Home Reflexão
Reflexão | O que estamos fazendo com o nosso tempo?
Friday, 17 August 2018 00:00


No mundo agitado no qual vivemos hoje, muitas pessoas em nossa sociedade tentam ser hiperprodutivas. Quem nunca teve uma agenda super apertada, cheia de afazeres no dia a dia, que atire a primeira pedra! Estamos sempre sem tempo para nada, reclamando que as horas do dia não são o suficiente para cuidarmos de todos os nossos “afazeres”. Corremos de tarefa em tarefa, sempre checando e-mails, organizam algo, fazem uma ligação, dirigindo, resolvendo problemas...

Muitos de nós acreditamos que ter uma agenda cheia e sempre estarmos super ocupados é sinônimo de trabalho duro e ter mais sucesso. Embora essa crença possa ter um fundo de verdade, ela frequentemente leva a uma “produtividade” irracional, uma necessidade constante de fazer algo e uma tendência a perder tempo com tarefas domésticas.

A sábia frase “o trabalho edifica o homem” é um excelente referencial que todas as pessoas deveriam praticar. A questão que nos deparamos não é o trabalho em si, mas sim a síndrome da “falta de tempo”. O velho ditado, “trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil” vem sido discutido e trabalhado entre as pessoas que procuram uma vida mais feliz e saudável.

O tempo é um dos bens mais valioso que possuímos. Se você não tem tempo para nada, e está sempre ocupado com suas tarefas, lhe convido a fazer uma reflexão de como você está utilizando o seu tempo pessoal. Administrar o seu tempo não é espremer o máximo possível de tarefas no seu dia. É simplificar como você trabalha, fazer as coisas mais rápido e aliviar o estresse diário, limpando o espaço da sua rotina diária para dar tempo às pessoas que você ama e a você mesmo.

Em uma pesquisa com pessoas idosas acima de 80 anos, 80% das queixas estavam no arrependimento de não terem aproveitado melhor o tempo de sua vida. Erros e falta de recursos financeiros chegaram por último na lista de queixas. O tempo que passou não volta mais e o que você faz com o tempo que lhe foi concedido por Deus faz toda a diferença na qualidade da sua vida. O nosso esforço deve ser voltado à otimização do tempo que ainda nos resta.

Há quem diz que tempo é uma questão de percepção. Por exemplo, quando você está aguardando uma pessoa amada chegar ao seu encontro, cinco minutos pode parecer uma eternidade; enquanto aquela “olhadinha” no Facebook facilmente se transforma em duas, três horas sem você perceber. A verdade é que o tempo mal gerenciado prejudica todas as áreas da sua vida. Ser produtivo implica aproveitamento, gerenciamento, propriedade e domínio do que se faz. 

Após refletirmos sobre isso, e analisarmos quanto tempo estamos desperdiçando em coisas que não nos edificam em nada, o primeiro passo é buscar maneiras de minimizar o desperdício dessas horas e minutos tão valiosos em nossa vida. Muitos especialistas em gerenciamento financeiro recomendam o gerenciamento de tempo pessoal como o primeiro e mais importantes passo para se alcançar o sucesso financeiro na vida. Trabalhar no gerenciamento de seu tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal, lhe ajudará a aproveitar mais cada momento de suas rotinas e você aprenderá a administrar todo o tempo que existe em uma boa organização.

Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de gerenciar o seu tempo.


1. Faça uma autoavaliação

Descubra todas as coisas que você poderia excluir de sua rotina diária. Um bom início é passar menos tempo com coisas que não estão relacionadas às tarefas a serem completadas durante aquele dia.


2. Adote o hábito da agenda!

Escreva todos os seus afazeres durante o dia e calcule o tempo para executar cada tarefa. Não se esqueça de sempre andar com a sua agenda, conferindo e marcando o que já foi executado. Você pode encontrar diversos aplicativos na App Store do seu celular para facilitar o gerenciamento do seu tempo.


3. Esvazie sua mente

Uma mente cheia de preocupações está constantemente tentando organizar os seus pensamentos, e consequentemente causando cansaço físico e mental.

