Home Fitness
Fitness | Alerta! Você está consumindo açúcar em excesso!
Thursday, 15 February 2018 00:00


Todos nós sabemos que o consumo de açúcar é ruim para a nossa saúde. Mas você já parou para pensar na quantidade e qualidade de açúcar que ingerimos diariamente? O tipo refinado, que é o mais prejudicial à saúde, é encontrado em quase 80% de tudo o que consumimos, principalmente nos produtos industrializados.

O açúcar é uma fonte de energia. É um hidrato de carbono simples é encontrado em sua forma natural em alimentos como frutas, vegetais, leite etc. Entretanto, as fontes mais abundantes são os produtos industrializados, dentre os quais estão cookies, chocolates, refrigerantes.

O açúcar é rico em calorias e pobre em nutrientes, motivos pelos quais devemos restringir ainda mais o seu consumo, pois além de causar o ganho de peso, também pode causar uma série de problemas, muito além das cáries. A obesidade já é considerada uma questão de saúde pública, tamanha a quantidade de pessoas que sofrem da doença. O problema é causado, entre outros fatores, pelo excesso de preparações e alimentos gordurosos, o consumo excessivo de doces e refrigerantes.

Em média, uma pessoa não faz ideia de quanto açúcar consume diariamente. Você ficará surpreso se calcular a quantidade de colheres de chá desse ingrediente que está escondido na maioria dos alimentos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar diário não ultrapasse os 10% das calorias na dieta de uma pessoa. Por exemplo: um adulto que consome 2.500 Kcal por dia não deve ultrapassar, para homens (37,5g ou 9 colheres de chá) e para mulheres (25g ou 6 colheres de chá).

Você sabe qual é a quantidade de açúcar presente nos alimentos que você consume dia a dia? Veja no quadro ao lado uma relação de vários produtos e sua quantidade de açúcar.

Seja honesto com você mesmo e comece a calcular a quantidade de açúcar de todos os alimentos que você ingere durante o dia. Beba mais água e evite alimentos processados. Especiarias como a canela, noz moscada, extrato de amêndoas, baunilha, gengibre e limão são ótimos para inibir o desejo de consumir açúcar.


Como o açúcar afeta o seu cérebro


Comer açúcar pode realmente ter um impacto biológico negativo em nosso corpo, mente e emoções. Estudos da UCLA (University of California, Los Angeles) mostram que o excesso no consumo de açúcar afeta o foco, humor, memória, equilíbrio emocional, mental e níveis de estresse.

Foco: o açúcar “forma radicais livres na membrana do cérebro, comprometendo a capacidade de comunicação de nossas células nervosas”. Isso causa um sentimento “nebuloso” ou “fora de si”. O estudo estabeleceu fortes conexões entre a ingestão de açúcar e a memória, raciocínio e processamos ideias. O estudo também menciona o fator de vício que o açúcar exerce em nosso corpo ao criar um ciclo vicioso de desejos intensos.

Humor: também é extremamente afetado sob os efeitos do açúcar. Compulsão alimentar, picos de dopamina, um acidente físico e emocional e, em seguida, mais ansiedade e retirada. Como resultado, temos temperamentos mais curtos, menor paciência e até sentimentos de depressão.

Memória: uma dieta rica em açúcar afeta nossa função cognitiva e desempenho como também pode bloquear nossos receptores de memória, prejudicando a memória e as habilidades de aprendizagem. A pesquisa ainda sugere que o alto consumo de açúcar tem repercussões em longo prazo e mais severas, como as ligações entre o açúcar e a doença de Alzheimer, onde a memória está gravemente prejudicada.

Equilíbrio emocional e mental: o excesso de açúcar nos deixa propensos a mudanças de humor à medida que aumenta as nossas reservas de vitamina B e bloqueia os receptores de cromo, que são produtos químicos que equilibram emocionalmente. Isso pode levar a irritabilidade, ansiedade, comportamento agressivo, com picos mentais dramáticos.

Estresse: o estresse e os alimentos estão intimamente ligados. Quando nos sentimos estressados, nosso corpo é inundado com produtos químicos relacionados às nossas respostas ao sentimento negativo. O estresse está associado a comportamento alimentar, ganho de peso e até obesidade.




Da Redação

Last Updated on Thursday, 15 February 2018 17:29
 
« StartPrev123NextEnd »

Page 1 of 3

Translate

Portuguese English Spanish