Home Fitness
Fitness | Acelerando o seu metabolismo
Monday, 18 September 2017 00:00


Quem nunca colocou a culpa pelo seu aumento de peso no metabolismo? A verdade é que emagrecer e viver com saúde não depende somente de dietas, mas também de como seu organismo funciona. O metabolismo é fundamental para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo, o que consequentemente afeta o seu plano de perder peso.


Mas o que é o metabolismo?


O metabolismo refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo. Ele designa toda reação bioquímica que acontece no interior de uma célula e do nosso corpo. Essas reações podem estar relacionadas com a síntese de compostos orgânicos ou sua quebra para fabricar ATP e são todas coordenadas por enzimas. A velocidade a que se processa o metabolismo, determinada pela taxa metabólica, também influencia a quantidade de alimento requerida por um organismo. Resumindo, o metabolismo é o modo como o seu organismo transforma calorias em energia. Um metabolismo baixo retém calorias que são transformadas em gordura e ganho de peso


Saiba como seus hábitos influenciam nesse processo do metabolismo


Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para o seu metabolismo. Em apenas duas semanas com hábitos saudáveis você perceberá o seu metabolismo ganhando pique e você pode perder até dois quilos por mês.


1. Carboidratos: são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Escolha carboidratos de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos integrais, legumes, frutas e verduras – todos ricos em fibras e pobres em gorduras – levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

2. Faça musculação: a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico.

3. Consuma proteína: elas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.

4. Gordura saudável: as gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. Exemplo: castanha-do-pará e de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extra virgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol. Evite as gorduras hidrogenadas.

5. Coma mais vezes: divida suas refeições em seis pequenas porções durante o dia. Isso ajudará o seu organismo perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Não pule refeições, principalmente o café da manhã.

6. Beba água: falta de água no seu organismo prejudicará o seu metabolismo. Para saber qual é a quantidade certa de água para você, divida o seu peso atual por dois, e o resultado é a qualidade de Oz/ml que você deve tomar durante o dia.

7. Durma o suficiente: Dormir bem acelera o metabolismo, além de diminuir o estresse, que é uma das causas da má alimentação.



Da Redação

Last Updated on Monday, 18 September 2017 14:26
 
« StartPrev12NextEnd »

Page 1 of 2

Translate

Portuguese English Spanish