Home Editorial
Editorial | Seu voto é importante!
Monday, 16 April 2018 00:00

É primavera em Atlanta! As cores das flores e vegetação começaram a aparecer pela cidade, após um inverno prolongado. Abril marcou início da estação florida e uma onda de reviravolta no mundo da política americana. Inúmeras tragédias, injustiças sociais e de gênero, corrupção e escândalos políticos, intolerância racial e religiosa, amplificaram as discussões que deu largada à maratona eleitoral para as eleições de 2018. Após a surpreendente vitória do democrata Doug Jones na eleição especial para recompor a representação do estado do Alabama na câmara alta do Congresso, as implicações políticas não podiam ser mais estrondosas, tanto em Washington como a nível nacional. Essa vitória dos democratas mostra não só que estão em condições de competir e conquistar terreno sólido aos seus adversários políticos, e talvez até recuperar a maioria no Congresso nas eleições cruciais de novembro de 2018, como também que é possível vencer o discurso radical, desafiador e conflituoso que o atual presidente Donald Trump adotou para seu governo.

A corrida dos partidos por votos e recursos na internet em 2018 se intensificaram no final de março e início de abril. A internet e as redes sociais viraram arenas disputadas pelos candidatos às eleições de 2018, e têm transformado o apoio virtual de eleitores em recursos de campanha.

Analistas dizem que mulheres e jovens eleitores decidirão as eleições de 2018. Se eles realmente votarem. Esse é o maior bloco de eleitores no país e não estão representados na maioria dos níveis do governo. Movimentos como o #MeToo e o #MarchForOurLives estão recrutando jovens e mulheres para se registrarem e votar nas eleições americanas de 2018. Os movimentos também estão incentivando e apoiando aqueles que possuem uma minoria na representação do Congresso a se candidatarem a cargos públicos, além de estarem trabalhando intensamente na arrecadação de fundos para as campanhas. Os resultados são um número recorde de mulheres que já entraram na disputa para as eleições de “midterms” nos Estados Unidos em 2018, em sua grande maioria concorrendo pelo Partido Democrata. Na Geórgia, a empresária e autora Stacey Abrams se candidatou ao cargo de governadora e espera romper as barreiras para mulheres negras, se for eleita governadora da Geórgia. Nem todas as mulheres engajadas na política recentemente almejam um cargo, porém as eleitoras negras foram essenciais para as vitórias nas eleições no Alabama e na Virgínia.

Também estão ativamente incentivando a população a registrar para votar os grupos de ativistas latinos. Além da comunidade imigrante, recentemente a maioria do país demonstrou apoiar os jovens do programa do DACA, que foi cancelado pelo presidente no final do ano passado. O número de latinos que já possuem o direito de votar nas eleições americanas cresceu rapidamente após as eleições presidenciais de 2016, e o tema de um desfecho favorável para o DACA e uma reforma imigratória é um dos principais fatores incentivadores do voto latino.

Se você é cidadão americano, não deixe de se registrar para votar. O seu voto é muito importante! Você sabia que muitas eleições dos Estados Unidos para a Câmara e o Senado foram decididas por uma margem inferior ao número de votos de eleitores ausentes? Todos os estados são obrigados a contar todos os votos de eleitores ausentes contanto que estejam válidos e que cheguem aos oficiais eleitorais dentro do prazo de recebimento das cédulas de eleitores ausentes.

Independente se você pode ou não votar nas eleições americanas, não deixe de exercer o seu ato cívico e vote nas eleições brasileiras.

2018 também será importante para o futuro da política brasileira. O primeiro turno brasileiro será em 7 de outubro, e a provável segunda etapa no dia 28 do mesmo mês. Confira se o seu título de eleitor está em dia. Mais informações sobre as eleições brasileiras de 2018 em nosso “Informativo” desta edição.



Cristiane Castilho
Editora-Chefe
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Last Updated on Monday, 16 April 2018 15:52
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 3 of 16

Translate

Portuguese English Spanish