Home Utilidade Pública
Utilidade Pública | PROTEJA-SE CONTRA A GRIPE EM 2020
Wednesday, 15 January 2020 00:00


O Centro de Controle de Doenças (CDC) em Atlanta alerta sobre a cepa “B” na temporada de gripe em 2019/2020, que já se iniciou com uma reviravolta. Geralmente, a temporada da gripe começa por volta de outubro e dura até março ou abril, com a cepa “A” do vírus da gripe dominando nos primeiros meses e a cepa “B” aparecendo perto do fim. Nesta temporada, a cepa “B” fez uma aparição surpresa mais cedo.

De acordo com o CDC, a cepa “B” é menos complicada do que a cepa “A” e não muda nem sofre mutação. É dividido em duas famílias - “Yamagata” e “Victoria” – sendo a maioria dos casos americanos o “Victoria”. A gripe tipo “B” afeta apenas seres humanos e não causa pandemias, embora seja vista como mais perigosa para crianças pequenas.

O tipo “A” tem muitas variações, sofre mutações o tempo todo e é responsável pelas pandemias de gripe, e pode infectar animais. Geralmente é transmitida de humano para humano através de germes transportados pelo ar, mas os animais podem transmitir a doença para os seres humanos por meio de aves selvagens, que geralmente são hospedeiras desse vírus.

Se você está gripado, provavelmente não será capaz de dizer qual o tipo de cepa causou isso. Os sintomas podem ser um pouco mais leves para a cepa “B”, mas, no geral, não diferem muito: tosse, dor de garganta, coriza ou nariz entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios, fadiga e, às vezes, febre. As recomendações são as mesmas, e o CDC diz que todos com mais de seis meses de idade devem receber a vacina contra gripe, que o protegerá do tipo “A” e do tipo “B”. Medicamentos, como o Tamiflu, funcionam contra as duas cepas, afirma o CDC, acrescentando que toda temporada de gripe é um pouco diferente. Na última temporada, os Estados Unidos tiveram surtos consecutivos de atividade da cepa “A”, com pouca atividade da “B”. As famílias com filhos pequenos devem se preocupar porque a cepa “B” está se mostrando mais perigosa para as crianças.

Nunca é tarde para vacinar as crianças e toda a família! Se seu filho não foi vacinado este ano, faça-o em breve, pois a vacina leva cerca de duas semanas para entrar em ação e protege contra as cepas “A” e “B”. Se você ou sua família tiver contato com pessoas com a gripe, e seu filho(a) sofrer de uma doença respiratória, não hesite em ligar para o seu médico, pois ele pode tratar o problema antes que se transforme em influenza.

Outros grupos vulneráveis à cepa “B” da gripe são pessoas com mais de 65 anos; pessoas com outras doenças, como doenças cardíacas ou diabetes; e mulheres grávidas. Lembre-se que nos piores casos a gripe pode colocar sua vida em risco.

Conhecer esses fatos sobre a gripe e a vacina contra ela pode ajudar a salvar a sua vida ou a de alguém que você ama. Centenas de milhões de americanos receberam com segurança a vacina contra a gripe ao longo dos últimos 50 anos.



Fonte: CDC

Last Updated on Wednesday, 15 January 2020 20:56
 


Translate

Portuguese English Spanish