Home Turismo
Turismo | Morrinhos, Goiás - Um roteiro de gastronomia e cultura
Thursday, 16 October 2014 00:00


Marisa Nascimento, correspondente da Cia Brasil esteve em visita ao estado do Goiás onde teve a oportunidade de conhecer a vida tranquila do interior. Depois de curtir a cultura e a gastronomia da movimentada cidade de Goiânia, capital do Estado, e uma breve incursão por seus animados bares com músicas sertanejas ao vivo e DJs consagrados, seguimos para Morrinhos, que fica apenas 130km.

Conhecida como a cidade dos pomares, com 44 mil habitantes, a cidade de Morrinhos fica localizada na região sul de Goiás, a 50km de Caldas Novas e Termas do Rio Quente, conhecidas estas pelas relaxantes estações termais e parques aquáticos. As principais atividades da cidade são agricultura e pecuária.

Fomos recebidos pela família Oliveira, que nos acompanhou e proporcionou à nossa equipe uma grande estadia. Na casa de nossa anfitriã, Dona Maria Oliveira, o festival gastronômico foi imenso. Desde pães de queijo e bolinhos de milho aos maravilhosos pratos da culinária tradicional, como arroz branco com guariroba, galinhada, jiló e pequi. Foram deliciosas tardes, regadas a largas conversas nas aconchegantes redes na varanda com vista para os jardins, ao som do violão, e, claro, café forte e iguarias da região para acompanhar a hospitalidade goiana. Fizemos o tradicional doce de leite em casa, com leite da fazenda, mexendo por horas num tacho de cobre. Simplesmente delicioso!

Tudo é produzido na hora de comer. Fomos a uma pamonharia conferir de perto todo o processo das famosas pamonhas “de doce” e “de sal”, como são conhecidas, desde descascar o milho, até o cozimento em grandes panelas para então serem servidas.

Nas tardes quentes do cerrado, tomar sorvete de creme com pedaços de doce de goiaba sentados no banco da praça é uma atração imperdível. Visitamos a Dona Anália, que prepara, de forma talentosa, os melhores doces de frutas em calda, expostos em vitrines na sua casa. Sem contar a tradicional bala de abacaxi com mamão. Dona Cleusa, da Casa do Queijo, nos mostrou seus queijos frescos e coalhadas, de dar água na boca.

E, claro, a viagem ficaria incompleta se não conhecêssemos o mercado e a feira livre, onde a cultura da cidade pode ser desvendada pelos seus aromas e sabores. Um espetáculo da natureza pela variedade de frutas, verduras, queijos, doces, farinhas, guariroba, pimentas, galinhas caipiras e aquele caldo de cana.


Saiba mais sobre Morrinhos

Morrinhos é uma cidade de colonização mineira.

O Museu Antônio Corrêa Bueno, que já foi uma prisão, é quem guarda o acervo de sua história.

O Centro Histórico ainda conserva os casarios do século XVIII, construídos no tempo dos escravos.

A Casa da Cultura interage constantemente com as principais capitais do país, levando apresentações de alto nível para a cidade.

A tradição das fazendas é mantida na Festa de Exposição Agropecuária da cidade.

A Selaria West House, especializada em equipamentos de montaria, reflete a paixão estilo country.

Lindas áreas verdes de árvores frutíferas, sibipirunas e hibiscos enfeitam as praças da Fonte, do Cristo Redentor, o Lago Recanto das Araras e o Parque Ecológico.


A cidade


Com uma administração moderna, a Prefeitura de Morrinhos vem assegurando o padrão de vida da população e o bem-estar das gerações futuras, investindo em projetos nas áreas de educação, saúde, segurança e urbanização. A cidade possui hospitais, escolas, faculdades, usina de cana e indústrias de laticínios e conservas. O município é o maior produtor de tomates do estado de Goiás e está em segundo lugar na produção de leite.

Engana-se quem pensa que, apesar da globalização e da modernidade, Morrinhos perdeu as suas tradições e raízes culturais. A cidade segue com rotina tranquila e espontânea do interior e uma qualidade de vida surpreendente. Para nós, que vivemos na agitada “vida louca” das grandes capitais, acredite, o paraíso é aqui!


Agradecimentos especiais: à Dona Maria Oliveira e suas filhas Leicimone e Leila de Oliveira; a Alex Henrique e Denise Silva; a Dr. Sérgio de Melo Jr e Daniela de Avila; à Prefeitura Municipal de Morrinhos – Vereador Sebastião Martins; ao Superintendente da Casa da Cultura, Davi Rodrigues Silva; e ao escritor José Afonso Barbosa. Todos eles tornaram possível a realização desta matéria.



Marisa Nascimento
Texto e fotos

Last Updated on Wednesday, 10 May 2017 12:51
 


Translate

Portuguese English Spanish