Antes de dormir, anote todas as suas tarefas do dia seguinte, assim você não irá sobrecarregar o seu cérebro e dormirá melhor.


4. Faça primeiro o que você menos gosta

Todos nós temos tarefas que não gostamos de fazer. Salvo as tarefas de extrema urgência, sempre que possível, organize sua lista colocando primeiro o que você não gosta de fazer, ou adote a metodologia de grau de dificuldade, assim você usa a sua energia nas tarefas mais difíceis primeiro.


5. Aprenda a dizer “não”

Fazer um monte de compromissos com o nosso tempo pode nos ensinar como lidar com vários compromissos e gerenciar nosso tempo. Isso pode ser ótimo, no entanto, você pode facilmente ir longe demais. Em algum momento, você precisa aprender a recusar oportunidades. Seu objetivo deve ser assumir apenas os compromissos pelos quais você sabe que tem tempo e com os quais realmente se importa.


6. Termine o que você começou

Quase todos nós somos atormentados pelo impulso de procrastinar. Ninguém é perfeito, e imprevistos acontecem. No entanto, procure executar todas as tarefas de sua lista durante o seu dia para não acumular para o dia seguinte.


7. A pressa é inimiga da perfeição?

Nem sempre! Estabeleça prazos curtos para suas tarefas e concentre-se somente em uma tarefa de cada vez. Disciplina e concentração combinados com um senso de urgência fazem com que o nosso cérebro trabalhe com melhor desempenho. A consequência é um dia produtivo.


8. Os detalhes nem sempre são importantes

Frequentemente permitimos que os projetos demorem muito, muito mais do que deveriam, e ficamos muito presos a pequenos detalhes. Esse é um vício das pessoas perfeccionistas. Você pode fazer um trabalho bem feito e ao mesmo tempo superar o desejo de examinar constantemente o que já fez até agora. Uma dica é concluir o volume e revisar as coisas mais tarde.


9. Não seja vítima dos ladrões de tempo

Cuidado com o tempo desperdiçado nos grupos de whatsapp, mídias sociais, vídeos na internet, “conversa fiada” com amigos durante o dia etc. Comece a prestar atenção de quanto tempo você gasta nessas atividades. Simplesmente percebendo como elas estão sugando seu tempo, você começará a fazê-los menos.


10. Tire um “break” entre as suas tarefas

Quando nos apressamos de tarefa em tarefa, é difícil apreciar o que estamos fazendo e permanecer focados e motivados. Permita-se um tempo livre entre uma tarefa e outra. Uma pausa para tomar um ar fresco lá fora e refrescar o cérebro, fazer uma pequena caminhada, meditar ou realizar algum outro exercício para limpar a mente.


11. Mantenha o foco

Uma das maneiras mais rápidas de se sobrecarregar é pensar em sua enorme lista de tarefas. Perceba que nenhuma quantidade de pensamento diminuirá o tempo. Neste momento, tudo o que você pode fazer é se concentrar na tarefa que está a sua frente. Esta é uma tarefa única e solitária. Um passo de cada vez!


12. Aprenda com seus erros

Ao final de cada semana faça uma avaliação de todas as tarefas executadas durante a semana, aprenda com seus erros.


13. Vida uma vida mais saudável

Muitos estudos relacionaram o estilo de vida saudável com a produtividade do trabalho. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono para que seu corpo e mentes funcionem de forma otimizada. Você sabe se você está recebendo o suficiente? Escute seu corpo e não subestime o valor do sono. Exercite-se regularmente e visite o seu médico, fazendo exames preventivos.


14. Separe tempo para Deus

Se você questionar o tempo de qualquer coisa em sua vida - quando algo deve ser feito, quanto tempo deve ser atribuído a algo, com que frequência deve ser feito algo, o sequenciamento de um projeto –, procure sabedoria divina. Inclua orações durante o seu planejamento diário. Um coração cheio do espírito santo o ajudará a enfrentar qualquer obstáculo que você encontrar durante o seu dia.



Da Redação

Last Updated on Friday, 17 August 2018 15:28
 
« StartPrev123NextEnd »

Page 1 of 3

Translate

Portuguese English Spanish