comunitários e governamentais, associações, estudantes, professores, hospitais, e muitos outros setores da sociedade todos com o mesmo problema em comum: COVID-19.

Seria excelente ter um manual de como navegar os problemas durante uma pandemia. Infelizmente todos nós estamos aprendendo à medida que caminhamos. Mas como você e sua família vão passar por tudo isso?

O COVID-19 é uma ameaça à saúde e bem-estar da população no mundo inteiro, uma ameaça que vai muito além da saúde física. Uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde é o efeito da pandemia na saúde mental, causando medo, pânico, tédio, inquietação, solidão e depressão. Para aqueles com doença mental preexistente, o estresse de tudo isso pode muito bem estar tendo um custo mais dramático. Sem saúde mental, não temos forças nem clareza para podermos planejar, executar, trabalhar e se proteger.

Não entre em pânico! Atualmente, existem duas fontes principais de medo e pânico: o próprio coronavírus e a economia. Então, cuide de seus sentimentos! A sua saúde emocional é um dos fatores mais importantes para se navegar em situações difíceis. Manter a calma, tomar medidas de prevenção ao contágio, conversar com pessoas que tenham treinamento profissional para lhe ajudar a fazer planejamento financeiro, aconselhamento emocional e espiritual é o primeiro passo para sobreviver com saúde emocional em momentos como o que estamos vivendo.

Organize suas finanças e mantenha-se focado no longo prazo e em seus objetivos. Muitos especialistas do mercado financeiro alertam que o sucesso depende do planejamento financeiro que você faz antes de sentir o impacto de uma crise, durante o período em que é afetado e quando as coisas voltarem ao normal. Não há fórmula mágica, e sim disciplina e determinação. Se suas finanças estão prejudicadas, nunca é tarde demais para fazer um planejamento financeiro.

Pratique o novo slogan de 2020: o distanciamento social! Não se engane, tudo isso está sendo feito por um bom motivo. A vida de milhões de pessoas em todo o mundo depende dessas medidas drásticas. Se fizermos a nossa parte, além de estar ajudando a diminuir o contágio, sentiremos um imenso sentimento de empoderamento por estar fazendo parte da solução do problema.

Mantenha boas rotinas, pois elas nos mantêm produtivos. Quando nossas rotinas são interrompidas, o cumprimento das prioridades de nossas vidas pode ser seriamente comprometido. Muitas pessoas começam a se sentir perdidas, sem saber ao certo o que devem fazer com o tempo, resultando em um sentimento de angústia, tédio e inquietude. Inclua em sua rotina uma boa noite de sono e exercícios. Somente escute notícias seguras, baseadas em fatos e os recursos oficiais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) etc., sobre o que está acontecendo e como responder aos eventos à medida que eles acontecem.

Seja resiliente! Não podemos correr dos problemas, precisamos enfrentá-los e resolvê-los. Essa é a única forma de crescer e aprender, além de ser uma excelente oportunidade para nos conhecermos melhor, e sabermos do que realmente somos capazes de alcançar.

Como sobreviver à pandemia do COVID19? Cuidando de nossa saúde física e emocional; tomando medidas para diminuir o contágio do vírus; usando máscaras; sendo criativos em nossa habilidade de fazer negócios e ganhar dinheiro; ajudando o próximo e movimentando a economia comprando dos pequenos empresários em nossa comunidade. Tentamos uma porta, e quando ela não abre, tentamos outra. O importante é continuar sendo otimista, ativo e vigilante!

Tenha uma boa leitura!



Cristiane Castilho
Editora-Chefe
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Last Updated on Wednesday, 15 July 2020 17:31
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 1 of 13

Translate

Portuguese English Spanish